O grupo Danone é uma empresa multinacional de capital aberto de produtos alimentares, com sede em Paris, França.
Índice
[esconder]Empresa[editar | editar código-fonte]
A empresa foi fundada em 1919 por Isaac Carasso na Espanha (Barcelona) como uma pequena fábrica de produção de iogurte. A fábrica foi nomeada "Danone", em catalão é o diminutivo do nome de seu primeiro filho, Daniel Carasso.
O grupo Danone é conhecido pelos seus produtos lácteos, especialmente pelos iogurtes. Está presente em mais de 120 países, contando em 2009 com 92.209 mil colaboradores, sendo o terceiro maior grupo alimentício da Europa, o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo, e o primeiro em países como a França,Espanha e Itália.
Segundo a consultoria britânica InterBrand, o grupo Danone está avaliada em US$ 5,4 bilhões, ocupando a posição de número 66 no ranking das marcas mais valiosas do mundo (2008)[1] .
No mundo, a Danone possui três negócios:
- Produtos Lácteos frescos com a marca Danone: core do grupo e líder mundial no segmento.
- Bebidas – águas: vice-líder em águas no mundo. Possui marcas como Evian e Volvic.
- Nutrição infantil: recentemente a Danone adquiriu a empresa Numico e passou a atuar nos segmentos de saúde e nutrição, alinhada com a sua missão de levar saúde a todos os públicos.
Danone Brasil[editar | editar código-fonte]
A Danone iniciou suas atividades no Brasil em Poços de Caldas (MG) no ano de 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que foi sucesso de vendas no país. Apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora.
Em poucos anos aumentou sua linha de produtos, lançando novas versões do seu iogurte e inovando com o Petit Suisse Danoninho, o iogurte para beber DanUp, a sobremesa láctea cremosa Danette, o iogurte Light Corpus e, seu principal produto atualmente, o iogurte funcional Activia.
Em dezembro de 2000 a Danone adquiriu a marca Paulista, que está presente no Brasil desde 1933, quando iniciou a sua trajetória com a distribuição porta a porta de leite em garrafas de vidro. A união das empresas faz da marca a maior do Brasil, um importante passo na expansão de seus negócios no mercado brasileiro.
Hoje, a empresa opera por meio de sua fábrica localizada em Poços de Caldas (MG). Sua matriz está situada em São Paulo e a empresa possui vários escritórios de vendas e centros de distribuição pelo Brasil.
Marcas no Brasil[editar | editar código-fonte]
No Brasil, a empresa trabalha com as seguintes marcas:
Lácteos[editar | editar código-fonte]
- Actimel, para reforçar as defesas naturais
- Activia, iogurte que ajuda a regularizar o trânsito intestinal
- Corpus, iogurte zero açúcar feito para diabéticos
- Danette, sobremesa láctea em quatro sabores
- Danito, iogurte voltado ao público infanto-juvenil
- Danoninho, petit suisse
- Danio, iogurte com pedaços de fruta
- Dan'Up, iogurte para beber
- Support Produtos Nutricionais, dietas enterais e fórmulas alimentares
- Densia, iogurte reforçado em cálcio, ajuda a manter ossos fortes
Água[editar | editar código-fonte]
Complementos Alimentares[editar | editar código-fonte]
- Sustain Regular, complemento alimentar rico em vitaminas e minerais
- Sustain Junior, complemento alimentar rico em vitaminas e minerais, voltado ao público infanto-juvenil
Danone Portugal[editar | editar código-fonte]
Nas origens da Danone Portugal, encontra-se a empresa, de destaque nacional, Iophil - Produtora de Iogurtes S.A., fundada em Castelo Branco no ano de 1979. Dez anos mais tarde, o Grupo Danone compra 70% do capital da Iophil e lança em Portugal a marca Danone, em Junho de 1990.
Em 1991 são lançados novos produtos, assegurando deste modo 21,5% da participação de quota de mercado e um aumento de vendas, e ainda, a Danone S.A. aumenta o capital social passando a deter 85 % do mesmo. Um ano depois, dá-se a primeira grande amplificação da fábrica e é transferido os escritórios centrais de Castelo Branco para Lisboa.
No ano 2000 a empresa certifica-se pela ISO 9001, atestando a qualidade do seu processo de fabrico e dos seus produtos. E, já em 2002, obtém a certificação ISO 14001[2] , pela sua preocupação com o meio ambiente, respeitando o desenvolvimento sustentável através da adequação dos meios e estratégias de fabrico. Procede, também, a novas obras destinadas à amplificação da fábrica.
Submarcas[editar | editar código-fonte]
Em Portugal, a empresa trabalha com as seguintes submarcas:
- Actimel, para reforçar as defesas naturais
- Activia, ajuda a regular o trânsito intestinal
- Danacol, para reduzir o colesterol
- Corpus Danone, ajuda a cuidar do peso
- DanUp, iogurte líquido de diversos sabores
- Danoninho, iogurte destinado aos mais novos
- O Meu Primeiro Danone, iogurte para crianças com intolerância à lactose e para crianças celíacas
- Puro Danone, iogurte natural, de aromas e de pedaços
- Cremoso, iogurte de textura cremosa
- Daníssimo, iogurte cremoso e suave
- Densia, iogurte reforçado em cálcio, ajuda a manter ossos fortes
- Oikos , iogurte cremoso e suave com polpa de fruta
Referências
Referências[editar | editar código-fonte]
- O Estilo Danone - Época Negócios - Edição 5 - Julho de 2007
- Os quatro Ps da Danone - Revista HSM Management - Julho-Agosto 2003
- Receita: Bolo de Danone
Nenhum comentário:
Postar um comentário