quinta-feira, 27 de outubro de 2016

BENEFÍCIOS MILHO

Estamos em junho, época das festas juninas. Então, o nosso assunto desta semana é o milho, comida típica desses festejos. Ele é um cereal e, por isso, é rico em carboidratos, além de ótima fonte de energia. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo quem está de dieta precisa de doses adequadas desse nutriente, pois alivia a vontade de comer doces.
O ácido fólico presente no milho também é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína – um marcador inflamatório que, em excesso, pode causar danos às artérias. O milho é rico em vitamina B1 (tiamina), conhecida como a substância da memória por participar dos impulsos nervosos que fazem a transmissão entre os neurônios. Por ser uma ótima fonte de fibras, ajuda no trânsito intestinal, controle do colesterol e aumento da saciedade. Sem contar que não contém glúten, sendo uma opção adequada para quem tem sensibilidade ao nutriente ou doença celíaca.
Os benefícios do milho também podem ser constatados quando se trata de beleza. A vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, as unhas e os cabelos. Isso se dá pela sua intensa participação na regeneração celular. Vale lembrar que a vitamina A também é uma aliada do bom funcionamento do nosso pulmão.
Ele pode ser usado em diversas formas:
Milho cozido: rico em fibras. Deve ser consumido apenas com um pouco de sal, sem manteiga ou margarina, para não elevar o valor calórico.
Milho de pipoca: se feita sem ou com pouquíssima gordura ou açúcar, não provoca problemas, mas deve ser consumida com moderação (1 xícara de chá).
Milho de canjica: prepare a canjica com leite vegetal (de coco fica uma delícia) ou desnatado e açúcar de coco.
Atenção!
Milho em conserva: é rico em sódio e pobre em nutrientes devido ao processo de conservação. Uma opção para o dia a dia é preparar o seu próprio alimento. Cozinhe e congele em pequenas porções fora da espiga.

RECEITINHA:
CANJICA OU MUNGUNZÁ FUNCIONAL
1 pacote de milho para canjica
5 colheres de sopa de açúcar de coco ou xilitol
1 litro de leite de coco caseiro
Canela em pau a gosto
1 xícara de coco natural ralado
10 cravos
2 colheres de sopa de biomassa
1 xícara de chá de castanha do pará picada
Modo de preparo: Cozinhar a canjica conforme embalagem junto com todos os ingredientes e deixar ferver sempre mexendo, durante aproximadamente 20 minutos. Salpicar canela por cima. Conservar em geladeira por até uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário