O guandu (Cajanus cajan), também chamado andu, ervilha-de-pombo, anduzeiro, guandeiro, guando, feijão-guandu[2], feijão boer (Moçambique), é uma leguminosa arbustiva com folhas alternadas trifolioladas; folíolos largos e ovais (oblonco-elípticos), folíolo terminal peciolado, enquanto que os laterais são sésseis e flores amarelas. Tem origem na África Tropical ocidental e é cultivado na Índia desde a antiguidade.
Etimologia[editar | editar código-fonte]
Descrição[editar | editar código-fonte]
O guandu é uma planta com capacidade de fixar elevada quantidade de nitrogênio no solo. Devido à sua raiz pivotante ser bastante agressiva, penetrando em solos compactos e adensados, é uma espécie bastante útil na descompactação de solos.
Os seus feijões são utilizados na alimentação humana; a sua forragem também é bastante apreciada pelos animais e apresenta, na fase de florescimento, teores que variam de 10 a 16 por cento de proteína bruta.
Referências
- ↑ http://toptropicals.com/catalog/uid/Cajanus_cajan.htm
- ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 118
- ↑ FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 872
Nenhum comentário:
Postar um comentário