terça-feira, 2 de agosto de 2016

LAGOA DOS GATOS

Lagoa dos Gatos é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Entroncamento, Igarapeassú e Lagoa do Souza.

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

No século XVIII, pelo ano de 1760, os colonizadores que pouco a pouco vinham enveredando pelo interior em busca de terras para fixar residência e explorar aagricultura e a criação de gado, pisavam o solo que mais tarde se chamou Lagoa dos Gatos. Até agora não se conta outro nome senão o do português José Cavalcanti Fragoso como primeiro elemento penetrador do solo da Lagoa dos Gatos. Foi ele, o testemunho insuspeito dos mais remotos habitantes, que em1780 desbravou e fixou residência em Peri-Peri, onde fundou uma fazenda de criações, alargando seus domínios.
Segundo o testemunho dos antigos habitantes correm as mais variadas lendas sobre a origem do topônimo "Lagoa dos Gatos". A primeira delas, aliás, a de mais fundamento, é contada da seguinte maneira: "Nos fins do século XVIII, quando, em data incerta, o primeiro civilizado pisou o solo daquela região, coberta de grande e escura mata, o local onde se ergue hoje a cidade, era densa selva, existindo também pequena lagoa formada por uma nascente e alimentada pelas águas do riacho que lhe passava à direita. A belíssima lagoa, única área franqueada aos raios solares, tinha suas águas límpidas e doces protegidas por extenso lençol de junco e piripiri. Certo dia, um caboclo caçador deparou, casualmente, com uns gatos maracajás bebendo ali, sendo o fato relatado aos demais habitantes das proximidades que passaram a se utilizar da mencionada lagoa, que daí por diante ficou denominada Lagoa dos Gatos".
Os fatos mais importantes da história do município foram os ocorridos durante a guerra chamada dos Cabanos, em 1832. O local onde está a cidade de Lagoa dos Gatos exerceu papel relevante na referida guerra que tanto infelicitou e ensangüentou nossa pátria. Terreno muito acidentado, quase todo cercado de montanhas, coberto de matas inóspitas e desconhecidas, poucos lugares ofereciam maiores possibilidade aos rebeldes cabanos do que Lagoa dos Gatos.
E foi o que aconteceu. Estabelecendo seu quartel-general para os lados da serra do Cafundó, um grande número de revoltosos, sob o comando de Francisco Barros, continuou o combate. Tão danosas eram as ações dos rebeldes nesta parte do Estado que o Governo resolveu aumentar os efetivos legais, enfrentando seriamente e com grande número de soldados, os revoltosos, conseguindo a muito custo estabelecer um quartel provisório sendo, nas proximidades da lagoa, construída uma casa onde funcionava o comando das forças em operação.
O combate continuou nestas paragens, somente cessando, segundo crônicas da época, mercê dos bons ofícios do zeloso bispo Dom João Perdigão, que, vindo diretamente para Lagoa dos Gatos, negociou a paz entre rebeldes e legalistas.

Evolução político-administrativa[editar | editar código-fonte]

Lagoa dos Gatos foi reconhecida oficialmente como Povoação em 1 de janeiro de 1832 (Ver.do Inst. Arq. Hist. e Geog. Pernambucano – Vol. XXXVII – pág. 74).
Em 12 de abril de 1839, pela Lei Provincial nº. 65, foi criado o município de Bonito. Sendo Lagoa dos Gatos, pelo mesmo documento, elevada a categoria de Vila e considerada com 8º Distrito Administrativo daquele município.
Em 20 de maio de 1867 passou a pertencer ao município de Caruaru, depois foi desmembrada administrativamente e judicialmente deste, passando a ser anexada a Panelas pela Lei Provincial nº. 1.093 de 24 de maio de 1873, sendo elevada à categoria de 2º Distrito pela Lei Estadual nº. 209 de 5 de novembro de1897.
Passou a ser Cidade e sede de município com a denominação de Frei Canecapela Lei Estadual nº. 1931, de 11 de setembro de 1928. Restabeleceu o seu primitivo e tradicional topônimo de Lagoa dos Gatos pelo Decreto nº. 235, de 9 de dezembro de 1938. Administrativamente, o município é formado pelos distritos: Sede, Entroncamento, Igarapeassu e Lagoa do Souza.
Anualmente, no dia 11 de setembro, Lagoa dos Gatos comemora sua emancipação política.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 08º39'30" sul e a uma longitude 35º54'00" oeste, estando a uma altitude de 464 metros. Sua população estimada em 2010 era de 15.615 habitantes.
Possui uma área de 189,22 km².
As atividades principais são: agricultura, pecuária,comércio e turismo. Lagoa dos Gatos possui um dos maiores polos carnavalescos do agreste pernambucano, segundo a prefeitura o carnaval atrai em média 35.000 pessoas por dia, recebendo turistas de Alagoas,Paraíba e das cidades vizinhas da região.
Predomina o clima quente e úmido, com chuvas de inverno e temperatura média anual de 24 C°, com o característico clima de montanha.
Os Bairros mais importantes são: Bairro da peteca, bairro da emenda, bairro do tambor, Vila Cipó, Coahb, São Sebastião, e Centro. A cidade é cortada pela Avenida Coronel Solano Tenório de Moura e Avenida Sete de Setembro, que liga a entrada ao centro da cidade. Na área central da cidade encontra-se o polo da Lagoa Maracajá, o qual possui a escultura de um gato bem ao centro da lagoa. Durante o carnaval,as festividades ocorrem no pátio da Lagoa Maracajá o qual comporta mais de 10.000 pessoas.

gato-maracajá (Leopardus wiedii)[editar | editar código-fonte]

As características mais evidentes deste felino denunciam seus hábitos. Tem olhos e rabos proporcionalmente grandes como prováveis adaptações à vida noturna e para facilitar o deslocamento sobre as árvores. Não se acostuma à presença do homem e às alterações que este impõe ao ambiente. Tem pelagem espessa e costuma ser confundido com a jaguatirica devido à semelhança das manchas, embora tenha menos estatura. Vive em florestas e pode ser encontrado no Brasil todo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Callado, João Pereira; História de Lagoa dos Gatos (1981)
  • Enciclopédia dos municípios Pernambucanos
  • Gatos Ameaçados, Globo Rural-nº180– P. 80-83 – Out/2000

Referências

  1. ↑ Ir para:a b «Divisão Territorial do Brasil»Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.
  2. Ir para cima IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.
  3. Ir para cima «Estimativa Populacional 2014»Estimativa Populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). agosto de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014.
  4. Ir para cima «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil»Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 01 de outubro de 2013.
  5. ↑ Ir para:a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2014.
Ícone de esboçoEste artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário