segunda-feira, 13 de julho de 2015

A VIDA E OBRA DE SÃO LAZARO

São Lázaro vivia em Betânia e era irmão de Marta e de Maria. Morto e sepultado, jesus o fez sair do túmulo, restituindo-lhe a vida, quando todas as esperanças já se achavam perdidas. O epsódio é narrado apenas pelo envangelhista João, mostrando que Jesus é a ressurreição e a vida:  Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro estava no túmulo. Betânia ficava perto de Jerusalém; uns três quilômetros apenas.
Muitos judeus tinham ido à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi ao encontro dele. Maria porém, ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: tudo que pedires a Deus, ele te dará”. Jesus disse: “Teu irmão vai ressuscitar”. Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá”.
Uma antiga tradição oriental afirma que São Lázaro foi bispo de Chipre. No século X, no ano 900, o imperador Leão VI teria transportar suas relíquias de Chipre para Constantinopla. Também os franceses afirmam ter sido ele o bispo de Marselha e martirizado durante a perseguição de Nero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário