segunda-feira, 14 de julho de 2014

VIDA NA ROÇA EM TEMPOS DE SECA

E  acordar com ja alto e ensurdecedor canto da cigarra que deveria começar ao meio dia e ainda assim ser feliz eu aos poucos fui aprendizado dar valor ao simples pq vê que na simplicidade gerá a humildade e bondade tenho como fonte de pesquisa em minha casa alguém que nunca saio do angico torto e tem muita coisa bonita a mim contar pois vive desde os tempos que o lampião pisava nestas terras e amedrontava os moradores do angico torto  e ate hoje ainda vive tem a coluna com mais de 50%  de suas vértebras atrofiadas e mesmo assim ta bem  tem dias que não conversa pelas dores e outros parece um menino bobo deseja sô atenção tenho cada fato que mim faz ver que es um grande homem mais emfim o que mim faz falar sobre isso nada mais e ver que nem só o dinheiro e fator para a felicidade creio eu que o pouco com deus e muio e o muito sem deus e nada  e vejo por ele que tenho razão temos em angico pessoas com mais de 70 anos com cada fato pra nos contar que e um aprendizado  pois eles contam por já terem passado por cada coisa dessas  o senhor manuel Luiz por exemplo e um os idosos do angico que tem muito material pra nos ensinar sua sabedoria de vida e muito linda pois se gera na humildade e na força de trabalhador braçal que nunca sentou o pé no mundo para sair a se aventura em busca de novidades pelo contrario pai de família grandioso ele criou a todos apenas no famoso cabo da gata a enxada   e estão todos pai e mãe de família e  assim vejo que aonde tem fe coragem e humildade tem tudo por isso eu amo vida na roça eu sou angico e suas lendas  do angico torto  aonde nasce e mim criei para
 Esse é um cantinho que Deus tem guardado para eu voltar quando eu quizer,para eu visitar,para matar saudades e para ficar sem pensar em nada!
Pois lá nada se ouve a não ser o barulho das aguas,dos pássaros,do vento e da chuva..

Cumadis e Cumpadis, é baum dimais, sentar-se a beira de um Fogão de Lenha, aquecer os nossos corações com suas prosas e recordações, viajar no tempo e nas emoções, sem dispensar aquele delicioso Cafézin, uma moda de Viola ou Violão, uma Família, amigos e irmãos, com Deus no coração! Oh coisa boa sô!!! Deus Bençoe ocêis 

Não se preocupe, se puxaram seu tapete, é permissão de Deus, pois Ele deseja estender uma passadeira imensa para você caminhar em triunfo, conquista e vitória! 

Descanse, louve e medite>

*E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:7-8
!!!




Quero de volta o cheiro da flor
Me trás novamente o encanto do amor
Flanboyants, rosas vermelhas
Bromélias, orquídeas amarelas
Margaridas, acácias, azaléias
Róseas lilás, azuis naturais
E a natureza triste chora
Chora fauna, chora flora
Trepadeiras e aves cantadeiras
Sabiás, rouxinóis, sanhassus
A açucena, o Louva-a-deus
Minha triste alameda de luz 
O canto que procuro no escuro
Encontro nos brancos lírios
E nos densos vales as buganviles
Hortências, papoulas, crisantemos
Que invada minh'alma 
O cheiro de terra molhada
Me devolve a pureza das borboletas
Trás de volta para mim
O encanto suave das violetas
O doce perfume de jasmim
Quero de volta o cheiro da flor...



Ele trazia Flores...


Não há nada mais lindo do que o coração de uma criança, cheia de sonhos, desejos de crescer, conquistar o proibido, amar, perdoar, e saber perdoar. Assim, também é o coração de um homem quando ama, ele se torna criança, sonha como criança, deseja ansiosamente como criança, tem suas quedas como criança, chora como criança, ama como criança. Ele sabe fazer que os seus dias de amor "sejam eternos enquanto dure", faz com que sua amada sonhe nas nuvens e caminhe entre flores!
Ah... as flores...
Ele calça os pés de sua amada com os sapatos da proteção, ele sabe que entre as belas as flores tem espinhos e   cuidadosamente ele faz com que sua amada caminhe segura, sem  que os espinhos machuquem sua vida. Ele sabe que diariamente, por incontáveis dias, meses e ano, o melhor é ofertar flores, porque no jardim da vida, ela é a sua Flor mais linda e preciosa. Ele sabe que ao seu redor, crescem as ervas daninhas da vida, e então, prefere cobrir de flores a sua Flor. E ele sabe, que com o passar do tempo, a sua Flor deixa de ser aquele botão lindo, formoso e escultural, que ela vai desabrochar, e um dia vai murchar e deixar de existir.
E então, ela se abre, amadurece, exala seu perfume, e com o passar do tempo, ela vai perdendo a sua cor, a sua beleza e vai murchando, carregando em si a marca de seus dias vividos e sobrevividos...
Ele, mesmo assim continua a ofertar-lhe flores,  porque ela nunca saiu dali, ela sempre esteve ali, nos dias de sol e de chuva, tempestade, frio, calor ou sequidão,  desde bela e formosa,  ela foi o seu Jardim! Ele sabe que os espinhos da vida e seus dissabores são incontáveis, por isso, todos os dias ele oferece flores, que alegra o coração,  perfuma a alma, e embeleza a vida!
Mas um dia,  ele olha para a sua bela Flor,  que mesmo depois de murcha e seca sua beleza continua ali, ela é a sua Flor. Mas ela então, cansada da longa estiada da vida despenca de  seu galho, que dor...
O galho era seu braço, que sempre a carregou!
Nesse momento suas lágrimas banham pela última vez a sua amada Flor, num misto de amor e dor, acreditando como sempre,  que sua bela Flor vai continuar,  mesmo ausente de seu "galho" , seus braços, adubando a terra de seu amor.
Essa bela Flor  que um dia em sua vida,  entendeu que  quando ele lhe trazia Flores, era apenas para lhe dizer:
- que em todos os dias, meses e anos, horas, minutos e segundo vividos juntos, ele prazerosamente  lhe entregava seu coração!  
E ela entendeu...




Eu sou uma pessoa apaixonada pelas coisas simples da vida, terra, roça, Fogão de Lenha, galinhas, vacas, porquinhos e hortas. Como é lindo ver o Agricultor trabalhar a terra, desde arar, semear e colher. Nada nasce do dia para noite, porque não tem magia, tem sim o trabalho do tempo em conjunto com a natureza. Primeiro o Agricultor observa o tempo, tem o tempo certo para arar a terra, e assim,  estar preparada para receber a semente, depois ele semeia a terra,  ele espera com paciência o crescimento, para depois seus olhos contemplarem a grande colheita, e como é lindo observar o agricultor!
Somos todos "TERRA" nas mãos do Agricultor DEUS, e como é lindo observar o seu trabalhar em nossa terra, Ele ara a terra, manuseia a terra, prepara a terra para ter oxigênio, Ele descompacta a terra para ela receber a semente, tira da terra o seu "estático eu", e a molda para receber sua semente. Deus semeia a terra:
"O sonho de todo agricultor é ver suas sementes brotando. Com um tempo desses vai se transformar em realidade"  
A chuva serôdia caia durante as primeiras semanas da primavera antes da colheita, ela era necessária para fazer com que a plantação amadurecesse para a colheita.
A chuva Temporã caía durante o outono no tempo de semear a terra garantindo assim, a colheita do inverno. Sem essa chuva a semente não germinava, por isso, essa chuva era necessária para fazer brotar a semente.
Deus fará  brotar em sua vida a semente, que no seu tempo vai crescer e dar lindos frutos, e sua horta será forte, vistosa, vitaminada, com sabor agradável de benção. Deixe o agricultor trabalhar sua terra, moldar sua vida, plantar a semente e te preparar para colheita da Vitória.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

João 15:1-10

Entregue sua vida ao Deus Agricultor, dessa imensa Fazenda chamada mundo, deixe Ele trabalhar a terra do seu coração, semear sementes de vida, para que você colha o Fruto da vida Eterna! Deus te abençoe em Jesus!

Sônia Regina Martins
SP 28/02/2012
 Acordar com o cantar do galo
Espreguiçar com o raiar de sol
Vestir o longo vestido de chita
Lavar o rosto na água de bica
Tornar-se a mais linda moça
Mulher bela, minha linda camponesa

Lavrar a terra e calejar as mãos
Tirar o leite e matar a fome
Amar a terra e fecundar a fêmea
Alisar o macho e criar a vida
Incorporar o belo e sorrir na cama
Mulher bela, minha linda camponesa

Amansar o cavalo bravo e solitário
Fazer a cerca na serra e colher o mel
Tratar da dor e dormir na fria sombra
Criar no ventre a força da vida
Amamentar o filho à luz do luar
Mulher bela, minha linda camponesa

Esquentar o peito e tratar do filho
Beber da fonte a fé na Santa
Estar no altar na hora da missa
Conhecer os segredos da volta
Adormecer no encanto da tarde
Mulher bela, minha linda camponesa

Findar a vida como quem corre da morte
Tecer na esteira o cair da tarde
Dormir na calma do início da noite
Sonhar serena nos braços da paz
Beijar o rosto do amor por toda a vida
Mulher bela, minha linda camponesa. 






Fonte: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=105560#ixzz37SWh07Q5
 Sinto tua presença
 
Clique para ver a imagem original em uma nova janela

Achego-me a ti,
Através do pensamento...
Pois esta ausência completa de incertezas
Quer desfazer os meus sonhos.

E eu quero te dizer que sempre estou pensando em você
Sempre viajo em minhas lembranças
Em busca de sentir sua presença.

Ah, Se soubesse a minha dor...
A saudade que ficou no seu lugar
Eu aposto que voltava atrás.

De repente um silêncio...
Uma brisa docemente a me tocar
É você...
Sim é você, que já mora aqui dentro de mim,
E de sonho se transforma em realidade
Sem sequer eu saber onde você está.


Fonte: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=256413#ixzz37SX56YRj

Sinto tua presença
Que poema perfeito, cheio de uma saudade que pulveriza a essência mais escondida.
Meu Deus que bonito, quando tricotei-a a alma, dizendo:

"Ah, Se soubesse a minha dor...
A saudade que ficou no seu lugar
Eu aposto que voltava atrás.

De repente um silêncio...
Uma brisa docemente a me tocar
É você...
Sim é você, que já mora aqui dentro de mim,
E de sonho se transforma em realidade
Sem sequer eu saber onde você está."


E é assim… quando olhar, já não aguenta o chamar por ti dentro do peito …
E tudo corre, tudo chega e tudo vai…
Só ficando ao relento, uma lágrima cheia.

Um abraço sereno e obrigado por ter penas nos dedos, escrevendo com a tinta da chuva o céu.


Fonte: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=256413#ixzz37SXcvC59

A simplicidade da vida na roça ou como ser feliz agora

Hoje, assistindo ao programa Mais Você da Ana Maria Braga, ouvi uma frase que ela disse ser do Dalai Lama: só existem dois dias no ano em  que você não pode fazer nada pela sua vida: ontem e amanhã. E essa frase me fez lembrar de uma conversa que ouvi de uns amigos que têm uma família que mora no interior de Minas Gerais. Essa família interiorana tem uma fábrica de roupas e aproveita tudo que sobra do tecido. A porta do banheiro é feita de várias tiras de pano deixando espaços enormes entre uma e outra, de modo que quem está usando o mictório estará sendo visto, com certeza. A casa só tem a porta da frente, na cozinha não puseram nenhuma. E o que eu achei o máximo é a "customização" das Havaianas do tio desse meu amigo quando elas de tanto uso, soltam as tiras: quando é nas laterais, ele costura e quando é entre os dedos, ele põe uma uma tira de pano, costura e  faz um bolinho de tecido e introduz no espaço  na base do chinelo e segue em frente. Agora, o que me fez rir foi com relação às calças compridas que os sobrinhos da cidade grande manda para esse tio. Ele é magro, tipo manequim 40 e os sobrinhos vão do 40 ao 58 e todas as calças o velho usa com as benditas tiras de tecido, ele faz um cinto e vai para tudo quanto é lado com as doações. O que eu achei legal, foi a forma de como ele leva a vida. Pois, vejam só, ele tendo uma fábrica de roupas, seria certo que ele transformasse as calças para o manequim dele e não amarrar um pedaço de tecido e sair por aí. Mas o velho não esquenta a cabeça com nada, tem condições de ter uma bela casa, roupas maravilhosas mas escolheu viver com o básico da matéria sem invadir sem necessidade,  o formato  estético de cada coisa que chega até sua mão.
Na sua casa de chão batido, com a companhia até de escorpiões, aranhas e tantos bichos perigosos, nunca teve qualquer problema com qualquer um deles. Ultimamente, descobriu que o número de escorpiões diminuiu e veio a descobrir que as galinhas estão detonando com as feras. Ele não se meteu nessa briga, a natureza que se ajuste.
Porém, quando o assunto é alimentação, a fartura é grande. O café da manhã tem pernil de porco, pão feito na hora, café, ovos, frutas, aipim, batata-doce, inhame, rapadura, farinha e etc. Tudo para ser feliz hoje e não pensar no amanhã. Sem chances (risos).
À todas as pessoas que buscam antes de mais nada, o ar puro e a paz para estar nesse mundo.
Um Natal com muita harmonia!!!
 

Vida na Roça

Guido Darossi
Nasci lá no meio do mato
Pois gosto, de fato, da vida na roça
A casa é uma velha palhoça
Adormeço na esteira, contando lorota

Sou um caboclo folgado
Agradeço a Deus por ele me conceder
Meu canto, meu paraíso
Fonte de alegria
Razão de eu viver

De manhã vou pro roçado
Trabalho pesado pra ganhar o pão
Pra mim o divertimento
Cuidar dessa terra e lavrar o chão

Meio dia, no almoço
Comida caseira, me espera no lar
E, na minha sobremesa
Como frutas fescas, lá do meu pomar

Quando vem rompendo o dia
Com muita alegria, ouço a passarada
No meio das folhas secas
Pia o xororó, fazendo algazarra
O tal do macuco esperto e o urú em bando
Piam no grotão
E com essa sinfonia
Encerro meu dia, cheio de emoção

É assim meu dia-a-dia
E a minha vida no sertão
Tenho orgulho dessa terra
E da minha gente, admiração
Respeito a natureza
Digo com clareza: gosto de viver
Aqui no meio do mato
Foi onde eu nasci, aonde eu vou morrer


Meu último riso é doce e feliz,

Porque não mais poderei sorrir.

Mas, no entanto, sinto-me feliz,



Por saber que não poderei rir nem chorar;

Amar com loucura, ou odiar com vontade.

Serei desprovida de todo e qualquer sentimento,

Tornarei-me uma roca daqui a muitos anos!



Será esse o destino de todos?



Nascer, crescer, sofrer e por fim virar solo?

Quem sabe um dia, se tiver sorte virar roca,

“Roca” sólida e grande, onde pessoas choram suas magoas.



Como se ela não tive-se as suas dores!

Pessoas mesquinhas e egoístas, com tudo com todos...

Ate com a roca que em silêncio sofre suas dores.



Finalmente por destino calada,

Já não tem vida, mas vive, na lembrança do ontem...

Agora já não sofre nem chora. Nada tem de seu,

Já não vive: permanece...

imagem



A lua
Marcia Bragagnolli

A lua carinhosamente clareia o, caminho da escuridão da noite para caminharmos.
Pegue em minhas mãos, não tenha medo em segurança comigo você está.
Não lembre os dias de tristeza, vamos ser felizes.
Ficaremos aqui até que amanheça. Para juntos contemplarmos o espetáculo
lindo do sol que vem surgindo.



A noite chegou.



E, Deus me deu o privilégio de;
Contemplar o céu, as estrelas a lua.
Quando existem tantos que nada podem ver.
Deus que criou o céu, e a terra, eu não tenho palavras para agradecer, tanta felicidade que me proporciona.
Marcia Bragagnolli.



Pessoa iluminada
Marcia Bragagnolli

Você é uma pessoa iluminada por Deus.
Está sempre alegrando meu coração.
Com suas lindas mensagens.
E, mesmo quando fica em silêncio
Sei que não me esquece.
Agradeço a Deus por você existir.
Beijo em seu lindo coração.

imagem


Uma luz a brilhar
Izaura N. Soares


 
A chuva me faz observar...
Faz-me sentir as gotas caírem
Fazendo soar a vidraça da janela
Donde pouca coisa se ver.
Vejo muito mais além do que eu posso pensar.
Vejo o amor passar como um vento rapidamente
Em uma suave brisa ventilando o meu coração...
Que estava quase a parar... Então...
Vejo o teu olhar olhando para mim!
Deixaste tristeza, sim muitas,
Magoas, talvez, mas você deixou muito mais...
Deixou a saudade do que vivemos!
Você foi um alento nos meus dias de angustia.
É estranho, como você consegue me tocar,
Deixar-me desnuda mesmo quando você
Não tem nada para dizer.
Você toca o meu coração de uma maneira
Que me deixa perplexa.
Isso que é viver a paixão dos enamorados.
Não há nada que me faz voltar atrás
E esquecer-se do meu mundo de sonhos...
Mesmo com a chuva caindo,
Não da para esquecer o brilho do sol...
O teu sol; brilhando para mim!

 Bendizei ao Senhor pela vida
Luiz Gonzaga Bezerra


Bendizei ao senhor pela vida
Por mais um dia em sua historia
Reflita sobre o amor divino
Crie imagens de esperança nobres
Agradeça por ser abençoado nesse dia.

Olhe você só tem uma vida
Um céu de coloridos especiais
Está dentro do seu coração vivo
Aclarando os caminhos da sua alma
Na luta de cada amanhecer infinito.

Sinta seu coração marcando seus passos
Batendo sem temer lhe torna ser único
A caminhar todas as manhãs ensolaradas
A lhe mostra a beleza do mar profundo
A lhe levar na pureza das suas águas.

Olhe para si mesmo toque a sua face
Você é uno e nasceu para viver feliz
Para aprender a amar e curtir a paz
A ser amado e a brilhar a cada dia
Por aqueles que vivem ao seu lado.

Declare-se um ser que nasceu para brilhar
Deixe de lado seus medos e seus fantasmas
A vida é única e o mundo lhe ama de verdade
Basta querer para viver e sentir a felicidade
Escondida no céu perfeito da sua alma.
o mundo boa tarde e bom começo de semana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário