Hydrangea é um género de plantas fanerogâmicas pertencente à família Hydrangeaceae, que inclui cerca de 80 espécies, na sua maioria nativas do leste e sul da Ásia (desde o Japão e China, aos Himalaias e Indonésia) mas com algumas espécies nas Américas. A maioria das espécies são arbustos (com 1 a 3 m de altura), mas algumas são pequenas árvores e lianas. Inclui a hortênsia (Hydrangea macrophylla), utilizada como planta ornamental.
Algumas espécies do género Schizophragma, também da família Hydrangeaceae, são comercializadas sob o nome de "hydrangea" ou "hidrângea", especialmente a espécie Schizophragma hydrangeoides que apresenta grande semelhança morfológica com Hydrangea petiolaris (ambas as espécies são vendidas como "hidrângeas trepadoras").
Índice
[esconder]Descrição[editar | editar código-fonte]
A maioria das espécies de Hydrangea são arbustos com 1–3 m de altura, mas algumas são pequenas árvores e outras são lianas que alcançam os 30 m de comprimento trepando pelas árvores. Podem ser de folha caduca ou perene, embora as mais amplamente cultivadas, espécies de climas temperados, sejam de folha caduca.
As espécies do género Hydrangea produzem flores desde o início da primavera até finais do outono. As flores agrupam-se em inflorescências terminais no extremo dos ramos mais jovens. Cada flor individual é relativamente pequena, a sua coloração é realçada por um círculo de brácteas modificadas localizadas em redor de cada flor.
As espécies que apresentam coloração com uma componente de azul, as várias colorações, como vermelho, malva, púrpura, violeta e azul que ocorrem nas flores são produzidas por uma simples antocianina, a mirtilina (delfinidina-3-glucosídeo). Aquele composto forma complexos com iões de metais, as metaloantocianinas,[1], as quais se combinam com outros pigmentos para produzir a cor da flor.[2][3] Nessas espécies, as flores podem ser cor de rosa, ou azuis, dependendo em parte do pH do solo. Em solos relativamente ácidos (pH entre 4,5 e 5), as flores tendem para o azul; em solos mais alcalinos (pH entre 6 e 6,5), as flores adquirem uma cor rosa; e em solos alcalinos (pH em torno de 8) as flores são esbranquiçadas.[4]
Espécies[editar | editar código-fonte]
O género Hydrangea inclui as seguintes espécies:
Sinonímia[editar | editar código-fonte]
- Cornidia Ruiz et Pav.
- Hortensia Comm.
- Sarcostyles C. Presl ex DC.
Classificação do género[editar | editar código-fonte]
No antigo sistema lineano de classificação, o género tinha a seguinte classificação:
Sistema | Classificação | Referência |
---|---|---|
Linné | Classe Decandria, ordem Digynia | Species plantarum (1753) |
Notas
- ↑ Yoshida K, Mori M, Kondo T (2009). «Blue flower color development by anthocyanins: from chemical structure to cell physiology». Nat. Prod. Rep. 26 (7): 884–915. PMID 19554240. doi:10.1039/b800165k
- ↑ University of Georgia: Growing Bigleaf Hydrangea
- ↑ USDA: Hydrangea Questions and Answers
- ↑ Hortênsia em Infoagro.com
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- (em inglês) Hydrangea em Stevens, P.F. (2001 onwards). Angiosperm Phylogeny Website. Version 6, May 2005 (continuously updated since).
- (em alemão) PPP-Index
- (em inglês) USDA Plants Database
- (em alemão) Híbridos de Hydrangea
- (em inglês) Hydrangea em Flora of China
- (em inglês) Hydrangea em Flora of Chile
- (em inglês) Hydrangea em Flora of Pakistan
- (em inglês) Referência ITIS: Hortênsia
- (em inglês) Referência NCBI Taxonomy: Hortênsia
- (em inglês) Referência GRIN gênero Hortênsia
Nenhum comentário:
Postar um comentário