Poder de barganha significa o poder de troca;permuta. Barganhar é o ato de trocar, de forma fraudulenta ou não um objeto por outro; é a força de uma pessoa ou grupo ao discutir preços, colocando pressão e exigindo por exemplo, maior qualidade em menor preço.
Barganha tem origem na palavra inglesa bargain, que representa o verbo barganhar em português.
Em sentido figurado, barganha pode ser sinônimo de trapaça, porque pode representar uma transação fraudulenta.
Poder de Barganha segundo Porter
Poder de barganha compõe dois dos fatores do modelo das Cinco Forças de Michael Porter, que tem o objetivo de analisar a competição entre empresas, e para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.
O poder de barganha dos compradores é uma das cinco forças de Porter, é a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade.
O outro fator é o poder de barganha dos clientes, que é quando os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços, esse fator também compete com a indústria, forçando os preços para baixo e jogando os concorrentes uns contra os outros.Barganha ou berganha é o ato de trocar, de forma fraudulenta ou não um objeto por outro.
Desde que o sentido de propriedade privada foi estabelecido pela sociedade, o conceito de comércio e o escambo foram instituídos; temos os considerados bons negociadores e aqueles que nada têm para negociar, então, numa espécie de 'chantagem', barganham objetos por outros objetos ou por vantagens.
Em alguns casos, a barganha é simples componente psicológico em que através de pressão emocional consegue-se que uma determinada atitude seja tomada ou uma vantagem seja conseguida. Há várias áreas de atuação em que a barganha é cotidiana em que o bom profissional destaca-se exatamente pela capacidade de flexibilizar as decisões até que estas sejam consideradas aprazíveis; dentre elas cabem os ramos da política, direito, psicologia, ad infinitum.
Deve-se, contudo, tomar o cuidado de diferenciar barganha de chantagem, vez que o segundo é o ato de extorsão em troca de dinheiro, sendo este conseguido sob ameaça, enquanto o ato de barganhar envolve geralmente negociação, lícita ou não, favorável a apenas uma das partes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário