Reduzir a inflamação do corpo, evitando doenças que tragam sensação de desconforto é uma maneira simples de conquistar o bem estar.
Esse tipo de sensação pode ser provocada a partir da alimentação desregrada, com o consumo de alimentos processados, como salsicha, linguiça, bacon e carnes.
Você pode controlar a inflamação do seu corpo com uma atitude simples, que está diretamente ligada à mudança da alimentação, incluindo alimentos que possuam essas propriedades. Esses alimentos também podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias, a exemplo da artrite, doenças cardíacas, gripes e resfriados.
As inflamações
Para saber contra quem você está se armando para a luta, conheça o que é a inflamação. Trata-se de uma resposta do sistema imunológico a uma irritação local, infecção ou lesão.
Quando isso acontece o corpo libera histamina, que está ligada ao aparecimento de sinais que caracterizam o estado de saúde do corpo, a exemplo de dor, vermelhidão e inchaço.
Alimentos anti-inflamatórios
Geralmente esses alimentos carregam uma grande dose de substâncias que beneficiam o corpo, seja através de vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos.
A partir de alimentos simples e suas substâncias, o corpo pode potencializar a recuperação das lesões. Conheça alguns deles:
Couve
O vegetal tem muitas vitaminas que podem potencializar a recuperação de lesões. Entre elas, destaque para ômega-3 e ácidos graxos.
Abacate
Na composição da fruta, destaque para o beta-sitosterol, uma poderosa substância com ação anti-inflamatória. Através delas, o corpo pode conquistar vários benefícios, inclusive a diminuição de rugas e celulite.
Brócolis
Graças a uma substância chamada sulforafano, o brócolis é um poderoso aliado no combate a inflamação corporal. O alimento também contém altas concentrações de vitamina C, o que também traz grandes benefícios para o corpo.
Nozes e castanhas
Esses dois alimentos contém ácidos graxos ômega-3, além de fitonutrientes como os taninos, ácidos fenólicos, flavonóides e quinonas. Seu consumo regular está associado à redução da inflamação nos vasos sanguíneos, o que diminui os riscos de doenças cardíacas.
Gergelim e sementes de cânhamo
O principal benefício desses alimentos está ligado a regulação do sistema imunológico. Isso se deve as substâncias presentes nelas: vitaminas B e E, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco. Além do mais, elas contém antioxidantes, fitoesteróis e ácidos graxos que bloqueiam a produção do colesterol ruim, o LDL.
AlhoEsse alimento é considerado como uma dos mais eficazes ligados ao combate a inflamação e doenças. Rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, além de cálcio potássio, fósforo e alicina, o alho combate as inflamações do corpo com considerável eficácia.
Sardinha e salmão
Os altos níveis de ômega 3 presente nesses alimentos, potencializam a capacidade do corpo de combater e se proteger das inflamações.
Cúrcuma
A curcumina, presente na raiz da cúrcuma, é considerada um poderoso anti-inflamatório. Ela é responsável por inibir a síntese e a atividade de importantes enzimas envolvidas na resposta inflamatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário