O mastruço, de nome científico Coronopus didymus, é uma planta da família das Brassicaceae, também popularmente conhecida como mentruz, mastruz-miúdo, erva-de-santa-maria, mastruz-dos-índios, dentre várias outras denominações.
Erva anual nativa da América do Sul, o mastruço é encontrado em quase todo o território brasileiro, crescendo espontaneamente em terrenos de cultura e bosques arredores das habitações. Esta planta é utilizada desde a época do descobrimento e, talvez, pelos povos nativos que aqui habitavam antes da chegada dos colonizadores portugueses. Devido às suas propriedades medicinais, o mastruço traz diversos benefícios à nossa saúde.
Propriedades medicinais
- Antibiótica;
- Digestiva;
- Expectorante;
- Colerética;
- Tônico pulmonar;
- Antisséptica;
- Depurativa (limpa as toxinas e resíduos do organismo).
Os benefícios e as indicações de uso do mastruço
Graças às propriedades que possui, o mastruço auxilia no tratamento de uma grande variedade de problemas de saúde, tais como:
- Anemia;
- Bronquite;
- Ácido úrico;
- Contusões;
- Dores musculares;
- Escorbuto;
- Gota;
- Infecção respiratória;
- Raquitismo;
- Vermes (solitária);
- Escrofulose;
- Reumatismo;
- Traumatismos;
- Catarro brônquico e muco espesso;
- Estimulante das funções hepáticas;
- Asmas;
- Cãibras;
- Má circulação;
- Tosse.
Modos de usar o mastruço
A erva pode ser utilizada na forma de extrato fluído, essência, xarope, in natura, infusão, tintura e de decocção.
- Para o tratamento de reumatismo, contusões, dores musculares, feridas, bronquite e úlceras externas: Coloque três colheres de sopa de folhas, flores e sementes frescas em um pilão e adicione um pouco de água. Amasse até que se forme uma pasta. Aplique na região afetada, com um pano ou gaze por 2 horas.
- Como expectorante das vias respiratórias: Coloque uma colher de sopa de folhas, flores e sementes picadas em uma xícara de café e adicione água fervente. Deixe abafando por 10 minutos, coe e acrescente duas xícaras de café de açúcar cristal. Leve ao fogo até o açúcar dissolver. Tome uma colher de sopa, três vezes ao dia (metade da dose para crianças).
- Como digestivo e estimulante das funções hepáticas: Coloque uma colher de sopa de folhas, flores e sementes picadas em uma xícara de chá e acrescente água fervente. Deixe abafando por 10 minutos e coe. Tome uma xícara de chá, duas vezes ao dia, antes das principais refeições.
Contraindicações e precauções
- O mastruço é contraindicado para gestantes e menores de 2 anos de idade;
- Em doses excessivas, a planta é extremamente tóxica e pode levar à morte;
- O óleo essencial da erva pode produzir náuseas, depressão do sistema nervoso, vômitos, lesões hepáticas, transtornos visuais, problemas cardíacos e respiratórios;
- O uso interno deve ser orientado por especialista. Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário