segunda-feira, 1 de maio de 2017

TETANIA

Algumas doenças e outras condições que aumentam a frequência de potenciais de ação causam contrações musculares involuntárias. Tetania é também a palavra usada para descrever espasmos musculares (contrações involuntárias dos músculos), quando eles não são causados pelo tétano.

Causas[editar | editar código-fonte]

A causa usual da tetania é a falta de cálcio, mas o excesso de fosfato (alta proporção de fosfato para cálcio) também pode desencadear os espasmos.
A função diminuída da glândula paratireóide pode levar à tetania.
Baixos níveis de dióxido de carbono causam tetania; a razão mais comum para isso é a hiperventilação.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Espasmos e contracturas dos músculos, na maioria dos casos das mãos e pés, embora os músculos da face, da laringe (cordas vocais) e os músculos das goteiras vertebrais (coluna vertebral) possam ser igualmente afetados. Inicialmente, os espasmos são indolores; mas, se a situação persistir, tendem a tornar-se cada vez mais dolorosos. Em alguns casos, podem mesmo originar lesões musculares se a causa subjacente não for tratada. A tetania é um sintoma de alterações bioquímicas do corpo humano e não deve ser confundida com o tétano, que é uma infecção. A causa mais comum de tetania é a hipocalcemia (nível baixo de cálcio no sangue), a qual pode, por sua vez, dever-se a uma dieta pobre em vitamina D. Outras causas incluem hipocalemia (nível baixo de potássio no sangue), que resulta vulgarmente de diarreias ou de vómitos prolongados; a hiperpneia (frequência respiratória anormalmente profunda e rápida), resultado, na maioria dos casos, de ansiedade; ou, mais raramente, de hipoparatiroidismo (atividade diminuída das glândulas paratiróides). Recentemente, considera-se que a hipomagnesemia (nível baixo de magnésio no sangue) é também um dos factores causais desta situação clínica.
Ícone de esboçoEste artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário