Existem várias formas de eliminar os gases intestinais presos, porém uma das mais simples e práticas consiste em tomar um chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos, pois desta forma é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural.
Nos casos em que não é possível eliminar os gases apenas com o uso deste chá, pode ser necessário utilizar massagens abdominais para evitar o acúmulo excessivo de gases que pode provocar dores muito agudas, que podem até, ser confundidas com dores cardíacas.
Assista este vídeo e saiba como se livrar dos gases:
Massagens para aliviar os gases rapidamente
Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. Para isso, deve-se deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos em cima da barriga, pressionando, como mostra a imagem abaixo. Esta também é uma ótima opção para eliminar gases em bebês e crianças, pois não apresenta qualquer tipo de risco.
Outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo, seguindo a direção das setas que mostra a segunda imagem.
Além disso, para libertar todos os gases presos ou para evitar que voltem a surgir pode-se:
- Tomar o chá de erva-cidreira com funcho 3 vezes por dia, porque ele possui propriedade antiespasmódica que, além de eliminar os gases, ajuda a diminuir a dor;
- Beber um suco laxante de laranja batido com mamão e aveia, e tomar várias vezes ao dia, para facilitar a eliminação das fezes que podem estar causando os gases;
- Tomar um remédio para gases como Dimeticona (Luftal), Carvão vegetal ou Almeida Prado 48. Veja mais exemplos em: Remédio para gases.
Se mesmo ao seguir estas orientações, ainda se continuar com gases presos pode-se fazer um clister em casa para eliminar as fezes e juntamente os gases. Saiba como fazer em: Como fazer um clister em casa.
Como eliminar os gases na gravidez
O acúmulo de gases associado à prisão de ventre é uma situação comum no final da gravidez. Nesse caso, o que a grávida pode fazer, além das técnicas indicadas anteriormente, é tomar um laxante, sob orientação médica, ou fazer um micro clister em casa.
Além disso, praticar exercícios leves e optar pelo consumo de frutas laxantes também é uma ótima opção para eliminar os gases e acabar com as dores que eles provocam.
O que pode causar gases em excesso
Os gases são constantemente produzidos e naturalmente eliminados, mas, quando há o consumo de alimentos que causam gases e prisão de ventre ao mesmo tempo, eles podem se acumular no intestino, deixando a barriga dura, inchada, causando desconforto e distensão abdominal.
Quando isso acontece, deve-se evitar comer alimentos que causam gases e investir nos que sejam ricos em fibras, além de beber bastante água para facilitar a eliminação das fezes e, consequentemente, os gases.
Veja outras soluções caseiras para acabar com os gases:
Nenhum comentário:
Postar um comentário