A carruagem é um meio de transporte de tracção animal. Tem quatro ou duas rodas, geralmente com suspensão. Pode ser aberta ou fechada e inicialmente foi um veículo que a nobreza e realeza europeia utilizavam para se apresentar em público.
História[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História das carruagens
As carruagens teriam surgido no século XIII a.C, com uso militar. Foram usadas também na Roma Antiga, cerca do século I a.C..
Só já no séc.XVI as carruagens começaram a ser utilizadas. As classes mais ricas eram as únicas que se podiam dar ao luxo de possuir um veículo destes. No séc. XVII as suspensões melhoraram e por conseguinte as carruagens também. Eram mais rápidas, leves e variadas. Os construtores começaram a competir entre si para fazer a melhor carruagem. Estes juntavam carpinteiros, pintores, entalhadores, douradores, envernizadores e vidraceiros que juntos faziam não só carruagens cerimoniais, como também carruagens para passeios.
No final do séc.XIX as carruagens quase deixaram de existir com o aparecimento dos automóveis.
Tipos de carruagem[editar | editar código-fonte]
Existiram muitos construtores de carruagens que tentaram, cada um à sua maneira, inovar e melhorar as carruagens. Esta é uma lista com as muitas das carruagens que foram construídas.
Alguns destes nomes serviram para baptizar carroçarias de automóveis, tais como Coupé (Cupê), Victória, Brougham, Landau (Landó), Cabriolet, Phaeton (Faetonte) e Limousine.
Coleções de carruagens[editar | editar código-fonte]
- Museu Nacional dos Coches, Portugal
- Museu de carros de cavalos, Portugal
- Palácio de Nymphenburg, Alemanha
- Museu Kunsthistorisches, Áustria
- Museu de Long Island, Estados Unidos
- Colecção Coson, Estados Unidos
- Palácio de Versalhes, França
- Museu da carruagens da América, Estados Unidos
- Colecção Mossman, Inglaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário