quarta-feira, 11 de junho de 2014

ANGICO EM CLIMA DE COPA

Aqui no meu angico  ta tudo lindo e tem coisas que mim fazem e muito bem  ver comoa turma ta se prpearando para amanha, receber o primeior jogoe abertura da copa do mundo em suas casa tem muita coisa boa e tem muita alegria e tambem  angico tambem e esporte saude e lase aqui nos somos um povo muito feliz e que vive de muita alegria e tambem a coisa e de grande porçao em   cada faze  nesta agora tem tanta alegria e tmbem muita   animaçaoe viva nos que esse ano somos o foco do mundointeiropois somos o brasil  espalhados por muitas regioes e tambem por muitas fronteiras quem um dia ja teve algo assim   ser um espelho para o mundo saldo a todo povo brasileiro que amanham estara em frente a televisao e tambem em estadios em cada canto do meu amado  pais   que sejamos tambem vencedores ao final
 Hino Nacional Brasileiro
Hinos
I

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!


II

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
 História e Informações 
A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais.  
Letra do Hino Nacional Brasileiro
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
 Perdoamos com facilidade àqueles que nos aborrecem, mas não conseguimos perdoar àqueles a quem aborrecemos.

Hino Nacional do Brasil

A história do Hino Nacional do Brasil é pouco divulgada e geralmente se restringe a breves comentários sobre os autores da letra, Joaquim Osório Duque Estrada, e da música, Francisco Manuel da Silva.

 
O Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira Brasileira simbolizam o nosso país
O Hino Nacional Brasileiro e a Bandeira Brasileira simbolizam o nosso país
A História do Hino Nacional do Brasil é recheada de fatos interessantes, mas infelizmente pouco divulgados. Tradicionalmente, o que sabemos sobre o Hino é referente aos autores da letra e da música.
A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música, elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razão da abdicação de D. Pedro I), Marcha Triunfal e, por fim, Hino Nacional.
Com o advento da Proclamação da República e por decisão de Deodoro da Fonseca, que governava de forma provisória o Brasil, foi promovido um Grande Concurso para a composição de outra versão do Hino. Participaram do concurso, 36 candidatos; entre eles Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno e Francisco Braga.
O vencedor foi Leopoldo Miguez, mas o povo não aceitou o novo hino, já que o de Joaquim Osório e Francisco Manuel da Silva havia se tornado extremamente popular desde 1831. Através da comoção popular, Deodoro da Fonseca disse: “Prefiro o hino já existente!”. Deodoro, muito estrategista e para não contrariar o vencedor do concurso, Leopoldo Miguez, considerou a nova composição e a denominou como Hino da Proclamação da República. 
Decreto 171, de 20/01/1890:
"Conserva o Hino Nacional e adota o da Proclamação da República."
O Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil constituído pelo Exército e Armada, em nome da Nação, decreta:
Art. 1º - É conservada como Hino Nacional a composição musical do maestro Francisco Manuel da Silva.
Art. 2º - É adotada sob o título de Hino da Proclamação da República a composição do maestro Leopoldo Miguez, baseada na poesia do cidadão José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros Albuquerque.
É importante ressaltar que a canção que representa uma nação, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nação brasileira para o restante do mundo.
Hino Nacional do Brasil
Letra de Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manuel da Silva

 Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
            Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado.”
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Hino Nacional Brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hino Nacional Brasileiro
Hino Nacional deBrasil
LetraJoaquim Osório Duque Estrada1909
ComposiçãoFrancisco Manuel da Silva1822
Adotadoem 1831 durante oBrasil Império e em1890 no Brasil República
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Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional. Tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi adquirida por 5:000$ cinco contos de réis a propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 19221 pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializado pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971.
Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.
A partir de 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.2

História[editar | editar código-fonte]

Joaquim Osório Duque Estrada, autor da letra do hino nacional brasileiro.
Francisco Manuel da Silva, autor da música do hino nacional brasileiro.
A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da República os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial.
orquestração do hino é de Antônio de Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico-instrumentais do hino.

Composição[editar | editar código-fonte]

Dom Pedro I compondo o Hino Nacional (hojeHino da Independência), em 1822, pintura de Augusto Bracet.
A música do hino nacional do Brasil foi composta em 1822, por Francisco Manuel da Silva, chamada inicialmente de Marcha Triunfal para comemorar aindependência do país. Essa música tornou-se bastante popular durante os anos seguintes, e recebeu duas letras. A primeira letra, de autoria de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, foi cantada pela primeira vez no cais do Largo do Paço (ex-Cais Pharoux, atual Praça 15 de Novembro, no Rio de Janeiro), a 13 de abril de 1831, em desacato ao ex-imperador, que embarcava para Portugal após abdicação ao trono brasileiro. A letra dizia o seguinte:
Os bronzes da tirania
Já no Brasil não rouquejam;
Os monstros que o escravizavam
Já entre nós não vicejam.

(estribilho)
Da Pátria o grito
Eis que se desata
Desde o Amazonas
Até o Prata

Ferrões e grilhões e forcas
D'antemão se preparavam;
Mil planos de proscrição
As mãos dos monstros gizavam
O hino passou assim a se chamar Hino ao 7 de abril em alusão à abdicação de Dom Pedro I. Já a segunda letra, na época da coroação de Dom Pedro II, de autoria desconhecida, dizia:
Negar de Pedro as virtudes
Seu talento escurecer
É negar como é sublime
Da bela aurora, o romper
Durante o segundo reinado, o hino nacional era executado nas solenidades oficiais em que participasse o imperador, sem qualquer canção.
Após a Proclamação da República, em 1889, um concurso foi realizado para escolher um novo hino nacional. A música vencedora, entretanto, foi hostilizada pelo público e pelo marechal Deodoro da Fonseca. Esta composição (Liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós!...) seria oficializada como Hino da Proclamação da República do Brasil, e a música original, de Francisco Manuel da Silva, continuou como hino oficial. Somente em 1906 foi realizado novo concurso para a escolha da melhor letra que se adaptasse ao hino. O poema vencedor foi o de Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, oficializado por decreto do presidenteEpitácio Pessoa em 1922, permanecendo assim até hoje.

Legislação[editar | editar código-fonte]

De acordo com o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), que trata dos símbolos nacionais, durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).
Segundo a Seção II da mesma lei, execuções simplesmente instrumentais devem ser tocadas sem repetição e execuções vocais devem sempre apresentar as duas partes do poema cantadas em uníssono. Portanto, em caso de execução instrumental prevista no cerimonial, não se deve acompanhar a execução cantando, deve-se manter, conforme descrito acima, silêncio.
Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro.

Letra da introdução[editar | editar código-fonte]

A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1879 e 1880. Em 17 de novembro de 2009, o cantor Eliezer Setton lançou um CD intitulado Hinos à Paisana, das quais uma das faixas é do Hino Nacional Brasileiro com essa introdução cantada.3 4
A letra da introdução é a seguinte:
Introdução do Hino Nacional Brasileiro:
Introdução do Hino Nacional Brasileiro
0:00
Gravação rara

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Letra da introdução do Hino Nacional Brasileiro
Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante
Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante

Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz
Cumpri o dever na guerra e na paz
À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil
Eia! sus*, oh, sus!5 6
A palavra "sus" é uma interjeição que vem do latim sus: "de baixo para cima"; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem! Neste contexto é sinônimo de "em frente, avante".7

Letra em vigor[editar | editar código-fonte]

A letra atualmente em vigor do Hino Nacional Brasileiro é a que se segue:
Hino Nacional Brasileiro - em íntegra.
0:00
Coral BDMG e Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de MG.

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Hino Nacional Brasileiro - instrumental.
0:00
Orquestra do Ministério da Educação.

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HINO NACIONAL BRASILEIRO
Primeira ParteSegunda Parte
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido,
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores". (*)

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- Paz no futuro e glória no passado.

Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
 Quero ficar perto de ti, colocar as minhas mãos sobre as tuas, ver os teus olhos e descobrir os segredos do amor.
Beijar teus labios maravilhosamente delicados, deixar-me caminhar do teu lado por toda nossa vida. Quero sofrer contigo, amar contigo, ser forte nos momentos de fraqueza, amar-te por inteiro sem dimensões.
Acarisiar teu rosto querido, quero partilhar contigo o mesmo teto, quero alimentar-me do teu amor, quero viver contigo para sempre, quero mostrar-te como sou.
Amar-te sem desconfiança, sem deixar de ser leal, contigo nunca deixarei que este sentimento maravilhoso chamado amor, se apague do meu coracão, amo-te, quero ficar contigo para sempre, deixa-me amar-te...
 O aborrecimento é a coisa mais horrível do mundo. É o único pecado para o qual não existe perdão

Como criar frases sonoras

Tanto quanto a poesia, quem escreve prosa deve ter cuidados especiais com a sonoridade

Braulio Tavares

Engana-se quem pensa que o cuidado com a textura sonora das palavras e das frases é exclusivo da poesia, e para escrever prosa basta prestar atenção às ideias. As ideias são favorecidas quando vêm expostas por uma frase bem cuidada, fluente. E não se faz frase assim sem se dar atenção ao seu ritmo interno; à combinação de sons das vogais e das consoantes; à terminação das palavras; ao uso dos sinais de pontuação, que servem como uma espécie de partitura musical da prosa, dirigindo suas pausas e suas inflexões.

Um especial cuidado, por parte do escritor, deve ser tomado - pressupondo-se naturalmente que o dito escritor seja alguém preocupado com a qualidade literária de que seu texto será impregnado - para com a organização interna de frases e parágrafos, fazendo com que o dito texto torne-se, como não poderia deixar de ser, literariamente bem qualificado.

O parágrafo anterior é um exemplo de como não escrever. É uma pequena antologia de erros e de inconveniências. Ordem inversa das frases quando a ordem direta facilitaria a compreensão sem empobrecer a forma. Repetição irritante de sons no final das palavras ("...ado"). Repetição banal de um termo que por si já é desnecessário ("o dito"). Enchimento desnecessário com o uso de uma expressão ("como não poderia deixar de ser") que nada significa e nada contribui, e que sempre pode ser extirpada de um texto sem deixar outro sinal a não ser um respiro de alívio. E outras coisas.

Ambição 
Mesmo quando não falamos de arte literária, mesmo em regiões de texto sem maiores ambições quanto à Beleza Artística - a correspondência comercial, por exemplo - é necessário escrever bem, inclusive para não dar ao destinatário a sensação de que está dialogando com uma pessoa obtusa. Não causa boa impressão a ninguém receber uma carta cujo redator se exprime assim: "Comunicamos a Vossa Senhoria que acabamos de enviar a sua mercadoria, a qual deverá chegar dentro de poucos dias. Solicitamos que a fatura seja paga em dia, conforme foi acertado com a nossa Companhia".

A rima involuntária é dos piores cacoetes que um redator (nem falo de um literato) pode exibir. A gente vê com frequência textos com alta incidência de repetições que nos fazem perder a paciência. E o mais grave é que, em publicações menos formais (uma coluna de jornal, por exemplo) o redator que comete esse erro geralmente coroa a obra registrando, entre parênteses: "Ih, rimou!".  Se a rima é involuntária, se ela não surgiu para melhorar o texto, mas por mero descuido, não custa nada voltar atrás e cortá-la.  O leitor agradece.  Esse "ih, rimou" é indício de desleixo ou inexperiência.

Diz-se que a gente só relê uma frase quando é muito boa ou muito ruim. Relemos uma muito boa por diferentes razões. Pode ser devido ao prazer que nos causa a maneira elegante como ela se desenvolve e se conclui; Machado de Assis é um dos escritores que nos fazem voltar atrás com frequência pelo simples prazer de saborear uma frase bem resolvida. Podemos reler uma boa frase porque é complexa e precisa ser lida duas vezes para ser compreendida; mas um princípio básico da experiência estética diz que todo esforço extra do leitor deve sempre ser recompensado. Quanto mais fundo está enterrado o tesouro, mais valioso tem de ser seu conteúdo. Nenhum leitor gosta de reler uma frase duas ou três vezes apenas para constatar que ela diz um clichê, uma bobagem. 

Releitura
 
Uma frase malfeita em geral precisa ser relida porque o autor falou, falou e não se fez entender. "França entra em crise diplomática com Alemanha devido a sua atitude em relação ao Oriente Médio". Atitude de qual das duas? Às vezes o leitor de boa vontade considera que o autor quis dizer X ou Y, e passa adiante. Mas todo empréstimo de boa vontade de um leitor fica registrado. Se esta experiência passa a se repetir com frequência, ele deixa de sentir firmeza no autor.

Mesmo quando nossa preocupação maior é com as ideias, é preciso cuidar do ritmo e da sonoridade das frases para que cada ideia surja de forma mais vívida. Um dos defeitos de alguns ensaios acadêmicos ou teses universitárias é o excesso de jargão técnico e de termos abstratos. O texto não flui, porque cada nova palavra que é lida obriga o leitor a fazer uma pausa para estabelecer o significado dela e conectá-la com as que foram lidas antes. Claro que um texto especializado precisa muitas vezes recorrer a conceitos técnicos e raciocínios complexos, mas quando se publica um livro dirigido para o público em geral é preciso diluir o estilo, sem empobrecê-lo.

Clareza 
Se o propósito do texto é apresentar e discutir ideias, o autor deve estar preparado para expor essas ideias de diferentes maneiras. Se uma ideia já é complexa por si só, maior ainda a necessidade de um estilo simples para exprimi-la. Sem extravagância vocabular, sem labirintos de sintaxe, sem excesso de adjetivos, sem enfeites que só fazem desnortear ainda mais o leitor.

Pensar com clareza ajuda a escrever com clareza. Muitos redatores (ensaístas, ficcionistas, jornalistas etc.) começam a escrever sem ter parado antes para organizar as ideias e planejar o que vão dizer. Começam a digitar palavras a esmo, geralmente algo que nada diz ("Dentro do complexo quadro cultural que vive o mundo de hoje, algumas tendências mais nítidas podem ser observadas, de tal forma que...") na esperança de fazer o texto "pegar no tranco". Às vezes dá certo, mas em geral não. 
 Quero ficar perto de ti, colocar as minhas mãos sobre as tuas, ver os teus olhos e descobrir os segredos do amor.
Beijar teus labios maravilhosamente delicados, deixar-me caminhar do teu lado por toda nossa vida. Quero sofrer contigo, amar contigo, ser forte nos momentos de fraqueza, amar-te por inteiro sem dimensões.
Acarisiar teu rosto querido, quero partilhar contigo o mesmo teto, quero alimentar-me do teu amor, quero viver contigo para sempre, quero mostrar-te como sou.
Amar-te sem desconfiança, sem deixar de ser leal, contigo nunca deixarei que este sentimento maravilhoso chamado amor, se apague do meu coracão, amo-te, quero ficar contigo para sempre, deixa-me amar-te...
dos jogos O aborrecimento é uma das faces da morte.

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