sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ANGICO E SUAS LENDAS FEZ NIVER DIA 22

NO ULTIMO DIA 22  DONA DO BLOG ANGICO E SUAS LENDAS FEZ NVER E SUMIU POR 4 DIAS MAIS MOTIVO COMEMORAR FAZER CARIDADE E SE CUIDAR VOLTEMOS HOJE COM O TEM CHAVE E SEU NIVER UM POUCO DO QUE ACONTECEU  ESTE ANO FOI LINO EMOCIONANTE CALMO E BEM TRANQUILO COMO A MESMA CURTE NO MEIO DA FAMÍLIA  E COM OS MAIS CHEGADOS  FOI UM DIA MUITO PRAZEROSO

Aniversário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, a fundação de um município ou uma batalha. É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. Em vários países lusófonos, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção "Parabéns a você". Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra aniversário vem do latim anniversarius (anni = "ano" + vers = "que retorna" + arius = "data"), que significa "o que volta todos os anos" ou "o que acontece todos os anos". Outra versão para a origem da palavra, também derivada do latim, vem da junção das palavra annus ("ano") e vertere ("voltar"), ou seja, "aquilo que volta todos os anos"1

Origem da comemoração[editar | editar código-fonte]

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião2 3 . Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício, pois o consideravam como um costume pagão.4 É interessante notar que na bíblia há a narrativa de apenas duas festas de aniversário, em Gênesis 40:20 e Mateus 14:6 e sobre estes eventos um dos pais da igreja, “Orígenes [escritor do terceiro século EC]... insiste em que 'dentre todas as pessoas santas nas Escrituras, não se registra nenhuma delas como tendo guardado uma festa ou realizado um grande banquete em seu aniversário natalício. São apenas os pecadores (como Faraó e Herodes) que fazem grandes festejos quanto ao dia em que nasceram neste mundo cá embaixo.'"5 Também em adição, a 6 diz que os judeus "consideravam as celebrações de aniversários natalícios como parte da adoração idólatra..., e isto provavelmente por causa dos ritos idólatras com que eram celebrados em honra dos que eram considerados como deuses padroeiros do dia em que a pessoa nasceu". Note que o dia mais importante na religião conhecida como Satanismo é o dia do nascimento, pois acreditam que neste dia nasce um deus. Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o Deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa ideia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos.
Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.7 Outras obras de referência entram em consideráveis pormenores sobre a origem das celebrações de aniversários natalícios: 'As festas de aniversários natalícios começaram anos atrás na Europa. As pessoas criam em espíritos bons e maus, às vezes chamados de fadas boas e más. Todos temiam que esses espíritos prejudicassem o aniversariante, de modo que ele ficava cercado de amigos e parentes, cujos votos de felicidade, e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que o aniversário natalício apresentava. Dar presentes resultava em proteção ainda maior. Uma refeição em conjunto fornecia uma proteção adicional e ajudava a trazer as bênçãos dos espíritos bons. Portanto, a festa de aniversário natalício destinava-se originalmente a proteger a pessoa do mal e garantir que tivesse um bom ano.'8 Este livro também explica a origem de muitos costumes relacionados com aniversários natalícios. Por exemplo: "O motivo [de se usarem velas] remonta aos antigos gregos e romanos, que criam que círios ou velas tinham qualidades mágicas. Eles oravam e faziam pedidos a ser levados para os deuses pelas chamas das velas. Os deuses enviariam então suas bênçãos e talvez respondessem às orações."

Referências

  1. Ir para cima A Origem do Aniversário (em português) AOrigemDasCoisas.com. Visitado em 6 de agosto de 2013.
  2. Ir para cima MOTOMURA, Marina. Quando surgiu o costume de comemorar aniversários? (em português) MundoEstranho.com. Visitado em 6 de agosto de 2013.
  3. Ir para cima Aniversário - Origem do bolo e velas de aniversário (em português) BrasilEscola.com. Visitado em 6 de agosto de 2013.
  4. Ir para cima Schwäbische Zeitung (Jornal da Suábia)Suplemento Zeit und Welt (em ). [S.l.: s.n.], 1981. p. 4.
  5. Ir para cima The Catholic Encyclopedia (Enciclopédia Católica) (em ). X. ed. [S.l.: s.n.], 1913. 709 pp.
  6. Ir para cima McCLINTOCK, John; STRONG, James. Cyclopædia de M'Clintock e Strong (em ). I. ed. [S.l.: s.n.], 1882. 817 pp.
  7. Ir para cima LINTON, Ralph; LINTON, Adelin. The Lore of Birthays (em ). I. ed. Nova Iorque: [s.n.], 1952. p. 8, 18-20.
  8. Ir para cima Birthday Parties Around the World (Festas de Aniversário em Todo o Mundo) (em ). [S.l.: s.n.], 1967.

Ver também[editar | editar código-fonte]Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
Desconhecido
Como todos os dias se celebram milhares de aniversários no mundo, é interessante saber qual a origem deste costume.
Os aniversários têm origem pagã relacionada com a magia (as velas simbolizam a ligação com espiritual e protecção) e com a religião, embora no caso do cristianismo este costume estivesse abolido até ao século IV, altura em que a Igreja começou a comemorar o nascimento de Jesus Cristo.
Na antiga Grécia na Grécia, onde todos os anos se homenageava a Deusa da caça, Artemis, com um bolo e várias velas em cima de bolos de mel redondos para simbolizar a lua que, segundo a mitologia grega, era a forma da Deusa Artemis se expressar.
Nessas sociedades primordiais as comemorações de aniversário eram reservadas às classes sociais de elite e aos deuses. Assim, tanto os egípcios como os gregos restringiam essas festividades apenas aos faraós e deuses. Já os romanos permitiam essas celebrações apenas ao imperador, à sua família e aos senadores.
Com o tempo esse hábito acabou por chegar à Alemanha, na Idade Média, onde os camponeses festejam os aniversários dos seus filhos com um bolo, as velas em número idêntico à idade da criança e mais uma vela que simbolizava a luz da Vida.
Para se perceber a importância dos aniversários natalícios, deve-se compreender que na Idade Média as pessoas tinham uma crença profunda na existência de espíritos bons e de espíritos maus. Todos receavam que esses espíritos maus causassem mal ao aniversariante no seu dia de nascimento, pelo que ele ficava rodeado pela família e pelos amigos, cujos votos de felicidade e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que esse dia supostamente representava. A oferenda de presentes resultava numa protecção mais forte e quando acompanhada por uma refeição em conjunto ajudava a invocar a presença dos espíritos bons.
Pode-se portanto concluir que nesses tempos a festa de aniversário natalício destinava-se essencialmente a proteger a pessoa do mal e a tentar garantir que tivesse um bom ano à sua frente.
Actualmente as festas de aniversário servem para celebrar a conquista de mais um ano de vida e já não se invocam espíritos bons ou se tenta afastar espíritos maus. Trata-se essencialmente de um dia que se quer feliz e alegre, passado na companhia das pessoas que nos são mais queridas e importantes.
Os Aniversarios no Mundo (ver abaixo)
Rússia, Sérvia, Bulgária e Grécia
As meninas desses países têm direito a duas festas de aniversário por ano. Isso deve-se ao facto de que a maior parte delas tem nomes de santas e por isso é hábito comemorarem na data de nascimento e no dia da sua padroeira.
Finlândia
Na casa do aniversariante é costume hastear a bandeira do país. A tradição obriga a que seja servido um excelente pequeno-almoço com a família.
Senegal
Neste país a moda é preparar vários tipos de carne para homenagear a pessoa aniversariante. E convém que se esteja com energia extra (e dinheiro) pois a tradição obriga a que toda a vizinhança tenha direito a saborear o churrasco do aniversariante.
TailândiaEm vez de ser feita uma festa de arromba, o aniversariante aproveita o seu dia para agradecer a vida e fazer boas acções, entre elas, distribuir alimentos aos monges budistas que passam pela rua.
México, Chile, Cuba e El Salvador
Durante a festa, o aniversariante, de olhos vendados, deve quebrar a piñata (vaso de barro cheio de guloseimas) com um pau de madeira, enquanto os amigos e familiares cantam músicas tradicionais de seu país.
Coreia
Na primeira festa de aniversário a criança coreana é posta em frente a uma série de objectos trazidos pelos convidados. Acredita-se que o presente escolhido pelo bebé dá uma sugestão do seu futuro e da sua futura profissão. Se, por exemplo,  ele escolher um carretel de linha, significa que terá uma vida longa e se escolher um livro será totalmente dedicado aos estudos. Por outro lado se escolher dinheiro ou arroz, terá sucesso financeiro quando for adulto.
Curiosidades:
- A palavra “aniversário” é de origem latina. Vem da junção da palavra “annus” (ano) e da palavra “vertere” (voltar), ou seja, “aquilo que volta todos os anos”.
- A celebração dos aniversários na Alemanha da Idade Média era efectuada ao amanhecer, sendo a criança acordada no dia do seu aniversário com um bolo de velas acesas.

A data do teu aniversário é um dia fantástico!


A data do aniversário é um dia fantástico!

 Esta data representa o culminar de mais um ano de muitas alegrias, muitas experiências, muita aprendizagem, …, na vida do aniversariante e dos que o rodeiam.
Significa mais um ano que ele contribuiu para se “enriquecer” a si e ao mundo!
Representa o avançar de mais um dígito na data de nascimento, o que é fantástico, pois ninguém pensa em morrer novo, pelo contrário espera-se viver o máximo de tempo para usufruir desta pequena passagem que temos neste planeta fantástico, com pessoas fantásticas!
 A todos os que celebram o seu aniversário, muitos parabéns! No dia de  Hoje com um carinho especial !

Segundo as palavras de George Carlin, (absolutamente brilhante)

Sabias que a única época da vida em que gostamos de ficar velhos é quando somos crianças? Se tens menos de 10 anos, estás tão entusiasmado em envelhecer que pensas em frações.
“Quantos anos tens? Tenho seis e meio!”
Tu nunca terás trinta e seis e meio. Tens seis e meio, quase sete! Esta é a chave!
Quando chegas à adolescência, ninguém mais te segura. Saltas para um número próximo, ou mesmo alguns à frente.
“Quantos anos tens?’ ‘Vou fazer 16!”  Podes ter 13, mas… “vou fazer 16”!
E, então, o maior dia da tua vida: Completas 18. Até as palavras soam como uma cerimónia.
COMPLETASTE 18… YESSSS!
Mas, então, chegas aos 30. Oh, que aconteceu?
Isso faz-te parecer leite estragado! Fica azedo, temos que o deitar fora. Não tem mais graça, agora é apenas um bolo azedo. O que está errado? O que mudou?
Assim que COMPLETAS 18, ATINGES 30, e já estás ‘A EMPURRAR’ 40. Putz! Trava, está tudo a derrapar! Antes que te dês conta, CHEGAS aos 50 e os teus sonhos foram-se·
Mas, espera! FIZESTE 60. Nem sequer pensaste que conseguiste!
Atingiste tal velocidade que bates nos 70!
Depois disso, é um dia após o outro… Conseguiste chegar aos 80 e cada dia é um ciclo completo: alcançaste o almoço; passaste as 4:30 ; chegaste à hora de deitar. E não acaba nos 90, começas então a voltar atrás: ‘Eu tinha exatamente 92 anos…’
Aí, acontece uma coisa estranha. Se passares dos 100, tornas-te criança outra vez. ‘Eu tenho 100 e meio.
Que todos vós chegueis a uns saudáveis 100 e meio!’

 Sobre a data de Aniversário:

 Aniversário é uma palavra latina que significa “aquilo que volta todos os anos”.
Anniversarius vem de annus, que significa ano. Vertere significa voltar
Na antiguidade, só os governantes e os deuses tinham direito a festas, com muita comida, desfiles e uma porção de atividades que paravam as cidades.
Os simples mortais não podiam ser honrados, nem mesmo lembrados no dia de aniversário.
 A tradição de comer bolo surgiu há cerca de 200 anos. Preparados com massa de pão e cobertos com açúcar: estes foram os primeiros bolos de que se têm memória e nasceram na Alemanha.
Segundo algumas lendas antigas que, se o bolo de aniversário “murchasse” no forno, era um sinal de má sorte para o ano seguinte. Moedas e joias eram assadas dentro dos bolos e os convidados que recebessem as fatias com as preciosidades teriam a garantia de riqueza e felicidade para os próximos anos.
A tradição de apagar as velas começou na Grécia antiga. Os gregos costumavam acender velas no bolo oferecido à deusa Artemis. Para eles, a chama das velas simbolizava as luzes do luar.
 Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. O número de velinhas não era igual ao da quantidade de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais, que representava a luz da vida.
 Aniversários pelo mundo:
Finlândia
Na casa do aniversariante, é costume hastear a bandeira do país. A tradição pede também um caprichado pequeno-almoço com a família.
Senegal
Preparam-se vários tipos de carne para homenagear o aniversariante. A tradição manda distribuir os assados pelos vizinhos, tornando-se uma grande festa.
Tailândia
Em vez de promover uma grande festa, eles aproveitam a ocasião para agradecer a vida e fazer boas ações, entre eles, entregando alimentos aos monges budistas que passam pela rua.
México, Chile, Cuba e El Salvador
Durante a festa, o aniversariante, de olhos vendados, deve quebrar a Pinhata (vaso de barro cheio de doces) com um pau de madeira, enquanto os seus amigos cantam músicas tradicionais do seu país.
Coreia
Na primeira festa de aniversário, a criança coreana é colocada em frente de uma série de objetos que os convidados trazem. Acredita-se que o presente escolhido pelo bebê dá uma pista do seu futuro e da sua futura profissão. Se ele agarrar carrinho de linhas, significa que terá vida longa. Se for um livro, ele será totalmente dedicado aos estudos. Se escolher dinheiro ou arroz, terá sucesso financeiro quando for adulto.
+

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário