Nome científico: Prunus spinosa L
Nomes populares: Abrunho, abrunheiro, ameixa-brava (Port), black-torn-sloe (Ing), mère-du-bois (Fr), vegro (It), schlehe (Al).
Família botânica: Rosaceae
Distribuição geográfica e habitat: Originada na Europa, adapta-se aos climas tropical e subtropical.
Características gerais: A planta é um arbusto com 2 m, de ramos tortos e divergentes, com espinhos e de casca lisa, pardo-escura. As folhas são simples, inteiras, lanceoladas, serrilhadas, com a face inferior pubescente. As flores são brancas ou rosadas, pentâmeras, isoladas ou em grupos de duas a seis. O fruto é uma drupa arredondada de cor azulado-escura, de polpa ácida a amarga e caroço grande.
Usos: Os frutos são utilizados para se fazer um licor muito apreciado. Várias partes da planta são medicinais. Usada em carpintaria.O abrunheiro, de nome científico Prunus spinosa, é um pequeno arbusto que mede 2 metros e pode ser encontrado em todo o continente europeu, com exceção dos países nórdicos. Possui casca lisa, folhas oval-lanceolada serradas, flores brancas e frutos do tipo baga, que apresentam coloração azul-escura ou vermelho-azulada. O abrunho, seu fruto, é facilmente confundido com o da ameixeira-de-damasco e usado como sinônimo deste, embora sejam diferentes.
Propriedades e benefícios
O abrunheiro não deve ser usado em sua totalidade para o preparo de infusões, pois algumas partes são tóxicas para o organismo humano. As partes utilizadas do abrunheiro são as suas flores e os abrunhos (bagas), que contêm amigdalina, taninos e vitamina C. A amigdalina é derivada da cumarina e produz leves efeitos laxativos e diuréticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário