quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O ANGICO HOJE AMANHECEU CO NOVO CANTO

AQUI EM MEU ANGICO VELHO DE GUERRA AMANHECEU EM CLIMA QUENTE E DE MUITA MAIS MUITA FALTA DE CORAGEM  POR QUE COM O ALTO NÍVEL DE CÂNCER DE PELE QUE ESTA ESPALHANDO SE CADA VEZ MAIS MORAR NO NOSSO NORDESTE E SER UM SOBREVIVENTE NATO POR QUE COM O ASSAR DOS ANOS A SENSAÇÃO TÉRMICA CADA ANO ESTA PIOR E IMPOSSÍVEL MAS NOS SOMOS GUERREIROS E NORDESTINOS NATOS TIRAMOS DE LETRA .Aqui n roça e que a coisa fica dificulta o pq da dificuldade não temos recurso para vivemos sem labutarmos diariamente ao sol  nos e temos que madrugar para assim almenos termos o pao d ecada dia em cada horário de nos alimentarmos são tantas a s barreiras so que o que eu a muito observo  e como esta dificulta labutar ao sol tenho eu ja problemas neurologicos de alto grau fato ao sair ao sol a esposiçao faz com que tudo fique ainda  pior e tem tempos que vejo ao longe como esta dificl rocimo  aminha casa aqui em angico torto  tem muito agricultor que ja nao tem mais e como labutar ao solvejo muita gente fugindo das suas raizes ai penso com o passar dos anos nao mais tera nem no dicionario a palavra agricultor por que ta ificl a vida na roça passa por uma baixa das grandes fato que asusta o povo sofrido de situação didifil  bom dia Oração do Agricultor
Deus, a vossa fé vos levava a esquecer o mundo para contemplar as belezas do Reino de Deus. Dando-vos em oração, os anjos completavam o vosso trabalho de agricultor. Abençoai a minha família, a minha terra, a minha horta, as minhas plantações, a minha criação. Pedi aos anjos que sustentem as minhas forças nas horas de cansaço. Abri os meus olhos e fazei-me ver, na semente que nasce, na flor que desabrocha, no fruto que amadurece, a força criadora de Deus onipotente. Fortalecei a minha fé, dai-me gosto pela oração, para a minha piedade atraia as bênçãos de Deus e dos anjos do céu sobre o trabalho de minhas mãos e faça frutificar a minha plantação.
Amém


        Senhor!
        De toda sabedoria
        Magestoso criador
        Coloque sua energia
        Neste humilde agricultor

        Para acordar bem cedo
        Ainda de madrugada
        E empunhar sem medo
        A sua velha enxada

        E antes da alvorada
        De pé no chão ou butina
        Iniciar sua jornada
        Cumprindo uma rotina
        Que a muito lhe foi herdada

        Senhor!
        Abençõe este seu filho
        Que tem as mãos calejadas
        E aos olhos vem um brilho
        Quando a chuva é enviada
         Presenteando seu milho
         Deixando a terra molhada

         Senhor!
         Já não tenho a pretenção
         De me tornares patrão
         Mas me sinto agradecido
         Por me teres concedido
         O meu pedaço de chão

         E assim a todo momento
         Tenho orado com alegria
         Pedindo pelo alimento
         E por sua companhia
         Que me garande sustento
         E paz no meu dia a dia                 
 Oração do Agricultor da PAZ



Que Deus Pai, todo poderoso, criador do céu, da terra e de tudo que nela existe, continue nos firmando na fé, nos abençoando, nos conduzindo no caminho do conhecimento e do saber e faça com que tudo que vamos desenvolver por toda nossa vida, esteja de acordo com a sua vontade e seja de grande valia para a promoção, a construção e a prática da nossa Educação Para a PAZ, bem como, para a nossa Manutenção, Preservação e Evolução.

Para tais realizações, conto com a colaboração do Nosso Senhor Jesus Cristo, O Príncipe da Paz, ao qual, peço que nos harmonizem, nos livrem das tentações e dos pensamentos negativos, que comprometam ou inviabilizem a nossa cultura de paz e o nosso desenvolvimento pessoal, social e humano.

Com a Proteção dos Nossos Anjos da Guarda, aos quais, peço que nos protejam, nos livrem de todo o mal e principalmente de sermos um agente multiplicador da violência ou mais uma das suas vítimas.

Com a orientação dos Nossos Queridos e Amados Espíritos de Luz, aos quais, peço que nos ilumine e iluminem os caminhos que devemos trilhar, para que possamos reconduzir o Ser Humano, a reocupar o primeiro lugar no pódio da criação, local de onde jamais deveríamos ter saído, por Deus, nos ter feito, conforme a sua imagem e semelhança.

Finalizando, conto com a participação e com a colaboração das pessoas de boa vontade, despertando-as para a importância de plantar, cultivar, colher e replantar, em nossos corações, as sagradas sementes, da Fé, da Paz e do Amor a Deus e ao próximo. Visando a construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor e menos violento para todos nós, alicerçado na promoção e na prática de uma Educação para a Paz, objetivando a Preservação da Vida e a Manutenção da Paz Entre as Pessoas. Principalmente entre as nossas crianças. Façamos isso para o nosso bem e pelo bem da humanidade. Assim seja, hoje e sempre, Amém.

CELEBRAÇÃO DO DIA DO AGRICULTOR E DA AGRICULTORA


Observações: esta liturgia pode ser realizada no dia 25 de julho ou na data mais próxima, também celebrar num ambiente junto da natureza, como horta e sombra de árvores. Providenciar os símbolos: Bíblia, terra, água, cruz, sementes, alimentos, pano branco, ferramentas... 
LEMA: Cuidar da Vida se faz necessário
ACOLHIDA:
Sejam bem vindos(as), irmãos e irmãs. Aqui nos reunimos nesta celebração e somos todos convidados e convidadas a rezarmos ao Deus da vida e agradecer por todos os dons que recebemos nas nossas vidas. Hoje é uma data especial em que celebramos o dia do agricultor e da agricultora. São esses trabalhodores que cuidam da terra e semeiam a boa semente que se transforma em frutos que chegam nas nossas mesas.
Nesta celebração queremos fazer um gesto de reconhecimento, gratidão e carinho por tudo que recebemos da nossa mãe terra e do trabalho dos agricultores e agricultoras.
Iniciemos nossa celebração com a canção nossa alegria é saber que um dia todo povo se libertará, enquanto acolhemos a terra, a cruz envolta em pano branco, a bíblia, sementes, ferramentas.....
ATO PENITENCIAL:
Deus está presente na nossa vida, no trabalho, na família, na comunidade, na nossa roça, enfim, caminha conosco. Agora, nos resta a pergunta: como e quando acolhemos a Deus? Será que tratamos bem a terra e a água? Estamos cuidando bem da natureza e dos seres vivos? 
Por todas às vezes que ferimos e agredimos a natureza com o uso de venenos e agrotóxicos que poluem o meio ambiente e adoecem as pessoas que trabalham a terra e as que consomem alimentos envenenados. Confessemos os nossos pecados e os erros que cometemos na relação com a terra, a água, os seres vivos, as pessoas e pedimos o perdão a Deus cantando.....
MOMENTO DE LOUVOR:
Louvemos a Deus por todas as coisas que existem na terra. Pela diversidade de sementes que são patrimônio da humanidade e que produzem muitos frutos; pelos animais e plantas que embelezam e nos dão o alimento essencial à vida.
Cantemos "Eu louvarei..."
ORAÇÃO:
Ó Deus criador de todas as coisas que existem na terra! Nós vos pedimos: olhai para nós e para todos os agricultores e agricultoras. Daí-nos força, resistência, coragem e esperança. Pedimos saúde e a graça da boa convivência. Acompanhai com vossa proteção os nossos trabalhos, as lutas por direitos e vida digna. Orientai nossos pensamentos para que possamos trabalhar e viver com amor e respeito com a terra e os seres vivos. Ajudai-nos a cuidar das sementes, patrimônio da humanidade, da água e da biodiversidade. Tudo isso pedimos o Deus, com Jesus Cristo e o Espírito Santo. Amém.
ACOLHIDA DA PALAVRA: 
Vamos acolher o livro que contém a Palavra de Deus, dos profetas, de Jesus Cristo, dos Apóstolos. Vamos acolher a Bíblia em nosso coração para que ela seja a lâmpada para nos nossos pés e luz para o nosso caminho.
Cantemos: põe a semente na terra ...
Primeira Leitura: Miquéias, 2,1-5
Evangelho: Marcos, 4,1-12
MEDITAÇÃO DA PALAVRA:
Para a meditação, utilizar os textos bíblicos ou os textos de reflexão com dados e informações contidos neste folheto. 
- Como está a vida de agricultor e agricultora?
- Quais as coisas boas que a gente celebra na roça?
RENOVAÇÃO DA FÉ:
Vamos estender as mãos em direção as ferramentas que são os instrumentos de trabalho da roça e das sementes que trouxemos e rezar o Credo, renovando nossa aliança com o criador da Vida e reafirmando nossos compromissos com o Reino de Deus.
ORAÇÃO DA COMUNIDADE: 
Deus conhece nossa fé, sabe dos sofrimentos e compreende nossos sonhos. Tenhamos a humildade de, comunitariamente, dirigir ao Senhor da Vida as nossas preces e orações. Rezemos espontaneamente, em voz alta ou em silêncio. E após cada prece, respondamos: Senhor da vida, ouvi nossa oração.
Fica a critério da  equipe de liturgia formular preces e intercessões ou motivar a participação da assembléia.
OFERTÓRIO:
Sabemos que repartir os frutos da natureza é ofertar a Deus os dons que são seus. Por isso, aqui ofertamos os frutos da terra cultivada com a ternura humana. 
Pode se ofertar pão, vinho e outros alimentos. De acordo com as possibilidades e opções da comunidade, pode haver a Celebração da Eucaristia. Recomendamos que seja bem valorizada a oração do Pai Nosso (versão ecumência), o abraço da paz e a partilha dos alimentos.
AVISOS:
No momento de avisos e encaminhamentos da comunidade, pode se dar informações sobre atividades das pastorais e movimentos sociais e divulgar ações locais ou próximas.
AÇÃO PRÁTICA:
Incentivar a comunidade a fazer uma roça comunitária com objetivo de exercitar o trabalho comunitário, partilhar os frutos e garantir a unidade na comunidade. Também plantar árvores e reciclar o lixo produzido na propriedade.
BÊNÇÃO:
Deus, qual um camponês, semeador, que todos os dias cultiva a terra e nela semeia sementes de vida, amor, esperança, justiça e paz, abençoe-nos e nos conduza em teus caminhos. Abençoe a quem trabalha na terra, para que continuem perseverando na vocação camponesa. Abençoe-nos hoje e sempre, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Articulistas

A espiritualidade do agricultor

Celebramos na segunda metade de Julho o Dia do Colono ou do Agricultor. Desejo que nosso povo do campo seja feliz. Daí as considerações sobre a espiritualidade do agricultor.
O monge Marcelo de Barros e o jesuíta José Caravias escreveram uma bela obra sobre a “Teologia da Terra”. Inspiro-me nela.
A raiz da espiritualidade está em nossa relação com Deus. Brota da fé em Deus, se alimenta da leitura da Palavra de Deus, da participação da liturgia qual fonte de graça, da oração pessoal e comunitária. Quando as pessoas se desumanizam, destilam mau humor e amargura, perdem a esperança e a coragem de lutar. Entre as causas está a falta de oração. A oração unifica nosso ser, dá unidade interior. Em síntese: A fé não vive sem oração.
Há cristãos de espiritualidade puramente individual e intimista, feita de sentimento do coração, sem compromisso com a vida, sem vínculo de solidariedade com o povo lavrador. É uma espiritualidade manca, de muletas.
A fé adulta é comunitária, militante, de braços dados com as organizações de classe, como os sindicatos, com a defesa dos direitos humanos, inclusive econômicos e políticos. A fé adulta é participativa e solidária.
A falta de espiritualidade torna a pessoa insensível e selvagem na sua relação com a terra. Visa unicamente o lucro, destruindo a vida com veneno, queimadas, etc.
A pessoa com espiritualidade humaniza a relação com a terra, a trata como mãe da vida, merecedora de cuidado, mesmo de carinho.
João Paulo II resumiu assim a espiritualidade dos agricultores: “Vós sois chamados a prestar um serviço aos homens-irmãos, em contato com a natureza, colaborando diretamente com Deus, Criador e Pai, para que nosso planeta – a Terra – seja cada vez mais conforme aos seus desígnios, o ambiente desejado para todas as formas de vida: a vida das plantas, a vida dos animais e sobretudo, a vida dos homens’’.
O povo das cidades espera dos agricultores alimentos sadios e abundantes. Por sua vez, a população urbana é chamada a reconhecer a dignidade dos trabalhadores rurais. É ainda de João Paulo II o alerta na ONU (02/10/1970): “Urge traduzir a parábola do rico malvado em termos econômicos e políticos”. Seria assim: o rico malvado e o pobre agricultor.
Espiritualidade é abertura para o amor. Obrigado, povo rural, que alimenta a população e preserva a nossa mãe terra. Deus o proteja, renove sua esperança e o abençoe.
 Pela intercessão de São Cristóvão, Deus abençoe os agricultores e motoristas
BÊNÇÃO ONLINE | 24/07/2012 | 18:23 | 1721 VISUALIZAÇÕES
Por Padre Rudinei Negri | padrerudinei@portelaonline.com.br
No dia 25 de julho celebramos o dia do agricultor e do motorista. Sabemos das dificuldades enfrentadas por essas duas profissões. O agricultor que está sujeito a realidade do tempo: seca, granizo, chuvaradas... O motorista as dificuldades do trânsito, principalmente dos acidentes. Mas, dessas duas profissões podemos tirar muitas lições. Do agricultor a esperança. Ele lança a semente na terra sem medo e aguarda pacientemente o seu crescimento até a colheita. O motorista segue seu caminho sempre em busca do objetivo final.

Divulgue a Bênção Online: www.portelaonline.com.br/bencaoonline

Divulgue a Coluna Esperança Jovem: http://www.portelaonline.com.br/esperancajovem

Siga o padre Rudinei no Twitter: @PeRudinei e Facebook: Rudinei Negri

Siga o Portela Online no Twitter: @PortelaOnline

Bênção Online

Pela intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e agricultores, Deus os abençoe. Proteja sempre os que estão nas estradas da vida em busca do pão de cada dia e também conceda aos que plantam, a graça de colher os resultados do trabalho. Amém. 

Pedidos de Bênção: Deixe seu pedido e reze pelos outros
23) JOSÉ RODRIGUES BARBOZA NETO - Santa Fé de Minas/MG - (14/05/2013 às 16:06)
Boa tarde. Pelas graças de necessidade venho até vós pedir que me abençõe na vida financeira e me ajude a comprar um carro e me dê forças para aprender a dirigir urgente.. amém.........
22) Flavia Thiel Prevedello - Lucas do Rio Verde/MT - (29/07/2012 às 18:01)
Boa tarde Pe.Rudinei,peço pela proteção de todos os agricultores,principalmente meu pai e tbm peço para q o Pai Maior abençoe meus irmaos e meu marido para q eles continuem ajudando a esta classe q tanto precisa de atenção.Obrigada.Um grande abraço a minha familia
Bênção do Padre Rudinei - Deus te abençoe Flavia. No cultivo da terra, dom de Deus, é importante lembrar sempre da esperança. A semente que nasce é sinal de vida e do pão de cada dia. Bom trabalho.
 Fixemos o nosso coração onde se encontra a verdadeira alegria: Jesus Cristo
BÊNÇÃO ONLINE | 23/08/2014 | 11:10 | 1100 VISUALIZAÇÕES
Por Padre Rudinei Negri | padrerudinei@portelaonline.com.br
Deixe sua mensagem ou um pedido de bênção que será exibida nesta página e ficará disponível para leitura. Se preferir sigilo faça um pedido diretamente ao Padre Rudinei pelo e-mail: padrerudinei@
portelaonline.com.br

Na liturgia desse final de semana, temos uma grande pergunta a ser respondida: Quem é Jesus Cristo? Não se trata de uma resposta teórica ou decorada que aprendemos. Claro que a teoria e o estudo de Jesus Cristo é muito importante. Mas, a resposta mais eficaz se dá com a vida. São as atitudes e ações da comunidade, dos cristãos, que revelam o rosto de Jesus Cristo. A resposta maior está no amor que generosamente temos pelos irmãos, pela comunidade, por Jesus Cristo. A resposta está no amor. Pensemos sobre a resposta que estamos dando a pergunta: “Quem é Jesus Cristo”?

Link Bênção Online:http://www.portelaonline.com.br/bencaoonline

Conheça a Coluna Jovem:www.portelaonline.com.br/esperancajovem

Adicione o Facebook do padre Rudinei Negri

Siga o Portela Online no Twitter: @PortelaOnline

Bênção Online

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Amém. 
 Como é bom ser bem acolhido na comunidade
BÊNÇÃO ONLINE | 27/08/2014 | 22:35 | 1251 VISUALIZAÇÕES
Por Padre Rudinei Negri | padrerudinei@portelaonline.com.br
Deixe sua mensagem ou um pedido de bênção que será exibida nesta página e ficará disponível para leitura. Se preferir sigilo faça um pedido diretamente ao Padre Rudinei pelo e-mail: padrerudinei@
portelaonline.com.br

O acolhimento é fundamental para viver as exigências da ação evangelizadora. Qualquer pessoa que procure a comunidade eclesial deve ser recebida por alguém que a escute e ajude a encontrar uma solução para as suas angústias. Ninguém quer permanecer onde não é bem acolhido. Acolhida deve ser algo permanente. Ser acolhedor todos os dias. Acolher gratuitamente sem esperar nada em troca. Acreditar na gratuidade das ações. O acolhimento seja uma ação concreta, que ajude as pessoas serem mais importantes. A se sentirem como filhas de Deus, amadas e queridas. A pessoa, quando chega a comunidade e é acolhida permanece na comunidade de fato. Sejamos acolhedores.
 A união do povo é uma grande bênção para a cidade
BÊNÇÃO ONLINE | 25/08/2014 | 21:14 | 1384 VISUALIZAÇÕES
Por Padre Rudinei Negri | padrerudinei@portelaonline.com.br
Deixe sua mensagem ou um pedido de bênção que será exibida nesta página e ficará disponível para leitura. Se preferir sigilo faça um pedido diretamente ao Padre Rudinei pelo e-mail: padrerudinei@portelaonline.com.br

Jesus em suas pregações diz que um reino que está divido entre si tende a ser vencido. Um povo para ser forte precisa ser unido em todos os campos. Claro que não podemos atuar em todos os campos (educação, fé, saúde, política, cultura, esporte...) mas, podemos de uma forma ou de outra apoiar os projetos que estão beneficiando a comunidade. Se um jovem está envolvido na escolinha de futebol, no grupo de teatro, no grupo de jovens, seja católico ou de outras denominações, devemos apoiar e principalmente incentivar quem está à frente desses projetos. Evitemos de criar rivalidades ou realizar ações que destruam os projetos, seja por inveja ou egoísmo. Uma comunidade unida tem futuro.

Link Bênção Online:http://www.portelaonline.com.br/bencaoonline

Conheça a Coluna Jovem:www.portelaonline.com.br/esperancajovem

Adicione o Facebook do padre Rudinei Negri

Siga o Portela Online no Twitter: @PortelaOnline

Bênção Online

Senhor, te pedimos pela unidade da comunidade. Que possamos seguir o teu exemplo de amor e de unidade, assim como fizestes com os discípulos e com o povo. Deus, desperte no coração da nova geração o espírito de grupo, construindo assim, a verdadeira unidade. Amém. 
Agradecendo as bênçãos recebidas
BÊNÇÃO ONLINE | 29/08/2014 | 21:40 | 1985 VISUALIZAÇÕES
Deixe sua mensagem ou um pedido de bênção que será exibida nesta página e ficará disponível para leitura. Se preferir sigilo faça um pedido diretamente ao Padre Rudinei pelo e-mail: padrerudinei
@portelaonline.com.br

Estamos chegando ao final do mês de agosto. Muitas graças alcançamos através da fé. É tempo de agradecer, especialmente pela família, trabalho, estudo, comunidade, convivência... Trata-se da essência da vida, que nos anima a recomeçar cada dia, cada manhã. Um coração generoso sabe agradecer a Deus e bendizer por tudo o que recebeu. Senhor, que no próximo mês possamos nos dedicar para fazer o bem em todas as ações que realizaremos. Deixe seu agradecimento no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário