terça-feira, 11 de agosto de 2015

APOGEU

Apogeu é o substantivo masculino do âmbito daastronomia que indica o ponto mais distante que um corpo celeste apresenta em relação à Terra.
Em sentido figurado, a palavra apogeu significa oaugeponto altoacme ou clímax de alguma coisa.Ex: O apogeu da seleção brasileira aconteceu em 1982, apesar de não terem conquistado a Copa do Mundo.
Com origem na palavra grega apógeios, ela é formada pela junção de apo (que significa longe) e geo, que significa "terra".

Apogeu e perigeu

Apogeu e perigeu são dois conceitos da astronomia, que indicam a maior distância (apogeu) e a menor distância (perigeu) de um corpo celeste em relação ao planeta Terra.
No caso concreto da Lua, quando se encontra no seu perigeu, ela pode estar aproximadamente 50 mil quilômetros mais perto da terra do que quando está no seu apogeu, o que modifica bastante a sua aparência.
Sabemos que a dimensão física da Lua não altera com o tempo, assim como o seu volume permanece igual. No entanto, o seu aspecto pode mudar, dependendo da sua fase. Quando está mais perto da Terra (perigeu), a Lua aparenta ser muito maior e mais brilhante.Apesar de já termos vivenciado os dois fenômenos, a gente acaba esquecendo o tema, até que ele volta a se repetir (e a gente tem sorte de estar vivo para vê-lo mais de uma vez).

Os dois fenômenos são opostos, sendo que no Apogeu a Lua está no ponto mais distante de sua trajetória ao redor da Terra, e no Perigeu a Lua está o mais próximo dessa trajetória, que é elíptica (ou seja, a Lua faz círculos ovais ao redor da Terra), e isso ocorre a cada estação lunar de 28 dias. Entretanto, no ano de 2011 a Lua apresentou um Perigeu maior que o de costume, comparado ao de 18 anos atrás (ocorrido em 1993).

A Lua não aumenta de volume, apenas nossa percepção de que ela está maior é que muda, pois ela passa mais perto de nós.

Nesse vai e vem, a cada 28 dias, a Lua produz efeito gravitacional que influencia o movimento das marés. Como no presente momento vivemos o fenômeno com um pouco mais de proximidade (Perigeu), no qual a Lua está cerca de 6mil quilômetros mais perto de nós, é possível (mas ainda não provável) que haja uma influência em acontecimentos como terremotos e tsunamis (como o que devastou o Japão, em 2011).

Veja abaixo foto da Lua nos 2 momentos (Nasa):

Fotos da Lua no Apogeu e no Perigeu, feitas pela Nasa, no ano de 2006.

Translate:

You know the difference between Apogee and Perigee Moon?

While we've experienced both phenomena, we tend to forget the issue until it happens repeatedly (and we're lucky to be alive to see it more than once).

The two phenomena are opposite, and the moon is at apogee at the farthest point of itstrajectory around the Earth, the Moon and Perigee is the closest this trajectory, which iselliptic (ie, the moon makes the circles oval around the Earth), and this occurs every 28 days of the lunar station. However, in 2011 presented Perigee Moon bigger than usual, compared to 18 years ago (during 1993).

The moon does not increase in volume, only our perception that it is bigger is changing,because it is closer to us.

This comes and goes every 28 days, the moon has an effect which influences thegravitational tides. As we live in the present moment the phenomenon with a little more closeness (Perigee), in which the Moon is about 6mil kilometers closer to us, it is possible (but still not probable) that there is an influence in recent events such as earthquakes and tsunamis (like that devasted Japan, in 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário