grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades bióticas que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.[1]
Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.
São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.
Índice
[esconder]Funcionamento[editar | editar código-fonte]
A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.
Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, destacam-se:
São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água, se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos que se alimentam do fitoplâncton ou do microfitobentos, até grandes mamíferosterrestres como a girafa e o elefante.
São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.
São geralmente os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais.
- Decompositores ou biorredutores:
São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A sequência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.
Pirâmide ecológica[editar | editar código-fonte]
O fluxo de matéria e energia nos ecossistemas pode ser representado por meio de pirâmides, que poderão ser de energia, de biomassa (matéria) ou de números. Nas pirâmides ecológicas, a base é quase sempre mais larga que o topo. A quantidade de matéria (biomassa) e de energia transferível de um nível trófico para outro sofre um decréscimo de um décimo a cada passagem, ou seja, cada organismo transfere apenas nove décimos da matéria e da energia que absorveu.
Ecossistemas terrestres[editar | editar código-fonte]
Brasil[editar | editar código-fonte]
- Amazônia - América Latina
- Caatinga
- Campos
- Campos do Sul do Brasil
- Cerrado
- Mata Atlântica - Litoral brasileiro
- Mata de Araucárias do Brasil
- Mata de cocais - Norte e Nordeste Brasileiro
- Pantanal - brasileiro
Ecossistemas aquáticos[editar | editar código-fonte]
Como se relacionam os fatores bióticos e abióticos?[editar | editar código-fonte]
- Fatores abióticos afetam a estrutura e as características da comunidade, mas a comunidade pode também alterar os componentes abióticos do ecossistema.
- Fatores bióticos afetam as diferentes populações da comunidade e as trocas de energia e matéria destas com o ambiente. Assim, fatores abióticos e seres vivos estão em permanente ligação sistémica.
Algumas áreas vulneráveis do mundo[editar | editar código-fonte]
- Mata Atlântica (lato sensu);
- Floresta Amazônica (lato sensu);
- Florestas das Ilhas do Pacífico Sul;
- Florestas Úmidas de Nga-Manpuri-Chin (em Bangladesh, Índia e Myanmar);
- Florestas Úmidas das ilhas Salomão-Vanuatu-Bismarck;
- Florestas das Terras Altas de Camarões, Guiné Equatorial e Nigéria;
- Mangues do Golfo da Guiné;
- Mangues de Madagascar;
- Florestas Úmidas de Palawan (Filipinas);
- Florestas de Terra Firme do México e Guatemala;
- Mangues da África Oriental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário