Algumas doenças como Hepatite B e C, Aids e Sífilis são algumas doenças que impedem permanentemente a doação de sangue, uma vez que são doenças transmissíveis através do sangue e que passariam para quem o recebe.
Além disso, também existem situações onde pode estar temporariamente impedido de fazer a doação, especialmente se tiver comportamentos de risco como múltiplos parceiros sexuais ou consumo de drogas ilícitas que aumentam o risco de doenças sexualmente transmissíveis, se estiver com herpes genital ou labial ou se viajou recentemente para fora do país, por exemplo.
Quando nunca posso doar sangue
Algumas das doença e situações que impedem permanentemente a doação de sangue são:
- Tiver menos de 50 kg ou menos de 18 anos;
- HIV ou Aids;
- Hepatite B ou C;
- HTLV
- Necessidade de tratamento com produtos sanguíneos por toda a vida;
- Tiver câncer no sangue como linfoma e doença de Hodgkin’s por exemplo;
- Doença de Chagas;
- Malária;
- Usar drogas injetáveis.
Estas são algumas situações que impedem permanentemente a doação de sangue porém, se este for o caso, não deixe de ajudar e ofereça a sua ajuda de outras formas fazendo trabalho voluntario, por exemplo.
Situações que impedem temporariamente a doação
Além dos requisitos básicos como idade, peso e bom estado de saúde, para doar sangue, existem algumas situações que podem impedir a doação durante um período que varia entre algumas horas até alguns meses, como:
- Ingestão de Bebidas alcoólicas: impede a doação por 12 horas;
- Infecções, resfriado comum, gripe, diarreia, febre, vômitos ou extração de dentes: impede a doação nos 7 dias seguintes;
- Gravidez, parto normal, por cesária ou aborto: impede a doação entre 6 a 12 meses;
- Realização de tatuagem, colocação de algum piercing ou realização de algum tratamento de acupuntura ou mesoterapia: impede a doação durante 4 meses.
- Tiver situações de risco como múltiplos parceiros sexuais ou consumo de drogas, sífilis ou gonorreia: impede a doação durante 12 meses;
- Realização de exames de endoscopia, colonoscopia ou rinoscopia: impede a doação entre 4 a 6 meses;
- Histórico de problemas de sangramento;
- Pressão sanguínea fora de controle;
- Recebeu alguma transfusão de sangue após 1980 ou fez algum transplante de córnea, tecidos ou órgãos: impede a doação durante aproximadamente 12 meses;
- Tem ou teve algum câncer que não tenha sido no sangue: impede a doação durante aproximadamente 12 meses após a completa cura do câncer;
- Tiver algum episódio de angina no peito, ataque cardíaco ou cirurgia ao coração: impede a doação durante 6 meses;
- Estiver com herpes labial, ocular ou genital: impede a doação enquanto tiver sintomas.
Outro fator que pode impedir a doação de sangue são as viagens para fora do país, e o tempo que pode ficar impedido de fazer a doação depende do pais para onde viajou e das doenças que mais se propagam nessa região. Por isso, se fez alguma viagem nos últimos 3 anos, converse com o seu médico ou enfermeiro para saber se pode ou não doar sangue.
Além disso, saiba como deve se preparar para doar sangue e o que pode fazer para se recuperar mais rápido depois da doação clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário