Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa do fenômeno phi). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.
A produção da animação consome muito tempo e é quase sempre muito complexa. Animação limitada é uma forma de aumentar a produção e geração. Esse método foi usado de forma pioneira pela UPA e popularizada pela Hanna-Barbera.
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História da animação
A história do filme de animação começa com os primeiros momentos do cinema mudo e continua até os dias de hoje.
Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenaquiscópio (ou também, fenaquistiscópio), inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente.
Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenaquiscópio (ou também, fenaquistiscópio), inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente.
O primeiro desenho animado foi realizado pelo Francês Émile Reynaud, que criou o praxinoscópio, sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projetado no seu próprio théatre optique (teatro óptico), sistema próximo do moderno projetor de filme, no Musée Grévin em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892.
O primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno foi Fantasmagorie pelo diretor francês Émile Courtet (também chamado de Émile Cohl), projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908 no 'Théâtre du Gymnase', em Paris. Courtet foi para Fort Lee,próximo da cidade de Nova York em 1912, onde trabalhou para o estúdio francês Éclair e espalhou sua técnica pelos Estados Unidos.
O primeiro filme de longa-metragem animado foi El Apóstol (1917) do Argentino Quirino Cristiani, mostrado na Argentina.
Durante a década de 1910, os curtas-metragens de animação, são normalmente referido como "animated cartoons" ou "desenhos animados", devido o uso de técnicas de animação tradicional[1] O termo cartunista, usado para criadores de humor gráfico (caricaturas, cartoon e charges)[2] e tiras de jornal,[3] também é usado para artistas que trabalham com animação.[4] De fato, alguns dos precursores do cinema de animação trabalhavam com tiras de jornal, é o caso de Winsor McCay (1869-1934), autor da tira Little Nemo e criador da animação Gertie the Dinosaur 1914.[5][6]
Cinema[editar | editar código-fonte]
- Steamboat Willie
Ver artigo principal: Steamboat Willie
No desenho que celebrizou Mickey Mouse. O próprio Walt Disney regeu a orquestra responsável pela trilha sonora e fez a voz do camundongo, criado no mesmo ano em duas animações mudas que passaram quase despercebidas. A estreia sonorizada impulsionou o personagem ao estrelato: em apenas um ano, Mickey ganhou mais de 15 desenhos.
- Gato Félix
Ver artigo principal: Gato Félix
Lançado pelo americano Otto Messmer e pelo australiano Pat Sullivan, o risonho gato preto apareceu pela primeira vez na animação Feline Follies ("Folias Felinas"), em 1919. Félix foi o maior astro da era dos desenhos mudos, mas não conseguiu sobreviver ao cinema sonoro.
- Flowers and Trees
Ver artigo principal: Flowers and Trees
Em 1932, Walt Disney foi à Technicolor, empresa que tinha criado um sistema para usar cores em filmes, e pediu-lhes exclusivamente por dois anos. O primeiro resultado da parceria foi Flowers and Trees ("Flores e Árvores"), o pioneiro desenho colorido, que deu a Disney um Oscar no primeiro ano em que foi criado um troféu específico para celebrar a animação.
Televisão[editar | editar código-fonte]
Em 1928, a W2XBS fez um teste de transmissão com um boneco do Gato Félix, dez anos depois, surge a primeira animação produzida para a televisão, Willie the Worm, criada por Chad Grothkopf, porém, devido aos custos de produção, a produção de animação exclusivamente para a televisão foi adiada, os canais preferiram exibir animação antes exibidas no cinema, muitas vezes adquiridas através de pirataria. Entre 1949 e 1950, surgem as primeira séries exclusivas para a televisão Tele-Comics e Crusader Rabbit, a primeira foi produzida pela Vallee Video e assim como antigos seriados cinematográficos usava cliffhangers ou "ganchos" no final dos episódios, a segunda foi desenvolvida por Jay Ward e Alex Anderson e produzida por Jerry Fairbank.[7]
Em 1958, Hanna-Barbera lançou Huckleberry Hound, o primeiro programa de meia hora de duração totalmente dedicado a animação. Terrytoons lançado Tom Terrific no mesmo ano.[8] Aos poucos, a televisão diminuiu significativamente a atenção pública para os curtas de animação produzidos para os cinemas. Devido ao custos, a animação do período era produzida com diversas técnicas de animação limitada,[7]prática que foi imitada mercado japonês.[9] A produtora Filmation ficou conhecida pelo uso da técnica da rotoscopia.[10]
Animação na web[editar | editar código-fonte]
Junto com a popularização da Web, animações para a mesma também foram se popularizando. GIF, uma sigla para Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio de Gráficos), é um tipo de arquivo de imagem que permite que animações sejam vistas num Web Browser. Ele era o formato mais popular para animações na Web até relativamente pouco tempo. Porém, é um formato limitado, permitindo apenas 256 cores simultâneas e muitas vezes gerando arquivos grandes para animações mais complexas. Com o surgimento de outros formatos, como o Flash, criado pela Macromedia e actualmente mantido pela Adobe, ele passou a ser utilizado apenas para pequenas animações. O Flash também tem a vantagem de permitir uso de efeitos sonoros e de criar animações interativas, dentre outras.
A nova versão do Flash já conta até com ferramentas para animação em 3D, que permite maiores possibilidades de efeitos nas animações.
Animações com maiores bilheterias mundiais[editar | editar código-fonte]
Os filmes de animação geralmente têm ótimo recebimento, principalmente aqueles produzidos digitalmente. Quatro filmes animados em computação gráfica faturaram mais de um bilhão de dólares mundialmente, Frozen (da Walt Disney Pictures, nona maior bilheteria da história), Minions (única das 4 que não é da Disney, tendo sido realizada pela Illumination Entertainment, subsidiária da Universal Pictures), Toy Story 3 (de outra propriedade da Disney, a Pixar) e Zootopia (da Disney, única do quarteto que não é continuação ou adaptação). A sexta animação com maior bilheteria é também a animação feita à mão de maior sucesso da história, O Rei Leão, com US$968 milhões mundialmente.
No ranking dos 50 filmes animados de maior sucesso da história do cinema, a liderança é da Walt Disney Pictures, que tem 24 filmes presentes na lista. Em seguida vem DreamWorks Animation, com 10 animações, e a única independente, usando os grandes estúdios apenas para a distribuição. De resto são grandes estúdios com subsidiárias de animação ou contratos de distribuição para produtoras: 20th Century Fox com 7 (fora The Simpsons Movie, todos da Blue Sky Studios), Universal Pictures com 4 (todos da Illumination Entertainment), e 1 cada de Warner Bros. (produção da australiana Animal Logic) e Columbia Pictures (da Sony Pictures Animation).
A listagem a seguir não está ajustada de acordo com a inflação. A cor de fundo indica os filmes recentes que ainda estão em cartaz e a indica os que estão arrecadando após relançamento.
Franquias animadas de maior bilheteria[editar | editar código-fonte]
A listagem a seguir não está ajustada de acordo com a inflação. A cor de fundo indica franquias que possuem filmes recentes ainda em cartaz.
# | Série | Bilheteria mundial (US$) | Distribuidor e\ou produtor | Número de filmes | Filme da série com maior bilheteria |
---|---|---|---|---|---|
1 | 3 510 794 482 | DreamWorks/Paramount Pictures | 5 | Shrek 2 (US$ 919 838 758) | |
2 | 3 114 615 390 | 20th Century Fox | 4 | A Era do Gelo 3 (US$ 886 686 817) | |
3 | 2 673 274 267 | Universal/Illumination | 3 | Minions (US$ 1 159 398 397) | |
4 | 2 257 054 393 | DreamWorks Animation | 4 | Madagascar 3: Os Procurados (US$ 746 921 274) | |
5 | 1 948 143 626 | Walt Disney Pictures/Pixar | 3 | Toy Story 3 (US$ 1 063 171 911) | |
6 | 1 834 158 321 | Walt Disney Pictures/Pixar | 2 | Procurando Nemo (US$ 936 743 261) | |
7 | 1 816 067 634 | DreamWorks Animation | 3 | Kung Fu Panda 2 (US$ 665 692 281) | |
8 | 1 388 590 044 | Walt Disney Pictures | 4 | Carros 2 (US$ 559 852 396) | |
9 | 1 306 375 863 | Walt Disney Pictures/Pixar | 2 | Universidade Monstros (US$ 743 559 607) | |
10 | 1 113 788 694 | DreamWorks Animation | 2 | Como Treinar o Seu Dragão 2 (US$ 618 909 935 ) | |
11 | 1 073 782 562 | Toho | 37 | Stand by Me Doraemon (US$ 170 000 000) | |
11 | 984 824 195 | 20th Century Fox | 2 | Rio 2 (US$ 500 101 972) | |
12 | 948 139 269 | OLM, Inc.\Toho | 19 | Pokémon: O Filme (US$ 163 644 662) | |
14 | 831,602,561 | Sony Pictures Animation | 2 | Hotel Transylvania 2 ($473,226,958) | |
15 | 667,196,931 | TMS Entertainment\Toho | 21 | The Darkest Nightmare (US$57,064,997) |
Exemplos[editar | editar código-fonte]
Técnicas de animação[editar | editar código-fonte]
Prêmios[editar | editar código-fonte]
- Winsor McCay Award
- Oscar, categoria Melhor Curta-Metragem de Animação
- Oscar, categoria Melhor Longa-Metragem de Animação
- César, categoria Melhor Curta-Metragem de Animação
- BAFTA, categoria Melhor Curta-Metragem de Animação
- BAFTA, categoria Melhor Longa-Metragem de Animação
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ “Bob Esponja Calça Quadrada, Que Bob? Que Calça?” O Desenho Animado como Problema Conceitual
- ↑ «Salão de Humor de Piracicaba inspira gerações e propõe 'riso com reflexão'». G1. 23 de agosto de 2014
- ↑ Documentário faz retrato bem (mal) humorado sobre vida de cartunistas
- ↑ Morre o cartunista Joseph Barbera, criador de Fred Flintstone, Tom, Jerry e Scooby-Doo
- ↑ Winsor McCay, cartunista e animador, é tema de Doodle
- ↑ A época clássica do desenho animado americano
- ↑ ab Fernanda Furquim. «Uma Breve História da Animação na TV». Revista Veja
- ↑ Solomon, Charles (1989). Enchanted Drawings: The History of Animation. New York: Random House, Inc. 239-240 p. ISBN 978-0-394-54684-1.
- ↑ Speed Racer e a semiótica do movimento no desenho animado
- ↑ David Perlmutter. America Toons In: A History of Television Animation. [S.l.]: [McFarland & Company]], 2014. 142 p. ISBN 9780786476503
- ↑ «All Time Worldwide Box Office Grosses». Box Office Mojo (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 7 de agosto de 2011
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