O paisagismo consiste em três etapas: Projeto, Implantação e Manutenção. Por exemplo, se uma pessoa quer fazer o paisagismo de uma área de lazer nos fundos de uma residência, o primeiro passo é fazer o projeto:
Projeto: o paisagista, juntamente com o cliente e o(a) arquiteto(a) pode definir a posição e layout da piscina, da churrasqueira, de um espaço mais íntimo. Depois pode definir os tipos de pisos mais adequados, os elementos funcionais para dar privacidade no solário da piscina, as massas de vegetação para tornar o espaço mais aconchegante, e os elementos estéticos e plantas que irão dar beleza ao jardim.
Implantação: o paisagista pode acompanhar a instalação dos pisos e outros elementos e fica responsável pela compra das plantas, terra, adubos, pedras e o plantio das espécies vegetais e colocação de outros elementos estéticos.
Manutenção: o paisagista é responsável também pelo controle de ervas daninhas, pragas e doenças no jardim, além de podas, adubações periódicas e replantio, para manter o jardim sempre bonito.Paisagismo é um conceito que admite duas grandes acepções. Por um lado, o termo refere-se à arte que consiste na planificação, na concepção e na conservação de parques e jardins. Por outro, a noção diz respeito ao género pictórico que se dedica à representação de paisagens (a extensão de terreno visível a partir de um sitio).
O paisagismo, por conseguinte, pode associar-se ao conjunto de actividades destinadas a modificar os aspectos visíveis de um terreno. O artista que se dedica a esta tarefa recebe o nome de paisagista.
Os paisagistas encarregam-se de trabalhar com seres vivos (como plantas, flores e árvores), elementos naturais (um rio, um riacho, uma colina, etc.), criações humanas (edifícios, caminhos, pontes) e questões abstractas (como as condições climatéricas).
Com base no estudo destes factores, os especialistas em paisagismo tentam criar um ambiente que seja atractivo a nível estético. Pode-se dizer que a paisagem manipulada é a obra de arte do paisagista, pois é desta forma que exprime as suas ideias e os seus sentimentos.
Para além do lado artístico, também compete ao paisagista proteger o Ambiente e garantir a sustentabilidade da sua concepção.
Enquanto género da pintura, o paisagismo consiste na representação de cenas da natureza. Os quadros ou as figuras com praias, montanhas e bosques são exemplos do paisagismo nas belas artes.
Os paisagistas, de qualquer forma, não só pintam imagens naturais. Pode falar-se, neste sentido, de paisagens urbanas (a representação de cidades, com os seus edifícios, as respectivas ruas e os habitantes) ou de paisagens oníricas (reflectem imagens dos sonhos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário