sábado, 18 de julho de 2015

SABADO

A ciência está ampliando o conhecimento sobre biorritmos. Sabe-se que para várias funções orgânicas existe o que cientistas chamam de “Ritmo do Sétimo Dia”. Algo ocorre em nosso corpo em certas circunstâncias no sétimo dia do evento, seja uma cirurgia, transplante ou liberação de hormônios.
Dr. Halberg do Laboratório de Cronobiologia da Universidade de Minesota, nos Estados Unidos, é um líder na pesquisa de biorritmo naquele país. Em colaboração com outros cientistas de várias nações ele documentou o Ritmo do Sétimo-Dia no ser humano (Halberg F., and E. Halberg. Conceptualization and Validation of a Circaseptenary Clinospectral System. Abstracts, Second International Conference on Immunopharmacology, Sheraton Park, Washington, D.C., July 5-10, 1982, 340-341).
Monitoraram os batimentos cardíacos de um homem durantes vários meses enquanto ele permanecia em um ambiente totalmente isolado com todas as condições controladas e nada do mundo exterior poderia interferir com seus ritmos internos corporais. Quando os dados foram analisados, seu coração mostrou claramente um Ritmo do Sétimo Dia (McCluskey, E.S. Light-Dark Cycle Entrainment of Circadian Rhythms in Man. The Biologist 65:17-23, 1983).
Usando-se poderosos métodos de computadores, um grupo de cientistas analisou cuidadosamente modelos de produção de hormônios esteróides coletados da urina de um homem saudável durante um período de 15 anos. Os resultados das análises hormonais mostraram que a excreção desses hormônios também ocorria num Ritmo do Sétimo Dia (Halberg, F., M. Engeli, C. Hamburger, et al. Spectral Resolution of Low-Frequency, Small-Amplitude Rhythms in Excreted 17-Ketosteroids; Probably Androgen-inducced Circaseptan Desynchronization. Acta Endocrinológica. Suppl. 103:5-53, 1965).
Outro grupo de pesquisadores estudou mais do que 70 homens jovens que tiveram um ou mais dentes molares extraídos. Cada dia após a cirurgia, suas faces e maxilares foram medidos cuidadosamente. É de se supor que o edema (inchação) na face diminuiria nos próximos dias após a cirurgia para a extração dos dentes. Mas isso não ocorreu. Verificou-se a presença de um Ritmo do Sétimo Dia quanto à inchação local (Pollman, L. and G. Hildebrandt. Long-Term Control of Swelling After Maxillo-Facial Surgery: A Study of Circaseptan Reactive Periodicity. Inter. J. Chronobiology, 8:105-114, 1982).
Observou-se também que em várias cirurgias de transplante de rim ocorre este ritmo de sete dias, já que se verificou que a rejeição ocorria após sete dias da operação (De Vecchi, A., F.Halberg, R.B. Sothern, et al. Circaseptan Rhythmic Aspects of Rejection in Treated Patients with Kidney Transplants. Inter. J. Chronobiology, 5:432, 1978).
Esse tipo de biorritmo é chamado de “circaseptano”, também encontrado em macacos, cachorros, ratos e outros organismos. Isso parece revelar que o Ritmo do Sétimo Dia é um mecanismo normal existente na fisiologia de organismos vivos.
Alguns cronobiologistas crêem que esse tipo de biorritmo – o do sétimo dia – pode revelar que os organismos precisam de uma certa pausa como um estímulo para seguirem vivendo.
Durante a Revolução Francesa (1789-1799), cientistas seculares tentaram revolucionar a semana de sete dias, instituindo uma semana de dez dias. Foi um caos. O matemático e senador La Place teve um papel importante em restaurar o modelo anterior dos sete dias na semana. Simplesmente não funcionou!
Na Bíblia, em Gênesis capítulo 2, versículos 1 a 3, está escrito: “Assim os céus, a
terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”
E Moisés, pioneiro em medicina preventiva e melhoras sociais, escreveu: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” (Êxodo 20:8-11). Aliás, este é o quarto mandamento da Lei de Deus. O único que descreve quem é o Deus dos outros nove mandamentos.
Que paralelo fantástico entre as Escrituras Sagradas e a moderna ciência! Sabemos hoje que um dos componentes para redução do estresse é o descanso semanal, a ênfase na importância da dimensão espiritual do ser humano e as práticas naturais de saúde. Jesus foi totalmente científico quando disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2:27). Ele falava desse biorritmo há 2 mil anos, e do amor de Deus em preparar um dia de descanso, de reflexão, de serviço espiritual especial e de culto ao Criador dos céus e da Terra.
(Bernell Baldwin, Ph.D., professor de neuro-fisiologia e fisiologia aplicada no Wildwood Lifestyle Center and Hospital, pesquisador e articulista do The Journal of Health and Healing.Sábado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o dia da semana. Se procura por outros significados de Sábado, veja Sábado (desambiguação).
O sábado, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o último1 ,2 dia da semana, seguindo a sexta-feira e precedendo o domingo, é um dia de oração e de descanso para judeus e cristãos sabatistas.
1° dia 2° dia 3° dia 4° dia 5° dia 6° dia 7º dia (último dia)
Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO,3 o sábado é considerado o sexto dia, sem que isso faça dele o sexto dia real, permanecendo o sábado o sétimo dia da semana, mesmo com o sábado e o domingo como fim de semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.4
1° dia 2° dia 3° dia 4° dia 5° dia 6° dia último dia
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo
A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Shabat hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de descanso entre os judeus e alguns grupos de cristãos, principalmente os adventistas.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando o dia de Sábado ao deus Saturno, o que originou em inglês a denominação Saturn's day, posteriormente abreviada para Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno".
Entre os romanos, por exemplo, este dia era dedicado a Saturno, deus da agricultura, e representava um dia de descanso na semana pela boa colheita.
Índice [esconder]
1 Origem dos nomes dos dias da semana
2 Questões religiosas
2.1 Paganismo
2.2 Judaísmo e cristianismo
3 Origem do Sábado
3.1 Os Dias da Criação
3.2 O Sétimo Dia
3.3 As três ações de Deus com o Sábado
3.3.1 Descansou
3.3.2 Abençoou
3.3.3 Santificou
4 Sábado em outros idiomas
5 Referências
6 Ver também
Origem dos nomes dos dias da semana[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Dias da semana
Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.
Questões religiosas[editar | editar código-fonte]
Paganismo[editar | editar código-fonte]
Saturno, gravura do século XVI de Caravaggio.
O Império Romano considerava o sábado um dia de descanso consagrado à Saturno, ao qual atribuem a origem de Roma, construindo-lhe um templo e um altar à entrada Fórum, no Capitólio. Atribui-se ainda a Saturno a criação de divindades como Juno, Hércules e de heróis como Rómulo. Homenageava-se Saturno com a Festa das Saturnálias, onde todos descansavam dos seus trabalhos.
Judaísmo e cristianismo[editar | editar código-fonte]
No judaísmo o sábado (שַׁבָּת, pronunciado "Shabat") significa "descanso," "cessação," ou "interrupção" e é o sétimo dia da semana dedicado à oração e ao descanso, pois segundo a mitologia hebraica Deus descansou no sétimo dia após completar a criação do universo (Gênesis 2:1-3). Os judeus consideram proibidas certas atividades neste dia.Na segunda metade do século XIX grupos restauracionistas sabatistas (Milleritas e Adventistas) surgidos nos Estados Unidos provocaram divergências nos meios cristãos quanto a questão da observância do sábado ou o domingo como dia de descanso,quando influenciados pelos Batistas do Sétimo Dia, começaram a também guardar o dia de sábado. A maioria dos cristãos considera o domingo o dia de descanso, embora tenha origem apostólica ele só foi estabelecido oficialmente em 325 d.C. no Primeiro Concílio de Niceia.
Segundo a tradição patrística o domingo substitui o sábado judaico:
Epístola de Barnabé (74 d.C.) guardamos o oitavo dia (Domingo) com alegria, no qual Jesus ressuscitou dos mortos e, depois de se manifestar, subiu aos céus (Barnabé 15,6-8).
- Justino Mártir (100 - 165 d.C.): Reunimos-nos todos no dia do Sol [o primeiro dia da semana era denominado de dia de Sol no Império Romano até o século IV], não só porque foi o primeiro dia em que Deus, transformando as trevas e a matéria, criou o mundo, mas também porque neste mesmo dia Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dos mortos. Crucificaram-no na véspera do dia de Saturno; e no dia seguinte a este, ou seja, no dia do Sol, aparecendo aos seus apóstolos e discípulos, ensinou-lhes tudo o que também nós vos propusemos como digno de consideração. (Justino I – Apologia Cap. 66-67 : PG 6.427-431)
- Inácio de Antioquia: Aqueles que viviam na antiga ordem de coisas chegaram à nova esperança, e não observam mais o sábado, mas o dia do Senhor, em que a nossa vida se levantou por meio dele e da sua morte. Alguns negam isso, mas é por meio desse mistério que recebemos a fé e no qual perseveramos para ser discípulos de Jesus Cristo, nosso único Mestre. (Inácio de Antioquia. Carta aos Magnésios)
Em 325 d.C. no Primeiro Concílio de Niceia foi confirmada a Tradição Apostólica oficializando o Domingo como dia de descanso.
O maior número de guardadores cristãos do sábado é representados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. O mais antigo grupo sabatista ainda em existência é a Igreja Batista do Sétimo Dia, embora alguns disputem esta asserção. Além desses temos a Igreja de Deus do Sétimo Dia e outras dissidências da Igreja Adventista que abandonaram a ideia de ser necessário especificar-se um dia como sagrado e deixaram a escolha da comunidade local sobre o melhor dia de culto.
Alguns grupos sabatistas creem que, leis dominicais promovidas por uma aliança formada entre protestantes apostatados, o Catolicismo Romano, governos e o espiritismo moderno perseguirá os sabatistas, seguindo-se o Armagedom que culminaria com a Volta de Cristo e o Juízo Final.
Origem do Sábado[editar | editar código-fonte]
Os Dias da Criação[editar | editar código-fonte]
A análise imparcial do relato de Gênesis 1-11 descreve um relato simbólico sobre a Criação do mundo. A descrição de tarde e manhã na criação de cada dia, a enumeração dos dias da semana e o estudo da palavra dia no seu original hebraico (YOM) pode tanto significar dias de 24 horas quanto eras de milhões de anos. Todos os povos tinham seus mitos de criação. Os hebreus baseados em mitos sumério-babilônicos e egípcios redigiram o relato bíblico da criação.5 6
O Sétimo Dia[editar | editar código-fonte]
O sétimo dia é o único que não é qualificado com a expressão "tarde e manhã", mas na expressão "sétimo dia" relatada no texto (Gênesis 2:2-3) é a mesma usada como referência ao dia Sábado ( = descanso) aludindo ao dia de descanso semanal.5 6
As três ações de Deus com o Sábado[editar | editar código-fonte]
Segundo o relato bíblico, o sábado tem sua origem na criação do mundo, quando Deus descansou, abençoou e santificou (Gênesis 2:2-3) esse dia..O sábado foi transformado em mandamento a partir da instituição do decálogo no Monte Sinai. .5 6
Descansou[editar | editar código-fonte]
Deus descansou de suas obras no setimo dia, proveu um exemplo para suas criaturas, sobre o que elas deveriam fazer também.5 6
Abençoou[editar | editar código-fonte]
Deus abençoou o dia de sábado.5 6
Santificou[editar | editar código-fonte]
Deus separa um dia para para uso sagrado.5 6
Sábado em outros idiomas[editar | editar código-fonte]
Idioma Nome Significado
Catalão Dissabte "Dia do sabá"
Espanhol Sábado
Galego Sábado
Italiano Sabato
Francês Samedi
Romeno Sâmbătă
Alemão Samstag
Esperanto Sabato "Repouso"
Neerlandês Zaterdag "Dia de Saturno"
Inglês Saturday "Dia de Saturno"
Japonês 土曜日, Doyōbi
Chinês 星期六, Xīng qī liù "Sexto dia da semana"
Sueco Lördag "Dia do banho"
Dinamarquês Lørdag "Dia do banho"
Lituano Šeštadienis "Sexto dia"
Hebreu שבת, Shabāt "Repouso"
Latim Dies Saturni "Dia de Saturno"
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Sábado
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sábado
Referências
Ir para cima ↑ Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
Ir para cima ↑ Dicionário e Enciclopédia Koogan/Houaiss. Rio de Janeiro: Edições Delta, 1995.
Ir para cima ↑ Norma ISO 8601.
Ir para cima ↑ Geonames/The days of the week in various languages.
↑ Ir para: a b c d e f TIMM, Alberto. O Sábado na Bíblia - Por que Deus faz questão de um dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010
↑ Ir para: a b c d e f FINLEY, Mark. Tempo de esperança: 24 horas para você renovar suas energias. Tatuí: CPB, 2009
Ver também[editar | editar código-fonte]
Semana
Dias da semana
Domingo
Shabat
Doutrina católica sobre os Dez Mandamentos
[Esconder]
v • e
Outros anexos sobre letras dominicais
Anos comuns – 1º dia
segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira sábado domingo
Anos bissextos – 1º dia
segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira sábado domingo
Categoria: Dias da semana
Menu de navegação
Criar uma contaEntrarArtigoDiscussãoLerEditarEditar código-fonteVer histórico
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
Colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Manutenção
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Criar um livro
Descarregar como PDF
Versão para impressão
Noutros projectos
Wikiquote
Ferramentas
Páginas afluentes
Alterações relacionadas
Carregar ficheiro
Páginas especiais
Ligação permanente
Informações da página
Item no Wikidata
Citar esta página
Noutros idiomas
Аҧсшәа
Afrikaans
Alemannisch
አማርኛ
Aragonés
Ænglisc
العربية
ܐܪܡܝܐ
مصرى
Asturianu
Авар
Azərbaycanca
Башҡортса
Žemaitėška
Bikol Central
Беларуская
Беларуская (тарашкевіца)
Български
भोजपुरी
Bahasa Banjar
বাংলা
བོད་ཡིག
Brezhoneg
Bosanski
Буряад
Català
Chavacano de Zamboanga
Mìng-dĕ̤ng-ngṳ̄
Нохчийн
Cebuano
کوردیی ناوەندی
Corsu
Čeština
Kaszëbsczi
Словѣньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ
Чӑвашла
Cymraeg
Dansk
Deutsch
Zazaki
Dolnoserbski
ދިވެހިބަސް
Eʋegbe
Ελληνικά
Emiliàn e rumagnòl
English
Esperanto
Español
Eesti
Euskara
Estremeñu
فارسی
Suomi
Võro
Føroyskt
Français
Arpetan
Furlan
Frysk
Gaeilge
Gagauz
贛語
Gàidhlig
Galego
گیلکی
Avañe'ẽ
𐌲𐌿𐍄𐌹𐍃𐌺
ગુજરાતી
Gaelg
Hawai`i
עברית
हिन्दी
Hrvatski
Hornjoserbsce
Kreyòl ayisyen
Magyar
Հայերեն
Interlingua
Bahasa Indonesia
Iñupiak
Ilokano
Ido
Íslenska
Italiano
日本語
Basa Jawa
ქართული
Taqbaylit
Қазақша
Kalaallisut
ភាសាខ្មែរ
ಕನ್ನಡ
한국어
Перем Коми
Къарачай-малкъар
Ripoarisch
Kurdî
Коми
Kernowek
Кыргызча
Latina
Ladino
Lëtzebuergesch
Лакку
Лезги
Lumbaart
Lingála
ລາວ
Lietuvių
Latviešu
Мокшень
Олык марий
Baso Minangkabau
Македонски
മലയാളം
Монгол
मराठी
Bahasa Melayu
မြန်မာဘာသာ
Эрзянь
مازِرونی
Nāhuatl
Napulitano
Plattdüütsch
Nedersaksies
नेपाली
Nederlands
Norsk nynorsk
Norsk bokmål
Nouormand
Sesotho sa Leboa
Occitan
ଓଡ଼ିଆ
Ирон
ਪੰਜਾਬੀ
Polski
پنجابی
Ποντιακά
پښتو
Runa Simi
Română
Armãneashti
Tarandíne
Русский
Русиньскый
Kinyarwanda
संस्कृतम्
Sardu
Sicilianu
Scots
سنڌي
Sámegiella
Srpskohrvatski / српскохрватски
Simple English
Slovenčina
Slovenščina
ChiShona
Soomaaliga
Shqip
Српски / srpski
Basa Sunda
Svenska
Kiswahili
తెలుగు
Тоҷикӣ
ไทย
Türkmençe
Tagalog
Tok Pisin
Türkçe
Татарча/tatarça
Twi
Українська
اردو
Oʻzbekcha/ўзбекча
Vèneto
Vepsän kel’
Tiếng Việt
West-Vlams
Volapük
Walon
Winaray
Wolof
吴语
Хальмг
მარგალური
Yorùbá
中文
Bân-lâm-gú
粵語
Тыва дыл
Editar ligações
Esta página foi modificada pela última vez à(s) 09h52min de 13 de julho de 2015.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Compartilha Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalh

Nenhum comentário:

Postar um comentário