sábado, 1 de outubro de 2016

BATATA PROPRIEDADES

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Género: Solanum
Espécie: S. tuberosum


INFORMAÇÕES

- A batata é um tubérculo rico em carboidratos.

- Possui um formato arredondado irregular, sendo que sua casca é fina e de cor amarelada (caso da batata mais comum do tipo inglesa). Alguns tipos de batata possuem casca de cor avermelhada.

- Possui baixa quantidade de gordura.

- Contém vitaminas do complexo B e vitamina C.

- Ao natural, 100 gramas de batata possui, em média, 65 calorias. Porém, quando frita este número cresce bastante.

- É muito utilizada na culinária em saladas, acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita.

- A batata possui fósforo (em boa quantidade), ferro, potássio e cálcio.

- A China é o maior produtor de batatas do mundo.

- A batata é uma fonte importante de amido.
A batata é um tubérculo muito usado na cozinha brasileira, fazendo parte de pratos com carnes, saladas, purê e até mesmo as favoritas: fritas. Tem um formato arredondado irregular, sua casca é fina e as cores podem variar. No caso do Brasil, o tipo de batata mais usado é a Batata Inglesa, que, na verdade, é originária da região dos Andes, na América, onde vem sendo cultivada há cerca de 7000 anos. Vale lembrar que a China tem o posto de maior produtor de batatas do mundo.
Rica em carboidratos, a batata possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B (a mais abundante é a B6) e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio, grande quantidade de fósforo e amido. Ao natural, 100 gramas de batata possuem cerca de 70 calorias, esse número cresce muito se elas forem fritas.

Benefícios da batata

Contendo boa quantidade de nutrientes, a batata traz benefícios para nossa vida reduzindo o risco de contágio de inúmeras doenças, prevenindo pequenos males, curando problemas de úlceras no estômago e até ajudando a reduzir a pressão arterial. Leia mais benefícios que esse delicioso tubérculo nos traz:
  • Previne a prisão de ventre: a batata contém fibras que aumentam o volume das fezes e ajudam a prevenir a constipação, pois diminui o colesterol. Logo, é uma aliada na prevenção de câncer de cólon.
  • Mantém os níveis de açúcar: o conteúdo de fibras da batata ajuda a retardar a absorção de amido no intestino, mantendo, assim, os níveis de açúcar no sangue dentro do seu padrão normal.
  • Promove a saúde alimentar: por apresentar alta concentração de vitamina B6, as atividades enzimáticas aumentam e as reações químicas naturais ocorrem perfeitamente como devem ser.
  • Auxilia o sistema nervoso: as células neurológicas são colegas da vitamina B6, que é necessária na criação de amina para os neurotransmissores que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo a outro.
  • Aumenta a performance atlética: a vitamina B6 ainda é necessária para a quebra do glicogênio, e isso influencia no nosso desempenho atlético e na resistência.

Receitas com batatas

Algumas receitas naturais com o tubérculo podem ajudar nos mais variados casos. O suco de batatas cruas, por exemplo, é “tiro e queda” no tratamento das úlceras do estômago, sem falar que elas ainda podem amenizar olheiras.

Suco de batatas cruas (para úlceras estomacais)

Rale a batata descascada com um ralador comum e esprema o suco num pano. É um processo trabalhoso e pode ser substituído caso tenha uma centrífuga. O suco deve ser tomado todos os dias, 3 xícaras, antes das refeições. Em um período de 48 horas já é possível sentir uma melhora, mantenha o tratamento por 15 dias e o teor de acidez do suco gástrico se normalizará.
O suco da batata não tem contra-indicações.

Batatas x Olheiras

O tubérculo ainda é usado para aliviar as tão indesejadas olheiras. Lave uma batata média, remova a casca e corte um par de rodelas bem fininhas de tamanho que caiba na região dos olhos. Coloque cada rodela sobre as pálpebras fechadas e deixe por 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário