De nome científico tussilago farfara, a tussilagem é uma planta perene nativa do continente europeu, mas que também se adapta bem em terras argilosas em todo o mundo. Pertence à família Asteraceae, não cresce muito e produz flores de cor amarela que florescem durante a primavera.
É também conhecida por outras denominações, como língua de vaca, tussilago, unha de cavalo, unha de asco e costa branca. Antigamente, esta planta era utilizada como um remédio natural para tratar a tosse.
As características da tussilagem
A tussilagem é uma planta de pequeno porte e perene, encontrada em campos unidos, que apresenta folhas semelhantes a uma pata de asno e flores amarelas que surgem antes mesmo das folhas.
Encontrada especialmente em toda a Europa, oeste da Ásia e norte do continente africano, a tussilagem pode se tornar invasiva e cresce apenas em terra argilosa, motivo pelo qual a sua presença pode ser considerada um indicador da qualidade da região.Nos tempos antigos, esta planta era muito indicada para tratar tosse, mas, atualmente, diversos países têm controlado o seu uso devido à presença de alguns componentes – como os alcaloides de pirrolizidina – relacionados ao câncer de fígado.
Propriedades e benefícios
Dentre os principais componentes da tussilagem estão os taninos, flavonoides, alcaloides pirrolizidina, mucilagem, inulina, zinco e tussilagina.
Esta planta contém propriedades medicinais que incluem a sua ação antisséptica suave, adstringente, antitussígena, demulcente, calmante, broncodilatadora, depurativa do fígado, descongestionante, estimulante, espasmolítico, anticatarral, emoliente, mucilaginosa, expectorante, sedativa, hipertensora, tônica e tônica hepática.

Foto: Depositphotos
A tussilagem apresenta propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, motivo pelo qual é considerada um excelente remédio natural para tratar bronquite, catarro, asma bronquial, catarro na garganta e pleurite, além de ser útil no início de uma tuberculose pulmonar.
Quando aplicadas sobre o peito, as folhas frescas lavadas e esmagadas da tussilagem são úteis para tratar graves doenças do pulmão, erisipela, contusões e bursite. A partir das folhas da planta, também é possível fabricar um xarope que serve para todos os tipos de doenças pulmonares e catarro bronquial.
Devido às suas várias propriedades, a tussilagem é indicada para tratar as seguintes condições de saúde:
- Asma;
- Bronquite;
- Catarro gástrico, intestinal e na garganta;
- Enfisema;
- Eczemas;
- Estomatite;
- Faringite;
- Garganta dolorida;
- Laringite;
- Pele irritada e inflamada;
- Pressão baixa;
- Queimaduras na pele;
- Tosse;
- Irritação da membrana mucosa bronquial.
Modos de utilizar a tussilagem
Compressa
Triture as folhas no liquidificador, coloque em uma gaze e use em feridas com má cicatrização e arranhões.
Decocção
Ferva 15g das flores secas de tussilagem em 600ml de água durante 15 minutos. Recomenda-se a ingestão de uma xícara do líquido, três vezes ao dia, para tratar asma, bronquite e tosses persistentes.
Cuidados
A tussilagem é contraindicada para gestantes e lactantes. Lembre-se que, antes de iniciar qualquer tratamento – natural ou não – um médico deve ser consultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário