Epopeia ou poema épico é um gênero literário constituído de longos versos que narram histórias de um povo ou de uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos heroicos etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e seus feitos. Epopeia que significa “poema épico” vem da palavra grega “epopoiia” (“epos” = “verso heroico” + “poiein” = “fazer”).
A epopeia é a mais antiga das manifestações literárias, nela há a presença de um narrador que conta a história passada de terceiros. Os verbos e pronomes quase sempre estão na 3ª pessoa. Além disso, os textos épicos pressupõem a presença de um ouvinte ou de uma plateia, que estaria escutando o narrador. A epopeia eterniza lendas e tradições ancestrais que foram preservadas através dos tempos pela tradição oral.
As principais epopeias da cultura ocidental são “A Iliada” e a “Odisseia”, atribuídas ao poeta grego Homero, “Eneida”, do poeta latino Virgílio e “Os Lusíadas”, do português Luís de Camões. A Ilíada desenvolve-se em torno da Guerra de Troia e dos guerreiros Aquiles e Ulisses. A Odisseia narra as aventuras do herói Ulisses, em sua volta para casa após a Guerra de Troia. A Eneida narra a saga de Eneias, um troiano que é salvo dos gregos em Troia. Os Lusíadas, poema épico que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal.
No Brasil, vários poemas seguiram o estilo épico, principalmente o de Camões. Os mais importantes são “Caramuru”, de Santa Rita Durão, e “O Uruguai”, de Basílio da Gama.
São chamados épicos também certos filmes em que o tema retrata aventuras e guerras que definem a história de um povo. São tidos como épicos, por exemplo, filmes como “Bem Hur” (1959), “1900” (1976), “Gladiador” (2000), “O Senhor dos Anéis” (trilogia 2001, 2002, 2003), entre outros.Em estudos clássicos, a poesia épica (em grego antigo: ἐπύλλιον, plural: ἐπύλλια, epyllia) é um gênero da literatura que se refere a um poema narrativo relativamente curto (ou episódios discretos dentro de um trabalho mais longo) que mostra afinidades formais com o épico, mas revela uma preocupação com temas e técnicas poéticas que não são, no geral, ou, pelo menos, primariamente características adequadamente épicas.
Epopeia[editar | editar código-fonte]
A epopeia eterniza lendas a um texto em versos tais como a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a Guerra de Troia. Mais tarde Aristóteles definiu as regras da epopeia a partir da Ilíada, a Odisseia, sendo que estas regras têm de ser cumpridas à risca para serem consideradas uma obra épica.
A epopeia pertence ao gênero épico, embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de comportamento, além de atribuir um carácter quase divino ao herói.
Epopeia é uma narrativa que apresenta com maior qualidade os fatos originalmente contados em versos. Os elementos dessa narrativa apresentam estas características: personagens, tempo, espaço, ação. Também pode conter factos heroicos muitas vezes transcorridos durante guerras.
Epopeia é um poema épico ou lírico. Um poema heroico narrativo extenso, uma coleção de feitos, de fatos históricos, de um ou de vários indivíduos, reais, lendários ou mitológicos. A epopeia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservada ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. A epopeia exalta um povo que é representado por um herói (exemplo: Vasco da Gama em Lusíadas). Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopeia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisseia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Troia.
Segundo Aristóteles, a epopeia é a imitação de homens superiores, em versos com metro único e forma narrativa, diferindo assim das tragédias. As epopeias não possuem limite de tempo ou espaço, tornando-se ilimitadas, diferindo assim das tragédias, que possuem tempo determinado, como por exemplo o período de um dia inteiro.
Dentre os poemas épicos podem ser citados:
Obras[editar | editar código-fonte]
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Aristóteles.Ética a Nicômaco ; Poética / Aristóteles ; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. — 4. ed. — São Paulo : Nova Cultural, 1991. — (Os pensadores ; v. 2)
- Ética a Nicômaco : tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross ; Poética : tradução, comentários e índices analítico e onomástico de Eudoro de Souza. Bibliografia. ISBN 85-13-00232-1
- LEONI, G. D., Os gêneros literários da cultura romana.
- CITRONI, M., CONSOLINO, F. E., LABATE, M., NARDUCCI, E., "Virgílio", in Literatura de Roma Antiga, trad. port. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
- CARDOSO, Zélia de Almeida. A literatura latina, São Paulo: Martins Fontes, 2011.
O que é epopeia?
A palavra epopeia possui uma classificação gramatical como sendo um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 07 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e a o já as consoantes são p. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: aiépope. Além disso, dita palavra é classificada como sendo um poema amplo, de grande extensão, cuja narração descreve e relata os acontecimentos, ações e feitos de um herói histórico ou de um sujeito célebre; representando, assim, uma sociedade ou um agrupamento social específicoSignificado de epopeia
Proveniente do grego, cuja língua na qual a origem etimológica do termo que nos preocupa é advinda, a palavra epopeia é o resultado da união de várias partes claramente definidas, tais como: epos, pode ser definida como discurso poético ou cantada e equivalente poiein para criar.Assim, considerando esta desagregação e mistura de palavras e significados, procedeu-se a levar a que epopeia foi um longo poema usado para descrever acontecimentos heroicos ou lendários. É definido como épico poema narrativo de grande comprimento e uma ação grande estrelada por personagens de espírito heroico e detalhes sobrenaturais que são apreciados. O termo também é usado para nuclear poemas que constituem a tradição épica de uma comunidade ou cidade.Os épicos podem ser desenvolvidos em prosa ou estruturados como versos longos (hexameter). Seu conteúdo pode se dizer que são ações cruciais para um povo e incluem heróis que representam os valores mais admirados pelo povo. As guerras e as viagens, em geral, são muitas vezes os eventos mais comuns da epopeia.A Epopeia de Gilgamesh, assim chamada, não é apenas o primeiro épico que têm registros escritos, mas também a narrativa mais antiga que tem. Ele foi convocado pelos sumérios no segundo milênio. Além disso, as epopeias gregas mais famosas, tais como a apelidada de Odisseia que são atribuídas a Homero, enquanto que entre os romanos, o épico mais popular é conhecido por Eneida é criado por Virgil.Outros trabalhos considerados épicos são a canção de Roland e A Divina Comédia. Entre as obras mais modernas de John Milton e Martín Fierro de José Hernández que também muitas vezes é descrita como epopeia. Como exemplos podemos dizer que; O time espanhol completou como um campeão e se tornou uma epopeia do mundo dedicado. Não havia lugar para a epopeia em uma cidade onde as lágrimas são abundantes.Sinônimos de epopeia
São sinônimos de epopeia as seguintes palavras: Poema, narrar e descrever.Antônimos de epopeia
São antônimos de epopeia seguintes palavras: Não narrativo, não descritivo.Exemplos de usos e frases
O autor do livro de literatura fez uma grande observação em seu texto onde usou e abusou da epopeia. Ou seja, fez uma exploração a fundo do tema narrando e descrevendo os temas mais a fundo.A epopeia foi o tema mais descrito pelo professor de literatura e é definido como uma forma de descrever um ato histórico de forma muito descritivo e sendo assim, pode ser caracterizado como uma forma narrativa e muito fácil de entender.Eu gosto de literatura e acho muito importante as formas com que são dividas os tempos de barroco e outras. Podemos dizer que os autores usam muito as figuras de linguagem e pode estar relacionado com a forma de expressar que pode ser em formas de epopeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário