quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

ENGUIA

A palavra enguia possui uma classificação gramatical sendo um substantivo feminino. Referida palavra possui 06 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e i a já as consoantes são: n g . Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aiugne. Além disso, dita palavra refere-se a um tipo de peixe de carne deliciosa, corpo alongado, barbatanas reduzidas, pele escorregadia, que vive em água doce e, ao tempo da desova, busca o mar dos Sargaços.

Significado de enguia

A enguia é uma palavra proveniente do latim Anguilla. É considerada uma espécie de peixe de Anguilliformes muito comuns no norte do Oceano Atlântico e dos mares que banham a família dos anguílidos no continente europeu. Além disso, o comprimento máximo dessa espécie é de 133 centímetros descrito, pesando cerca de 6,6 kg, 2 e idade máxima de 88 anos.
Ademais, sem espinhas de alerta com o corpo alongado, os anguilliformes são de cores marrom-verde, contém cilindros na frente e um pouco achatado na parte posterior, porém um pouco mais longo do que a mandíbula superior e inferior ligeiramente projetável para frente; abertura de pequenas verticais brânquias restritas ao lado; dorsal e barbatana anal muito longa e ligada à cauda formando um único alerta que se estende desde o ânus até ao meio da parte de trás com mais de 500 raios moles; além de não possuir alertas pélvicas.
No âmbito da biologia, no final do inverno, a área onde se reproduzem é no Atlântico ocidental, chamado Mar dos Sargaços, onde nascem e passam uma fase de leptocephalus (larvas), com cerca de 10 meses de idade, chegando às costas da Europa levados ao Golfo. São ascendes de rios de peixes catádromas e no período de crescimento os jovens tem um crescimento sobre eles por muitos anos, após esse período sofrem metamorfose e comprometem-se a voltar ao mar como adultos para descer em águas profundas até 700 m para amadurecer sexualmente e reproduzir.
Apesar de ser uma espécie em declínio na maior parte da sua gama a enguia europeia continua a ser uma espécie de grande importância comercial, tanto capturada em rios quando volta como prato frito comercializado sob o nome de “enguia”, como quando são capturados pequenos antes de voltarem para o mar. Eles também são cultivados, com excelente resultados, embora há fazendas de ciclo fechado e a natureza precisa extrair um fornecimento regular de selvagem alevinos para a engorda.
Ensaios com enguias japonesas na aquicultura europeia criou um grande problema, tendo se espalhado por toda a Europa um nematóide asiático (Anguilicola crassus) que ameaça a sobrevivência da espécie. O parasita interno é bem tolerado pela Anguilla japônica, mas destruiu uma percentagem significativa do tecido reprodutivo da enguia europeia, reduzindo sua fertilidade, e também danifica sua natatória, bexiga. Para um animal fazer uma viagem longa no oceano para reproduzir a falta da bexiga pode ser desastrosa. Isso implica uma numa observação de que até chegar ao seu destino não poderá esgotar o gasto energético adicional de reserva, porque senão morrerá no caminho.

Sinônimos de enguia

Nenhum comentário:

Postar um comentário