sábado, 19 de novembro de 2016

BIPEDISMO

Bipedalismo ou bipedismo é uma forma de locomoção terrestre, onde um organismo se move por meio de seus dois membros posteriores ou pernas. Um animal ou máquina que normalmente se move desta forma é conhecido como bípede, que significa "dois pés" (do latim bi para "dois" e ped para "pé").[3] Entre os tipos de movimentos bípedes estão caminharcorrer ou pular.
Poucas espécies modernas são bípedes habituais, quando método de locomoção normal é sobre duas pernas. Dentro dos mamíferos, o bipedalismo habitual evoluiu várias vezes, como entre os MacropodidaeDipodomyinaeNotomysHominina (humanos) e pangolins, assim como em vários outros grupos extintos que evoluíram esta característica de forma independente. No período Triássico alguns grupos de arcossauros (um grupo que inclui os antepassados dos crocodilos) desenvolveram o bipedalismo; entre os descendentes dos dinossauros, todas as primeiras espécies e muitos grupos posteriores eram bípedes habituais ou exclusivos; as aves descendem de um grupo de dinossauros que eram exclusivamente bípedes.
Um número maior de espécies modernas utilizam movimento bípede por curtos períodos de tempo. Várias espécies de lagartos movem-se de maneira bípede quando estão correndo, geralmente para escapar de ameaças. Muitas espécies de primatas e de urso adotam o bipedalismo para alcançar alimentos ou explorar o ambiente. Várias espécies de primatas arborícolas, como gibões e indrídeos, utilizam exclusivamente a locomoção bípede durante os breves períodos que passam no chão. Muitos animais também apoiam-se sobre as patas traseiras, enquanto lutam, copulam, tentam alcançar a comida ou para ameaçar um concorrente ou predador, mas não conseguem se mover de forma bípede.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima Stewart, D. (1 de agosto de 2006). «A Bird Like No Other»National WildlifeNational Wildlife Federation. Arquivado desde o original em 9 de fevereiro de 2012. Consultado em 30 de maio de 2014.
  2. Ir para cima Davies, S.J.J.F. (2003). «Birds I Tinamous and Ratites to Hoatzins». In: Hutchins, Michael. Grzimek's Animal Life Encyclopedia 8 2 ed. Farmington Hills, MI: Gale Group. pp. 99–101. ISBN 0-7876-5784-0.
  3. Ir para cima Priberam (: ). «Bipedalismo». Consultado em 20 de janeiro de 2015.
Ícone de esboçoEste artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário