quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MANGA VITAMINAS

As frutas fazem parte da dieta básica, ocupando boa parte da pirâmide alimentar que guia os nutricionistas nas sugestões de alimentação, principalmente por conter a frutose, o tipo mais natural de açúcar que ajuda a equilibrar a produção de glicose no sangue.

Apesar de no Brasil a manga ser uma fruta comum e muito ingerida durante o verão, nos demais continentes, a manga é considerada uma fruta exótica e muito procurada para degustação de pratos sofisticados e elegantes.

Mas apesar desta procura tanto nacional quanto Os Benefícios da Manga:
Previne tipos de câncer e leucemia;
Rico em cobre, o fruto atua na produção das células vermelhas do sangue;
Melhora a visão;
Melhora a concentração e a memória;
Combate a acidez no estômago;
Auxilia na digestão;
Diminuição do colesterol.
Algum dos benefícios medicinais aos qual a manga está atrelada é principalmente no uso de xarope contra problemas respiratórios e suas folhas podem ser utilizadas para combater a asma.

Além de muitas outras receitas que podem auxiliar no tratamento de vermes, bronquites, úlceras, gengivites e é um desintoxicam-te natural.

A existência do betacaroteno que no organismo se converte a vitamina A, permite que a manga atue no crescimento dos ossos e na saúde da pele e da visão.

Apesar da pouca quantidade de antioxidante em relação a tantas outras frutas que possuem maior eficácia, seu maior fator medicinal é a prevenção contra o câncer e o equilíbrio dos níveis de colesterol.



Quais as vitaminas da Manga:
Os nutrientes encontrados na manga são:
Cálcio;
Potássio;
Magnésio;
Vitamina C;
Vitamina do complexo B;
Vitamina A;
Fibras;
Fósforo;
Magnésio;
Cobre.
Muitas desses nutrientes e vitaminas ajudam a proteger o organismo de inflamações, combater células cancerígenas e fortalece o sistema imunológico em geral.



Manga engorda?
Se consumida sem exageros não engorda, pelo contrario só trás benefícios..

Em cem gramas desta fruta, pode-se ingerir somente sessenta calorias, neste caso, é uma forma saudável e pouco calórica de garantir a manutenção do organismo, já que dentre seus benefícios, a concentração e memória também passam a receber benefícios.





Benefícios da fruta Manga:
No Brasil pode ser encontrado os seguintes tipos de mangas: espada, coração de boi, bourbon, ubá e tommy atkins, cada uma com características diferentes, podendo ser oval, avermelhada, comprida, fibrosa ou mole, algumas são propícias para conservar em calda, já outras rendem maior quantidade de suco.

Seu consumo pode ser através de sucos, saladas ou a fruta natural, porém, sua casca também contém parte dos nutrientes citados devendo também ser consumida junto a fruta, e neste caso, a casca deve estar bem higienizada podendo ser cortada em pedaços e comida junto a uma salada de frutas, ou ainda produzir uma geleia ou suco feito com a casca.

Ao comprar a manga, deve ser observado a sua coloração característica, como por exemplo, a manga rosa deve ter coloração rosada, a mesma também deve apresentar superfície macia podendo ser apalpada sem que a casca se rompa.

Se a mesma apresentar rachaduras e um líquido pegajoso, é sinal de que não está própria para consumo, devendo ser descartada.

A conservação desta fruta é muito breve, devendo se conservada em local fresco e ventilado de modo que também não sofram impacto, e caso esteja muito madura, enrolar em um papel ou folha de jornal pode acelerar o processo de maduração.

Esta fruta pode ser ingerida sem o acréscimo de adoçantes, já que é muito doce em sua maioria.


 


Curiosidades sobre a Manga:
Comer manga com leite não é exatamente uma verdade, como muito já se sabe, a questão socioeconômica da época em que este mito foi criado, é devido a nobreza da fruta que não deveria ser servida a escravos.

Assim como os mesmos consumiam grandes quantidades de leite, sendo assim, era uma forma de reduzir o consumo de tais alimentos para que fossem poupados e vendidos a altas classes.

Comer manga verde não causa problemas sérios como e disseminado pelas pessoas, somente a quem possui dificuldades de digestão, sendo a manga verde mais difícil de digerir.

Fora isso, o único fator que torna uma ideia não tão boa em comer a manga verde, é devido ao fato da mesma possuir uma menor quantidade de propriedades nutritivas, já que a mesma ainda está se formando.

As pessoas que possuem dificuldades em digerir alimentos, obviamente terão uma reação ao ingerir a manga ainda verde, podendo sofrer com cólicas na região do abdômen e certo mal estar, pois quando ainda verde, não somente a manga mas qualquer fruto, a mesma se torna de difícil digestão.



Frutas Laxantes que Ajudam a Perder Peso
Frutas laxantes é uma excelente maneira de lutar contra a constipação, mesmo em pessoas com histórico de intestino preso.

Estes frutos contêm grandes quantidades de fibras e água, o que acelera o trânsito intestinal e facilita a formação de fezes.

Além de ajudar contra a prisão de ventre, frutas também fornecem a saciedade e ajudam a dietas de emagrecimento.

Frutas laxantes podem ser comidas todos os dias, também em forma de sucos naturais, podendo ser utilizadas por lactentes e crianças, mas em pequenas quantidades para evitar causar diarreia.



As principais frutas laxantes são as seguintes:

Papaia. Laranja. Acerola. Ameixa. Ameixa seca. Banana anã. Abacaxi. Kiwi. Manga. Figo. Caqui.



Frutas que seguram o intestino

Algumas frutas que seguram o intestino são: maçã e pêra sem casca, goiaba, banana, principalmente bananas ainda verdes.

Esses frutos devem ser evitados por pessoas que sofrem de constipação, pelo menos até o trato intestinal ser normalizado, no entanto, com uma dieta saudável e rica em fibras, todos os tipos de frutos podem ser consumidos sem causar obstipação.



Dicas para lutar contra a prisão de ventre

Além de aumentar o consumo de frutas laxantes, algumas dicas simples que ajudam contra a constipação são:

Consumir nozes e mulch, sempre que possível, pois eles são ricos em fibras;

Preferir comer vegetais crus, eles têm mais poder no aceleramento do trânsito intestinal; Optar por alimentos integrais, como arroz, farinha, massas e bolachas integrais; Consumir sementes como chia, linhaça e gergelim em sucos, saladas e iogurtes;

Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, que ajuda na formação da matéria fecal, ingerir com fibra, o que acelera o trânsito intestinal.

Além do consumo dietético, também é importante fazer exercício físico regular, porque o exercício estimula e mantém o intestino, facilitando a passagem das fezes na luta contra a constipação ativa.

É possível lutar contra a constipação com sucos de frutas que atuam como remédios caseiros.

ATUALIZADO: 14.07.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário