sexta-feira, 18 de novembro de 2016

LOUSA

Lousa é um conceito que pode ser usado de diversas maneiras. Um dos seus significados mais habituais está relacionado com o elemento sobre o qual se pode desenhar ou escrever com um giz ou um marcador podendo ser facilmente removido/eliminado. O termo, neste caso, é sinónimo de quadro.
Exemplos: “Podes chegar-te mais para o lado, por favor? Tapas a lousa e não consigo ler o que escreve o professor”, “O treinador escreveu numa lousa os nomes dos jogadores que irão integrar a selecção”, “Quando eu era pequeno, entretia-me a fazer desenhos sobre uma lousa que me tinha oferecido a minha tia”.

Por norma, as lousas (ou ardósias) são rectangulares e têm a superfície pintada de negro (preto) ou de verde. Estes elementos são bastante frequentes no âmbito da educação, uma vez que os docentes os usam para apontar coisas, anunciar actividades, etc.
Hoje em dia, existem as lousas digitais, que são tablets ligados a um computador. O computador pode interagir com a lousa, escrevendo com um lápis especial (caneta) ou mesmo com a mão.
É importante destacar que estes objectos são conhecidos sob a designação de lousas, uma vez que, antigamente, eram fabricados com a pedra chamada lousa. Esta pedra era polida e alisada para que se pudesse escrever com giz ou outro material sobre a sua superfície.
A lousa, como pedra, é formada a partir da argila e, em certos casos, de pedras ígneas. A sua característica mais saliente é que se divide em lamelas de pouca grossura.


Leia mais: Conceito de lousa - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/lousa#ixzz4QMP1qltO

Nenhum comentário:

Postar um comentário