sexta-feira, 18 de novembro de 2016

VALORES MORAIS

Os valores são qualidades que se acrescentam às características de um objecto ou de um sujeito. Estas qualidades que se atribuem de acordo com atitudes, faculdades e/ou comportamentos podem fazer que a apreciação seja positiva ou negativa.
A moral, por sua vez, é formada por costumes, as crenças e as normas de um indivíduo ou de um conjunto de sujeitos. De acordo com a moral, uma pessoa determina se um acto é incorrecto ou correcto e depois age nessa sequência.
Os valores morais, por conseguinte, são os critérios que levam um ser humano a definir se uma acção é boa ou má. O desenvolvimento e a adopção destes valores dependem de múltiplas variáveis, como a educação, a cultura e a experiência.
A honestidade, por exemplo, é um valor moral. Uma pessoa cujos pais tenham explicado desde pequena que é feio mentir e que, ao crescer, pode verificar que não lhe agrada quando lhe mentem ou enganam, terá a honestidade como um dos valores morais que regem as suas acções. Deste modo, se descobrir que num num bar lhe estiverem a cobrar dinheiro a menos devido a um erro, avisará o funcionário para que lhe cobrem o dinheiro devido (a quantia correcta).
Outro valor moral bastante apreciado nas pessoas é a solidariedade. Um indivíduo pode sentir empatia pelos demais e fazer própria a dor alheia (dos outros), pois considera que é o que está certo. Deste modo, procura ser solidário, partilhando a sua riqueza e doando o seu tempo. Por este valor moral, sente a obrigação interior de ajudar os mais necessitados, isto é, aqueles que precisam.


Leia mais: Conceitos de valores morais - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/valores-morais#ixzz4QMPfQY3s

Nenhum comentário:

Postar um comentário