Bombardeiro - é uma aeronave militar projetada para atacar alvos terrestres, através principalmente do lançamento de bombas.
- Bombardeiros estratégicos são projetados para missões de longo alcance para ataque a alvos estratégicos como bases de suprimentos, pontes, fábricas e estaleiros, com a intenção de prejudicar a capacidade do inimigo sustentar a guerra. Exemplos: Avro Lancaster, B-17 Flying Fortress, B-52 Stratofortress, Tupolev Tu-16, Tupolev Tu-160.
- Bombardeiros táticos são aviões menores que operam missões de alcance mais curto, tipicamente em conjunto com tropas terrestres. Esta função é realizada por vários tipos de plataformas, incluindo as listadas abaixo. Em termos modernos, qualquer avião de combate e ataque ao solo que não seja um bombardeiro estratégico projetado especificamente para tal fim, pode ser classificado nesta categoria.
- Aeronaves de apoio aéreo aproximado são projetadas para sobrevoar longamente o campo de batalha e atacar alvos táticos como tanques, veículos e concetrações de tropas inimigas. Exemplos: Junkers Ju 87 Stuka, Ilyushin Il-2 Sturmovik, A-10 Thunderbolt II, Sukhoi Su-25.
- O caça-bombardeiro (também chamado caça tático ou caça de ataque) é uma aeronave multifuncional, que tem a capacidade (ao menos teórica) de ser equipada tanto para combate ar-ar como para combate ar-superfície, geralmente interdição aérea. Muitos caças-bombardeiros também foram concebidos para se engajar em combate aéreo logo após atacar alvos terrestres, na chamada capacidade "swing role". As modernas aeronaves multifuncionais de combate são projetadas para realizar múltiplos tipos de missão, devido a restrições orçamentárias e à necessidade de versatilidade. Exemplos: Panavia Tornado, AMX, Chengdu J-10, Sukhoi Su-7, F-105 Thunderchief e F/A-18 Hornet, Sukhoi Su-27, Sukhoi Su-30, Rafale.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Apoio aéreo aproximado
- Bombardeio estratégico
- Bombardeiro de mergulho
- Interdição aérea
- Luta anti-superfície
- Torpedeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário