A genealogia é uma ciência auxiliar da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenomes ou apelidos.
A definição mais abrangente é "estudo do parentesco". Como ciência auxiliar, desenvolve-se no âmbito da "História de Família", onde é a peça fundamental subsidiada por outras ciências, como a sociologia, a economia, a história da arte ou o direito.
É também conhecida como "ciência da História da Família" pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados ou descendentes, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos interfamiliares.
Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes como aos ascendentes de uma determinada figura histórica sendo muitas vezes difícil classificar os nomes de família por causa das mudanças de ortografia e pronúncia com o passar do tempo. Várias palavras antigas tinham significados diferentes na época, ou hoje em dia não são mais usadas. Muitos nomes de família dependeram da competência e discrição de quem os fez no ato do registro.[1]
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Sobrenome
- Árvore genealógica
- Registro civil
- Habilitação de casamento
- Habilitação de Genere et Moribus
- Centro de história da família
- MeusParentes
- MyHeritage
Referências
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Alguns clássicos da Genealogia portuguesa disponíveis na Net:
- Os Livros de Linhagens, editados por Alexandre Herculano na sua compilação Portugaliae Monumenta Historica; Biblioteca Nacional Digital.
- História Genealógica da Casa Real Portuguesa, Tomo I; Tomo II; Tomo III; Tomo IV; Tomo V Tomo VI Tomo VII; Tomo VIII; Tomo IX; Tomo X; Tomo XI; Tomo XII, Parte I; Tomo XII, Parte II, de António Caetano de Sousa; Google livros.
- Índice Geral dos 12 Tomos da História Genealógica e dos 6 Tomos das Provas, de António Caetano de Sousa; Google livros.
- Memórias históricas, e genealógicas dos grandes de Portugal, que contém a origem, e antiguidade de suas famílias: os estados, e os nomes dos que actualmente vivem, suas árvores de costado, as alianças das casas, e os escudos de armas, que lhes competem, até o ano de 1754., de António Caetano de Sousa; Google livros.
- Nobiliário de famílias de Portugal, de Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (sobre esta obra há, actualmente, opiniões muito díspares; contrariamente à opinião dos primeiros editores desta obra, o genealogista contemporâneo Manuel Abranches de Soveral, por exemplo, enuncia-lhe muitas críticas no que toca à qualidade); Biblioteca Nacional Digital.
- Índice dos primeiros 28 Volumes do Nobiliário de famílias de Portugal, de Manuel José da Costa Felgueiras Gaio; Biblioteca Nacional Digital.
- Brasões da Sala de Sintra, Volume 1; Volume 2; Volume 3, de Anselmo Braamcamp Freire; Internet Archive.
Sites e blogues de Genealogia (chama-se a atenção para o fato de que a referência aqui a qualquer página da Internet não significa, de modo nenhum, que se considere à partida fidedigna toda a informação nela disponibilizada):
- Biblioteca Genealógica de Lisboa
- Genealogia Freire - A genealogia de todas as famílias Freire no Brasil e no mundo
- Genealogia Corrêa - A genealogia de todas as famílias Corrêa no Brasil e no mundo
- [1] - Genealogia - O registro histórico de nossos ancestrais!
- Sobrenomes de origem italiana
Um artigo sobre a operação genealógica:
- BARROS, José D'Assunção. A Operação Genealógica - a produção da memória e os Livros de Linhagens portugueses. Mouseion, n°2, jul/dez 2007 Canoas: Unilasalle, 2007. p.142-167.
Um artigo sobre Sistemas de Numeração em Genealogia:
- Dullius, Werner Mabilde, Comentários aos Sistemas de Numeração em Genealogia, genealogias.org/assisbrasil.org . (em arquivo em www.archive.org)
Nenhum comentário:
Postar um comentário