terça-feira, 30 de maio de 2017

MICROSOFT DIRECTX

Microsoft DirectX é uma coleção de APIs que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos e entre outros, que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluído no Windows.[1]

Componentes[editar | editar código-fonte]

A funcionalidade do DirectX é provida na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, como também administrador de objetos.
Os componentes que incluem o DirectX são:
  • DirectInput: para distribuição de dispositivos de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.
  • DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.
  • DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.
  • DirectMusic: para reprodução de trilhas sonoras ou tocadas no DirectMusic Producer.
  • DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.
  • DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.
  • DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.

Versões[editar | editar código-fonte]

A cada nova versão que surge, há novidades e melhores desempenhos para determinados jogos e programas. Por exemplo, um usuário deseja rodar um jogo que é compatível com o DirectX 9.0 ou superior, porém sua placa de vídeo (que possui uma arquitetura e instruções de como executar respectivas versões do DirectX) ainda usa o DirectX 8.0. Quando rodar o jogo, ele pedirá instruções que existem somente nas versões a partir da 9.0. Como o usuário ainda está com a versão 8.0, ele não reconhecerá a instrução e dará um "jeitinho" (emulando a instrução), assim o resultado final não terá a qualidade total que o jogo ou programa oferece.
Para saber qual a versão instalada, vá em Iniciar → Executar (ou tecla do Windows + r, para Windows 7, Vista e XP). Depois digite "Dxdiag" (sem aspas). Em "Informações do sistema", na última linha haverá a "Versão do DirectX", onde mostra qual a versão instalada[2].
O Windows Vista trouxe o DirectX 10 e o lançamento do Service Pack 1 trouxe o DirectX 10.1. Este novo DirectX possui diversas particularidades, quer em nível de desempenho quer em nível de gastos, destas particularidades, destaca-se a implementação de Pixel Shader 4.1.
Esta atualização possui duas vertentes: O Vista deve ser atualizado para a versão mais recente, bastando para isso instalar o SP1 (lançado no primeiro trimestre de 2008), e terá de comprar ou possuir uma placa compatível com as novas especificações deste DirectX.
A versão 11 do DirectX traz a implementação da tecnologia Ray tracing
As placas de Vídeo com suporte DirectX 11 são: NVIDIA GeForce 400 e posteriores, AMD Radeon Series HD5000 e posteriores, GDH PcControl Séries D900 D960 e posteriores.
O Directx 12 trará ganhos de performance para todas as GPUS compatíveis no que diz respeito ao uso do hardware, especialmente nas placa de vídeo da AMD e a GPU do Xbox One (que segundo os desenvolvedores será suficiente para diminuir a lacuna existente com o PlayStation 4).

Referências

  1. Ir para cima «DirectX Help». www.computerhope.com. Consultado em 25 de agosto de 2012
  2. Ir para cima Gabriel Torres (20 de maio de 2014). «Versões do DirectX - Clube do Hardware». www.clubedohardware.com.br/. Consultado em 4 de janeiro de 2015

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário