A carpa é um peixe que tem uma ligação muito forte com a cultura japonesa, isso porque é originário da Ásia e também Europa e África. É usado, principalmente, como um peixe ornamental, em lagos eaquários. Acredita-se que ter uma criação de carpas tragaprosperidade e alegria.
Em se tratando de tatuagens, a carpa entra na área das orientais. Existem desenhos de diversos tipos e diversas cores. A tatuagem de carpa geralmente é escolhida por quem deseja um desenho grande, pois costumam ser bastante ricas em detalhes.
Tanto homens quanto mulheres escolhem a carpa para tatuar em seu corpo. Os homens preferem o desenho em áreas como braços,pernas, peito e costas, enquanto que as mulheres costumam tatuar a carpa na parte superior das costas ecostelas. Claro que há variações, mas a maioria opta por essas áreas do corpo.
A carpa é personagem de diversas lendas bastante tradicionais no Japão e China, o que acaba mexendo bastante com o imaginário das pessoas, já que se tratam de histórias de superação de problemas e dificuldades.
A Simbologia da Tatuagem de Carpa
Muitas pessoas escolhem a carpa para sua tatuagem apenas pela beleza do desenho, entretanto, outras escolhem pela bela e tradicional simbologia. De acordo com a cultura japonesa, a carpa é um animal que precisava atravessar toda a China para conseguir por os seus ovos. Eram corredeiras, pedras e cascatas que precisavam ser superadas pelo peixe. Ao final, se ela sobrevivesse, iria se transformar em um belo e poderoso dragão.
Ao tatuar uma carpa apontada para cima, ela estará simbolizando a força para lutar e alcançar os objetivos. Já quando ela está apontada para baixo, simboliza os objetivos e sonhos que já foram realizados.
As Cores da Tatuagem de Carpa
Além do significado principal, as carpas também podem ter sua significação relacionada com a cor da tatuagem. Confira os significados:
Carpa Azul: A cor azul, quando usada em uma tatuagem de carpa pode ter dois tipos de significados, que combinam tanto com homens quanto com mulheres e são a masculinidade e a reprodução.
Carpa Preta: Muitas pessoas veem a cor preta como negativa, entretanto, em uma tatuagem de carpa ela significa o triunfo após uma época de mudanças difíceis. Assim como o esforço feito durante um momento delicado da vida.
Carpa Vermelha: A cor vermelha é vibrante e uma das mais usadas em tatuagens de carpa. Simboliza oamor e também a coragem e energia para superar os problemas. A carpa vermelha é considerada a mais forte e capaz de superar até mesmo as correntezas mais intensas.A carpa é um peixe de origem chinesa que vive em água doce. É muito famosa entre as pessoas que possuem tatuagem e às vezes podemos contar com a sua presença em alguns animes e mangás – mesmo que seja apenas dentro de um lago no cenário ao fundo.
A carpa é um peixe de criação, e é possível encontrar espécies e criações na Ásia, Europa, América do Sul, e etc. A carpa também é bastante utilizada em aquariofilia, que é a criação de peixes, e podem viver tanto em tanques externos como em grupos. A carpa é criada em tanques há mais de mil anos. Vive preferencialmente em águas cálidas, de rios de curso lento e de lagos. Se alimenta de pequenos invertebrados que captura no lodo.
Suas cores variadas e toda a crença voltada para sua espécie fazem com que a carpa seja um dos principais peixes escolhidos quando o assunto é a decoração de lagos artificiais em jardins de todo o mundo. Com origem na China, no decorrer do tempo fez com que sofressem mutações genéticas que transformaram sua cor comum – cinza, prateado e dourado – em diversas outras cores. As carpas que sofrem essa mutação têm o nome de Nishigikoi (Koi com pedigree) e se dividem em três principais grupos de cores: o grupoAsagui (azul e vermelha), o Higoi (vermelha) e o Bekko (preta e branca).
A origem das carpas Nishigikoi ocorreu no Japão, na cidade de Niigata, no ano de 781. A mutação entre as carpas ocorreu espontaneamente e também com a ajuda dos criadores da região para alcançarem a mistura de cores e tamanhos.
A partir dessas mutações foi possível criar diversas “raças” de Nishigikoi. Prova disso é que, em 1830, havia somente os três grupos híbridos citados acima, enquanto em 1911 o número chegou a seis variedades e, em 1983, para 13 variedades definidas oficialmente.
Aqui você ficará sabendo um pouco mais sobre a lenda que existe por trás desse magnífico peixe. Além de outros significados.
A Lenda
Segundo a lenda, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho(Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão.
Por causa dessa crença, acredita-se que as carpas subindo significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades, e a carpa descendo significa objetivos alcançados, cumpridos.
Encontramos referências à lenda das carpas em Pokemon, onde a forma evoluída do Magikarp (carpa) é um Gyarados (dragão)
Esse peixe também serviu de inspiração para o grande escritor nacional Paulo Coelho em uma coluna que escreveu para o site G1 em 2009 com o título de “A Carpa Aprende a Crescer”
“A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.
Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual.
Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual.
Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa.”
Muitos criticam este trecho escrito por Paulo Coelho afirmando que ele escreveu erroneamente sobre as carpas, pois elas crescem bastante, mesmo estando presas em tanques.
Críticas à parte, a mensagem continua sendo bonita, não? rs
Tatuagens
Escolhida tanto por homens como por mulheres, é retratada em diversas cores e posições. Cada cor possui um significado diferente:
Carpa Azul: A cor azul, quando usada em uma tatuagem de carpa pode ter dois tipos de A carpa (Cyprinus carpio) é uma espécie de peixe de água doce, originário dos lagos e rios chineses, entretanto, atualmente é possível encontra-la em continentes asiáticos, europeus e africanos.
Essa espécie costuma habitar os fundos dos rios, buscando lá seus alimentos, embora quando criadas em pesqueiros possam adquirir o hábito de comer na superfície também. A carpa é um tipo de peixe que exige espaço, e a sua criação deve ser em tanques ou em aquários grandes.
São peixes muito dóceis, alegres e ativos. A carpa é uma espécie muito corajosa e combativa, com um corpo alongado, coberto de escamas grandes, tendo uma cabeça massiva e uma longa barbatana dorsal.
A carpa também apresenta muita resistência, até mesmo fora da água. Sem contar que a carpa possui uma longevidade impressionante, que pode ultrapassar os vinte anos. Gera, por vezes, crias tão fortes quanto ou mais que, constando que a cria ingere o alimento por sucção.
Existem diversas sub-espécies de carpa, como por exemplo: carpa capim, carpa comum, carpa espelho, carpa húngara, carpa cabeça grande, carpa colorida, etc.
As carpa capim é uma sub-espécie puramente herbívora que, como o nome sugere, se alimenta de capim e praticamente qualquer tipo de vegetação e é muito utilizada na limpeza de açudes, sendo o método mais eficaz e ecológico existente. Parte do grupo das “carpas chinesas”, a carpa capim só se reproduz em rios ou com indução hormonal caso seja criada em cativeiro.
No oriente, as carpas são consideradas animais de estimação e por isso não são comestíveis. Outro grande fator que impede o consumo alimentício das carpas se dá à razão de serem caras quando chega à vida adulta, o que inviabiliza a criação dos peixes. Entretanto, há um tipo de carpa que é ingerida em muitas cidades orientais: a carpa selvagem.
A carpa selvagem pode ser feita assada ou até mesmo comida crua, e possui coloração marrom-esverdeada. A carpa selvagem é primeira espécie registrada ao longo de sua evolução, as demais carpas ornamentais foram originadas por mutação. Além de serem caras, suas carnes não são consideradas suculentas, o que diminui ainda mais seu valor financeiro dentro da gastronomia.
Simbologia
Na cultura oriental, a carpa transmite o significado de boa sorte, felicidade, fertilidade e principalmente prosperidade. Segundo a lenda japonesa, quando as carpas nadam contra o curso do rio, de forma que estão subindo, elas querem se tornar dragões. A partir do momento que atigem o topo ela se tornam dragões e ao descerem seu percurso, sua feição torna-se mais séria e brava e se tornam mais fortes, o que é tido como características dos dragões.
Por esta razão a carpa é popular entre tatuagens. Sua representação é popularmente assemelhada à perseverança, principalmente quando o indivíduo que à tatua está focado em um objetivo considerado difícil de ser alcançado.
Curiosamente as carpas, chamadas de Koi pelos japoneses, são homenageadas e são os principais símbolos do dia das Crianças (Kodomo no Hi) no Japão, comemorado no dia 5 de maio. Isto está relacionado ao fato das carpas serem grandes representantes de força e perseverança no país e os adultos quererem passar o incentivo para os pequenos. Apesar de ser comemorado o dia das crianças, o animal representa somente o Dia dos Meninos, e não de ambos os sexos, como é ao redor do mundo.
Cada carpa representa um integrante da família japonesa, como pai e o primogênito. Neste caso, são representados através das carpas pretas e vermelhas respectivamente.significados, que combinam tanto com homens quanto com mulheres e são a masculinidade e a reprodução.
Carpa Preta: Muitas pessoas veem a cor preta como negativa, entretanto, em uma tatuagem de carpa ela significa o triunfo após uma época de mudanças difíceis. Assim como o esforço feito durante um momento delicado da vida.
Carpa Vermelha: A cor vermelha é vibrante e uma das mais usadas em tatuagens de carpa. Simboliza o amor e também a coragem e energia para superar os problemas. A carpa vermelha é considerada a mais forte e capaz de superar até mesmo as correntezas mais intensas.
A transmutação da carpa em dragão também aparece nas tatuagens, sendo incorporados aos desenhos traços de dragão, como bigodes, chifres ou mesmo a cabeça completa do dragão substituindo a da carpa. Também expressa um desejo alcançado, a realização.
Data comemorativa
A carpa também possui um significado para o “Dias das Crianças”, no Japão (Kodomo no Hi, no original). No Kodomo no Hi, as famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências e é comum vê-los penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão.
Isto também tem ligação com a simbologia da carpa de sorte e sucesso, dando para as crianças a força e a coragem necessária para superar dificuldades na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário