sexta-feira, 18 de novembro de 2016

VALORES RELIGIOSOS

Os valores são qualidades que permitem fazer uma avaliação de um sujeito ou de um objecto, seja negativa ou positiva. Religioso, por sua vez, é aquilo que está relacionado com a religião (o elo de fé que estabelecem os seres humanos com as divindades e que pode incluir dogmas, rituais e outras questões).
Os valores religiosos, por conseguinte, são os princípios que adopta uma pessoa de acordo com o estabelecido pela religião que professa. Estes valores não dependem de uma interpretação que faz o sujeito da ética, pois são impostos por um livro ou uma autoridade.
Muitas vezes, os valores religiosos coincidem com os valores morais ou os valores éticos que pertencem ao terreno laico. A solidariedade e o respeito, por exemplo, são valores humanos que podem ser considerados como valores religiosos quando um indivíduo os adopta a partir de um livro sagrado ou do conselho de um líder da sua crença, mas também são valores universais que se instauram a partir da educação ou da experiência.
Outros valores religiosos, em contrapartida, perdem importância noutras áreas. A obediência, que na religião pode ser endereçado a um dogma, um texto ou as indicações de uma autoridade (como um sacerdote, um rabino ou um imã), no dia-a-dia de muitas pessoas pode ficar em segundo plano. Aliás, não obedecer e revelar-se face a certas circunstâncias é considerado como algo positivo.
Quando um indivíduo viola os valores religiosos de uma comunidade, pode-se considerar que cometeu uma blasfémia.


Leia mais: Conceito de valores religiosos - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/valores-religiosos#ixzz4QMQ4ynFi

Nenhum comentário:

Postar um comentário