Muito conhecida devido às suas propriedades medicinais, a erva doce é cultivada em diversas regiões de clima temperado ou subtropical, mas tem origens no Mediterrâneo. Também conhecida como anis e funcho, a erva pode ser usada no tempero de alimentos, como aromatizador ou ainda na forma de chá. De nome científico Pinpinella anisum, a planta pode ser facilmente encontrada para comprar em feiras, mercados, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Foto: Reprodução
Propriedades e benefícios
A erva doce pode ser usada de forma eficaz no alívio de gases, combate à cólica intestinal, auxílio na digestão, controle da pressão arterial, além de poder contribuir com o emagrecimento. O bulbo da erva possui flavonoides semelhantes ao estrógeno e, por isso, o consumo de erva doce diminui ainda o risco de câncer nas mulheres.
Rica em fibras, a planta aumenta a saciedade e ajuda a regular o funcionamento intestinal, diminuindo a fome e o inchaço abdominal. A presença de ácido málico ajuda a diminuir a vontade de consumir doces, auxiliando no emagrecimento. Com ação antioxidante, a erva é eficaz no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
A erva age ainda como relaxante, vermífugo, antirreumático, relaxante muscular, antiespasmódica, expectorante, tônico, cicatrizante, calmante natural, diurético, sudorífico, galactagogo, antidispéptico e estimulante, e sua composição é formada por vitaminas A, B e C, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco, cobre, água e glúcidos. Seu consumo ajuda a combater a tosse, prevenir o mau hálito e, para mulheres em fase de amamentação, o chá ajuda na produção de leite, ajudando ainda a prevenir a cólica dos bebês.O consumo da erva doce auxilia ainda no tratamento da acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.
Como preparar o chá?
Para preparar o chá, você vai precisar de:
– 1 litro de água
– 3 colheres de sopa de sementes de erva doce secas
– 3 colheres de sopa de sementes de erva doce secas
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo, aguardando alcançar fervura. Em seguida, adicione as colheres de erva doce e desligue o fogo, deixando a mistura descansar por cerca de cinco minutos. Coe e consuma em seguida. Você pode adoçar, mas o ideal é consumir sem açúcar, no máximo três xícaras ao dia.
Contraindicações
O consumo de erva doce é contraindicado para gestantes, pois as sementes podem desencadear contrações e levar ao aborto. Além disso, é contraindicado ainda para pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário