domingo, 16 de agosto de 2015

OSCILAÇÃO

Oscilação é uma variação, uma flutuação, uma mudança, é um movimento alternado em sentidos opostos, é o movimento ora para um lado ora para outro.
No sentido figurado oscilação é uma variação, é o sentimento de dúvida entre duas propostas. Estar oscilante é apresentar uma hesitação, é estar pouco seguro.

Oscilação de pressão

Oscilação de pressão é uma variação da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, vasos que conduzem o sangue do coração para todo o organismo. A pressão arterial depende da força de contração exercida pelo coração e do calibre das artérias. Quando o sangue é impulsionado com mais força a pressão nas artérias deve subir. Se a quantidade de sangue a ser ejetado é menor, a pressão deve cair. Se as artérias se alargam, aumentando o seu diâmetro, deixando mais espaço para o sangue se acomodar, a pressão deve cair. Se elas se estreitam, a pressão deve subir.  Essa oscilação na pressão arterial é um sintoma de que algo não está normal e precisa de atenção médica.

Oscilação física

Na área da Física, oscilação é quando o movimento de um corpo descreve uma trajetória e a partir de certo momento começa a repeti-la. Esse movimento de oscilação é chamado de movimento periódico. Essas oscilações podem ser observadas em pêndulos de relógio, em pontes e em grandes prédios.

Oscilações de energia

A oscilação de energia é a variação na potência do fornecimento de energia para a os consumidores. Essa oscilação pode ocorrer quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, podendo ser planejada ou não.
Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o fornecimento de energia temporariamente em horário de pico de demanda. Essas flutuações normalmente não são prejudiciais, tendo em vista que a maior parte das tecnologias e dos equipamentos existentes é projetada para lidar com este tipo de redução.
As oscilações de potência não planejadas acontecem de repente com grande queda de voltagem. Essa oscilação é perigosa para os equipamentos eletroeletrônicos que podem sofrer danos.Na natureza existem diversos fenômenos que se repetem durante certo tempo. Tais movimentos são muito importantes em física principalmente na área da mecânica quântica. Esses movimentos recebem o nome de oscilações.
Uma oscilação pode ser entendida como sendo um movimento repetitivo periodicamente em intervalos de tempos iguais. Como exemplos podem ser citados alguns tipos de oscilações na natureza: sistema massa molapêndulo simples e o oscilador harmônico.
Alguns sistemas são tão complexos que nem chegam a ter soluções analíticas. Dessa forma costuma-se usar os cálculos computacionais para resolver tais equações. O sistema mais importante em física e um dos poucos que contém solução analítica é o oscilador harmônico quântico pelo fato de qualquer sistema oscilatório poder ser aproximado a ele e a sua solução. Repare que essa aproximação apenas pode ser feita a nível quântico, pois nele partículas se comportam como ondas e ondas são perturbações periódicas no meio, logo elas também são movimentos oscilatórios.
Alguns elementos matemáticos servem de ferramentas para estudar ondas oscilantes sendo elas simples ou não. Assim alguns conceitos podem ser introduzidos:

1 – Comprimento de onda:

O comprimento de onda é calculado como sendo o comprimento de um ciclo apenas (após esse ciclo, a onda torna-se a repetir infinitas vezes). A equação do comprimento de onda se encontra no item 2.

2 – Velocidade da onda:

A velocidade da onda pode ser calculada por:
v = λ.f
onde: v = velocidade de propagação da onda
λ = comprimento de onda
f = frequência da onda
as unidades do comprimento e da velocidade são o metro (m) e o metro por segundo (m/s) respectivamente.

3 – Período de oscilação:

Define-se como período de oscilação o tempo gasto pelo sistema para realizar um ciclo completo. Dessa forma essa grandeza pode ser relacionada matematicamente por:
T = 1/f
Onde: T = período de oscilação
f = frequência de oscilação
A unidade de período é a mesma unidade de tempo, ou seja, pode ser: segundo, minuto, hora, dias, anos e etc. No sistema internacional de unidades (S.I), a unidade de período é o segundo (s).

4 – Frequência de oscilação:

Define-se como frequência de oscilação o número de voltas completas realizadas pelo sistema em uma unidade de tempo qualquer. A unidade de tempo pode ser, por exemplo: segundo, hora, dia e etc. A relação matemática que descreve essa grandeza é:
f = 1/T
A unidade de frequência no sistema internacional de unidade (S.I) é o Hertz que é representado pelas letras Hz.
Quando o movimento é periódico e circular, a frequência pode ser calculada como sendo:
f = ω/2π
onde: f = frequência da oscilação
ω = frequência angular da oscilação
nesse caso, a unidade da frequência angular no (S.I) será o radianos por segundo (rad/s)
OBSERVAÇÃO: Através das definições de frequência e período, pode-se notar que essas grandezas são grandezas inversas, ou seja, uma é o inverso da outra.
Por: Luiz Gulherme Rezende Rodrigues

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário