Oferta pública inicial (usualmente referida como IPO, do inglês Initial Public Offering) é um tipo de oferta pública em que as ações de uma empresa são vendidas ao público em geral numa bolsa de valores pela primeira vez. É o processo pelo qual uma empresa se torna numa empresa de capital aberto.[1]
Motivações para a abertura de capital[editar | editar código-fonte]
As principais motivações para uma empresa abrir o seu capital são:[1]
- Aceder ao mercado de capitais e financiar projetos de investimento
- Usar as suas ações como forma de pagamento na aquisição de outras empresas
- Criar um referencial de avaliação para o negócio
- Incentivar a profissionalização da gestão
- Obter capital para empreendedores ou viabilizar a saída de sócios investidores
- Fortalecer a imagem da empresa
Maiores IPO's[editar | editar código-fonte]
- Banco Agrícola da China - US$22,1 milhares de milhões (2010)
- Banco Industrial e Comercial da China - US$21,98 milhares de milhões (2006)
- American International Assurance - US$20,39 milhares de milhões (2010)
- Visa Inc. - US$19,65 milhares de milhões (2008)
- General Motors - US$18,14 milhares de milhões (2010)
- Enel - US$17,28 milhares de milhões (1999)
- Facebook, Inc. - US$16,01 milhares de milhões (2012)
- NTT DoCoMo - US$16,01 milhares de milhões (1998)
- Nippon Telegraph and Telephone - US$15,30 milhares de milhões (1987)
- Bank of China - US$16,01 milhares de milhões (2006)
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ ab «Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO)» (pdf). PwC Brasil. 2011. pp. 4–8. Consultado em 5 de setembro de 2013. Cópia arquivada (PDF) em 14 de março de 2012
- ↑ «World's Largest: IPOs». Bloomberg Visual Data: Bloomberg Best (and Worst) (em inglês). Bloomberg. Consultado em 8 de outubro de 2013
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