FELIZ DIA DAS MULHERES Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.
Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.
Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.
Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
a primeira mulher de Adão
Por Ana Burke
O mito de Lilith, primeira esposa de Adão, sempre existiu na tradicão judáica sendo este mito retirado do texto bíblico pelos editores bíblicos, isto é, Lilith foi sensurada porque não combinava com os valores e padrões morais em vigor na época. Mas Lilith não desapareceu completamente da tradicão oral e ainda existe em alguns textos rabínicos. Lilith representa a primeira reação feminina ao domínio masculino.
Em seu artigo “O Gênesis enquanto um mito”, Leach (1983) afirma: “a não racionalidade do mito é a sua verdadeira essência, pois a religião exige uma demonstração de fé que se faz suspendendo-se a dúvida crítica.”. Esta afirmacão nos leva a confirmar que Gêneses é um mito devido às suas inúmeras contradicões e não-senso. E já que a crenca exclui o uso da razão, esta define o mito que se transforma em verdade a partir da repeticão constante. Isto faz com que a mente dos receptores assimilem e passem a acreditar no mito como a verdade incontestável.
Ao analisarmos cuidadosamente a criacão, percebemos que o homem foi criado duas vezes, em (Gênesis 1, 27) e em (Gênesis 2,7). E seguindo adiante vemos que houve uma outra criacão da humanidade a partir da descendência de Noé: (Gênesis 9, 1).
“O mito não visa a explicação do surgimento de toda a humanidade como depois foi sugerido pelos exegetas judaicos e cristãos mas, apenas o surgimento de um povo específico, no caso os hebreus. Tal fato está confirmado pelo versículo 16 do capítulo 4: “E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Nod, da banda do oriente do Éden.” O versículo seguinte afirma que “Caim conheceu a sua mulher e ela concebeu, e pariu Enoch…” Há duas interpretações possíveis para estes dois versículos: a primeira é que “conheceu” significa apenas ter relações sexuais e, portanto, Caim teria chegado ao leste do Éden já com uma companheira. Mas a interpretação mais plausível é que de fato tenha encontrado um outro povo. Isto é mais condizente com o estilo dos mitos de origens, marcados fortemente pelo etnocentrismo.”
A bíblia, hoje em dia, é uma verdade indiscutível e as leis e mandamentos que ela contém, também, são verdades indiscutíveis o que define o mito. pode se ler uma afimacão e uma outra afimacão mais à frente diz totalmente o contrário do que disse a primeira, o que gera muita confusão. Ela vem sendo manipulada através dos séculos, apresentando muitos erros de traducão, adulteracões e cortes. E estas modificacões, que não poderiam ser feitas, já que a bíblia deveria ser, na visão do crente, a palavra de Deus. Todas as redundâncias e disparates contidos na bíblia, faz com que muitas das citacões ou interpretações sejam prejudicadas. Se você ler a bíblia hoje, aquela que está na sua casa, e ler a parte que se refere à criacão, ou seja, Gênesis, você possivelmente não irá encontrar lá nenhuma referência a Lilith, a qual seria a primeira mulher de Adão, antes da criacão de Eva. Existe uma única mensão ao nome Lilith na bíblia, em Isaías 34:14: “E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si.”
Nas traducões mais recentes da bíblia, o nome, “Lilith”, foi substituido pelas denominacões “demônio” ou “bruxa”. Suprimiu-se, retirou-se Lilith da bíblia, por razões obvias, mas ela deixou rastros na imaginação popular existindo em vários textos, sendo um deles o Alfabeto de Ben-Sira, que foi introduzido ao judaísmo medieval, antes do ano 1000. Este alfabeto é composto de 22 episódios correspondentes as 22 letras do alfabeto hebraico e mostra Lilith como um demônio, aterrorizante, destrutiva, que pode voar e com propensão ao sexo.
“…Uma versão da Criação de Lilith na mitologia Hebréia conta que Yahvé fez Lilith, como a Adão, porém no lugar de usar terra limpa, “tomou a sujeira e sedimentos impuros da terra, e deles formou uma mulher. Como era de se esperar, essa criatura resultou ser um espírito maligno”.
“…Uma versão da Criação de Lilith na mitologia Hebréia conta que Yahvé fez Lilith, como a Adão, porém no lugar de usar terra limpa, “tomou a sujeira e sedimentos impuros da terra, e deles formou uma mulher. Como era de se esperar, essa criatura resultou ser um espírito maligno”.
_______________________________________________
Por quê não há referencia na bíblia sobre Lilith, a primeira mulher de Adão?
Para entender isto, é necessário ter conhecimento da lenda, mito, ou história de Lilith e, ao mesmo tempo, fazer uma comparação entre Lilith, Eva, outras mulheres da bíblia e o comportamento exibido pelas mulheres no mundo atual. Comportamento este imposto e exigido pelo mundo masculino, o que descaracteriza e anula a mulher, afastando-a de si mesma e suprimindo a sua verdadeira essência. Segundo a lenda, Lilith foi criada do mesmo barro que Adão e por isso, ela entendia que teria os mesmos direitos que este. Ela dizia que era uma sua igual e não inferior e, por este motivo, começou a brigar com Adão sobre a maneira como eles tinham suas relações sexuais. E dizia: “Por que devo me deitar embaixo de você” ou “Eu também sou feita do pó, e assim sendo, somos iguais” . Adão tenta dominá-la sem sucesso, com argumentos ou usando a forca. Nada deu resultado. Lilith estava determinada a não obedecer. A não se sujeitar aos caprichos de Adão.
A luta entre Lilith e Adão continua até que Lilith, não aguentando mais a frustração por causa da teimosia e arrogância de Adão, pronuncia o Tetragrama (YHWH), que é traduzido como “Senhor Deus” na Maioria das bíblias e equivalente ao termo “Yahweh,”. Este termo ha muito tempo vem sendo considerado tão santo e não poderia nunca ser pronunciado. Durante os dias do Templo de Jerusalém, só o sumo sacerdote dizia tal palavra em voz alta, e apenas uma vez por ano, no Dia da Expiação.
Pronunciando o nome de Deus era o mesmo que mostrar a sua indignidade em viver no paraíso e assim, quando o pronunciou o nome de Deus, ela se tornou um ser sobrenatural e adquiriu a capacidade de voar, indo embora do paraíso, como um demônio alado, em direção ao Mar Vermelho. Deus então, disse a Adão que se Lilith NÃO voltasse, 100 dos seus filhos morreriam todos os dias. Mas Lilith NÃO aceitou a chantagem, NÃO VOLTOU e, então, Deus enviou três anjos em busca dela. Mesmo assim ELA CONTINUOU SE RECUSANDO A VOLTAR AO ÉDEM e disse que, de agora em diante, ela devoraria três crianças por dia em represália pelos maus tratos de Adão e a decisão de Deus em matar a cada dia, 100 dos seus filhos.
Para evitar que os anjos a afogassem no Mar Vermelho, Lilith faz um acordo com os anjos de Deus dizendo que não prejudicaria qualquer criança que usasse um amuleto com o nome deles.
Após esta fuga e o acordo entre Lilith e os três anjos, ela se casa com Sammael (Satã). Nas tradicões judaicas Sammael é identificado como “Anjo da morte”, ex-chefe do quinto céu e um dos sete regentes do mundo material. Sammael teria tentado Eva e, após copular com ela, ele tentou Caim. No imaginário popular, Lilith era perseguidora dos recem-nascidos. Era costume se fazer um amuleto para protégé-los quando nasciam. Ela poderia aparecer a qualquer momento da noite e levar uma crianca, ou então, possuir um homem enquanto este dormia.
Segundo o Zohar, “Lilith é uma mulher sedutora de homens inocentes, criadora de espíritos malignos e portadora de doenças. Ela perambula à noite levando os homens a se contaminar, pairando sobre suas vítimas inocentes, inspirando luxúria e concebendo seus filhos. Adão seria uma de suas vítimas e a promiscuidade de Lilith deverá continuar até o dia em que Deus decidir destruir todos os espíritos malignos.”
Lilith é ainda acusada de rasgar o Tetragrammaton, o sagrado nome do Senhor. E Deus, muito preocupado com a união de Lilith e Sammael pelo fato de que eles poderiam produzir muitos demônios, castra Sammael e Lilith procura outros homens, causa as suas emissões noturnas e usa este mesmo material para se engravidar.
Existe uma polêmica muito grande sobre a existência ou não de Lilith, antes de Eva. Os estudiosos da bíblia e arqueólogos explicam esta polêmica da seguinte forma:
Observe em Gênesis 1: 27-28:
“Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; e criou-os homem e mulher.Deus abençoou-os e disse-lhes: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei e submetei a terra; dominai os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra”.
“Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; e criou-os homem e mulher.Deus abençoou-os e disse-lhes: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei e submetei a terra; dominai os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra”.
Como se pode ver em Gênesis 1, Deus criou a ambos, homem e mulher, no mesmo dia, juntos, conversou com eles e os abencoou. Ambos foram feitos à sua imagem e semelhanca e do mesmo material. E isto aconteceu no sexto dia. No sétimo dia, tudo estava acabado, isto é, a obra de Deus estava finalizada e Ele descansou.
Lilith
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Este artigo é sobre o mito hebraico. Para outros significados, veja Lilith (desambiguação).
Lilite (comumente o anglicanismo Lilith) (em hebraico: לילית) foi uma deusa adorada na Mesopotâmia associado com ventos e tempestades e que se imaginava ser um portador de doenças, enfermidade e morte..
Lilith aparece como um demônio noturno na crença tradicional judaica como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes havido existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à Criação1 .
Mais recentemente, esta história tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia. Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida.
Lilith vem sendo cultuada dentro da alta magia desde então, como a deusa que rege a ponta da pirâmide.
Índice
[esconder]Na Bíblia[editar | editar código-fonte]
No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".2
É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." [carece de fontes] podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa. Vemos também o nome Lilite em outros livros apócrifos [carece de fontes].
Divergência de interpretação[editar | editar código-fonte]
Esta é uma interpretação sobre os fatos narrados no Livro de Gênesis para sustentar a ideia também descrita no alfabeto de Ben-Sira, porém, como podemos observar lendo todo o capítulo 1 e 2, estas afirmações acima não se sustentam. Em Gênesis 1 temos os detalhes da criação do mundo a partir das trevas e das águas (sendo no sexto dia a criação do homem e da mulher) e no capítulo 2 de Gênesis temos uma outra narração partindo da terra. São dois eventos diferentes, sendo que o segundo foi escrito no tempo de Salomão e o primeiro, muito depois, no Exílio da Babilônia.
Observe que o primeiro versículo de Gênesis capítulo 2 simplesmente temos a conclusão dos últimos versículos do capítulo 1 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto." - Gênesis 1:31 "Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." - Gênesis 2: 1-2.
Devemos lembrar que a divisão dos capítulos da Bíblia só vieram ocorrer muitos anos depois 3 . Não podemos afirmar que os eventos de Gênesis 2 vieram "muito tempo depois"dos ocorridos em Gênesis 1, porém podemos afirmar sim que, a partir de Gênesis 2: versículo 4, temos uma outra narrativa do que ocorreu em Gênesis 1. Na primeira o homem é criado por último, como ápice da criação, enquanto que na segunda o homem é criado em primeiro lugar e tudo é feito para ele: "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele."
Outra citação que não se sustenta é a que Adão diz "Esta sim, é ossos dos meus ossos...", dando a ideia de "Agora sim, está é minha verdadeira mulher...", pois se observar em todas as traduções (inglês4 , grego5 ou latim6 ) não temos esta expressão "esta sim," ou "agora sim,". Em todas as traduções temos a versão -- "E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos..." -- "The man said, "This is now bone of my bones..." - Gênesis 2: 23
Judit Blair (2009) demonstra que todas as oito criaturas, que são mencionadas, são animais naturais.7
Talvez dada a sua longa associação à noite, surge sem quaisquer precedentes a denominação screech owl, ou seja, como coruja, na famosa tradução inglesa da bíblia, na Versão da Bíblia do Rei James. Ali está escrito, em Isaías 34:14 que … the screech owl also shall rest there (a coruja também deve descansar lá). É preciso salientar, comparativamente, que em uma renomada versão em língua portuguesa da bíblia, traduzida por João Ferreira de Almeida, esta passagem relata que … os animais noturnos ali pousarão, não havendo menção da coruja, como é frequentemente, muito embora erroneamente, citado no Brasil (tratando-se de um claro exemplo da forte influência da cultura anglo-saxã no mundolusófono atual).
Alfabeto de Ben-Sira[editar | editar código-fonte]
No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.
De acordo a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilite foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais". Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilite foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal e a primeira feminista.
Segundo este manuscrito milenar, Ben Sira conta a história de Lilite para Nabucodonosor:
Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilite. Adão e Lilite imediatamente começaram a brigar. Lilite disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou: "Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou um ser superior." Lilite respondeu: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra". Mas eles não deram ouvidos um ao outro. Quando Lilite percebeu isso, ela pronunciou o Nome Inefável e voou para o ar. Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta.
Os três anjos foram insistiram que ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar, sendo assim condenada por Deus a perder cem filhos por dia. Desde então, para proteger os recém-nascidos da influência de Lilite, seria necessário colocar amuletos com o nome dos 3 anjos (Snvi, Snsvi, and Smnglof), lembrando-a de sua promessa.
Eva teria então sido criada a partir de Adão. Como outra interpretação diz que ela (Lilite) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilite tentou a Adão os fazendo cometer adultério. Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilite tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.
Infere-se pelos textos e por amuletos medievais que ela era uma superstição comum entre os camponeses. Deixar esculturas dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, protegeria os bebês recém-nascidos (uma proteção necessária por 8 dias para homens e 20 dias para mulheres) e impediria que seus maridos fossem seduzidos por Lilite a cometer [adultério].
Mitologia Suméria[editar | editar código-fonte]
A imagem de Lilite, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilite por volta de 700 A.C.
Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam ela a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas.
Mitologia Mesopotâmica[editar | editar código-fonte]
Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.
Mitologia Hebraica[editar | editar código-fonte]
A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilite era cultuada, é bem provável que vissem Lilite como um símbolo de algo negativo. Vemos assim a transformação de Lilite no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas: Lilite tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida.
Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilite, como o aperto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com sua vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.
Pensa-se que o Relevo Burney (ver alusões à coruja na reprodução do Relêvo de Burney, nesta página), um relevo sumério, represente Lilite; muitos acreditam também que há uma relação entre Lilite e Inanna, deusa suméria da guerra e do prazer sexual.
Mitologia grega[editar | editar código-fonte]
Algumas vezes Lilite é associada com a Deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", uma Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, assim como Lilite, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.
Era contemporânea[editar | editar código-fonte]
Nos dois últimos séculos a imagem de Lilite começou a passar por uma notável transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilite (ver a reprodução do quadro Lilith de John Collier, pintada em 1892), e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos, em um contraste radical à sua tradicional imagem demoníaca, noturna, devoradora de crianças, causadora de luxúria e vampirismo (ver texto gnóstico na seção de links externos). Podendo ser citados também os nomes de Johann Wolfgang von Goethe, John Keats, Robert Browning, Dante Gabriel Rossetti, John Collier, etc…Lilite também é considerda um dos Arquidemônios símbolo da vaidade.
Referências
- ↑ http://www.biblicalarchaeology.org/daily/people-cultures-in-the-bible/people-in-the-bible/lilith/
- ↑ http://www.bibliacatolica.com.br/01/1/1.php
- ↑ http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=69
- ↑ http://www.bibliaonline.com.br/niv/gn/2
- ↑ http://www.bibliaonline.com.br/greek/gn/2
- ↑ http://www.bibliaonline.com.br/tnv/gn/2
- ↑ Judit M. Blair De-Demonising the Old Testament - An Investigation of Azazel, Lilite, Deber, Qeteb and Reshef in the Hebrew Bible. Forschungen zum Alten Testament 2 Reihe, Mohr Siebeck 2009 ISBN 3-16-150131-4
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Gravuni, Antonio Vilmar. As trinta e cinco viagens de um bruxo - G777m - S.I.: s.n. 2012.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Jardim do Édem revisitado por Roque de Barros Laraia, Universidade de Brasília.
- An Investigation of Azazel, Lilith, Deber, Qeteb and Reshef in the Hebrew Bible
Mulheres serenas, promessas de nada,mulheres de vento, de sopro divino,
mulheres de sonho, mulheres sentido,
mulheres da vida, melhor ter vivido…Mulheres de tempo, em que tudo que havia fazia sentido,
mulheres que eu vejo, no sol de janeiro,
mulheres saídas de potes de vidro,
mulheres faceiras, as mais feiticeiras, melhor ter sorrido…Mulheres de tantos e tantos perigos,
mulheres de vinho e de vã harmonia,
mulheres convívio,
mulheres no cio, as mais parideiras, melhor ter nascido…Mulheres de luzes e de absinto,
mulheres que um dia sonhei colorido,
mulheres de santos, mulheres de igrejas,
as mais rezadeiras, melhor sacrifícioMulheres que um dia deitaram comigo,
mulheres tão lindas e de maior juízo,
mulheres de danças,
as tranças nos ombros, meus olhos caídos…Mulheres que fecham a vã poesia,
mulheres que o ouro não tem nem princípio,
mulheres de outono,
o seu abandono, melhor ter carinho…Mulheres de um tempo em que estive sozinho,
mulheres de riso abrindo janelas,
mulheres que sonham,
seu sono macio, melhor o seu ninho…Mulheres do dia e da noite, eternos,
mulheres que lutam, raízes na terra,
mulheres que as feras,
no meio da noite, não mais intimidam…Mulheres espera, no mar do abandono,
mulheres teares, tecendo seu linho,
mulheres tão loucas,
Seu beijo na boca, uma taça de vinho…Feliz Dia Internacional da Mulher!
Nenhum comentário:
Postar um comentário