domingo, 16 de agosto de 2015

EFICIENTE

Eficiente é aquilo que produz bons resultados, que é eficaz, que tem eficiência.
Em inglês, a palavra skills é empregada para designar a capacidade de se realizar um determinado objetivo de forma rápida e eficiente, com competência.
Ser eficiente é a forma de tornar qualquer atividade mais rápida, é procurar agilizar todos os processos empregados e chegar ao objetivo dentro de um menor tempo possível.
Tornar uma atividade eficiente é também procurar otimizar todos os meios empregados, em busca de se atingir a excelência, o ótimo.
Uma empresa pode se tornar mais eficiente fazendo uso do Joint Venture, que é a união de duas ou mais empresas, durante um determinado período de tempo, buscando a troca de experiências entre elas, ou um consórcio, com o objetivo de melhorar seus lucros.
Para se enviar uma mensagem rápida e eficiente, é muito usado o SMS (Short Message Service), um serviço de envio de mensagens curtas através do telefone celular.
significado de Eficiente está na categoria: GeralEm um mundo globalizado de competição acirrada, tornar-se mais produtivo é um tema corriqueiro nas organizações. E, ao falar em produtividade, inevitavelmente devemos levar em consideração os conceitos mais amplos de eficiência e eficácia.
Às vezes ocorre confusão no entendimento da diferença entre estes importantes conceitos, levando algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa.
Assim, o propósito da coluna desta semana é explicar e diferenciar os conceitos de eficácia e eficiência.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.
Trazendo um pouco o assunto de gestão de pessoas para o tópico, acredito que se deve ser eficaz com as pessoas. As pessoas exigem um tempo certo de relacionamento, conversa e interação. Não podemos tratar uma negociação complexa apenas cuspindo os tópicos da pauta em 15 minutos e esperando um retorno rápido.
Para finalizar, podemos citar Peter Drucker: "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas".
(Quero agradecer ao meu irmão Francisco Krieser pela ótima sugestão do assunto e pelas dicas, dadas da melhor forma possível: em uma mesa de bar).Eficiência ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento.
Eficiência é a capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-los. A capacidade de “fazer as coisas direito”. [1]

Física[editar | editar código-fonte]

A eficiência representa uma medida segundo a qual os recursos são convertidos em resultados de forma mais econômica. Na física e engenharia, define-se eficiência como sendo a relação entre a energiafornecida a um sistema (seja em termos de calor ou de trabalho) e a energia produzida pelo sistema (normalmente na forma de trabalho).. A eficiência de um processo é definida como:
\eta = \frac{W}{energia}
onde
W é a quantidade de trabalho útil produzido no processo; energia é a quantidade de energia oferecida ao sistema.
Num sistema fechado, a eficiência è estritamente menor que 100%.

Economia[editar | editar código-fonte]

A eficiência econômica é um termo genérico dado aos valores determinados para uma dada situação, visando estimar a quantidade de desperdício ou "atrito" (ou outras características econômicas indesejadas) presentes no quadro analisado. O equilíbrio na economia, a livre iniciativa do governo tanto para os produtores quanto para os vendedores.

Energia e ambiente[editar | editar código-fonte]

eficiência energética consiste na idéia de otimização de um determinado projeto elétrico, através de estudos baseados num levantamento pormenorizado de todo o sistema elétrico, a fim de apontar algumas medidas de racionalização da energia elétrica e de segurança para as pessoas ali presentes, conseqüentemente, reduzindo a demanda de energia e impactos ambientais causados pela criação de novas usinas hidrelétricas ou de outro tipo. Eficiência pressupõe que na produção de qualquer bem se utilizem o minimo de recursos, aos mais baixos custos. Eficiência econômica ou eficiência alocativa tem por objetivo alcançar o mais alto nível de bem-estar social dada uma determinada estrutura de valores (oferta e demanda). O bem-estar social é máximo quando o custo marginal da última unidade produzida for igual a sua utilidade para a sociedade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY, Donald C.; PIETRI, Paul H. Jr. Administração: Conceitos e Aplicações. Tradução de Maria Isabel Hopp. 4 ed. São Paulo: Harbra, 1998.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

PortalA Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios
Ícone de esboçoEste artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário