domingo, 2 de agosto de 2015

GASOLINA

A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição (em pequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio. 

Utilização da gasolina

A gasolina é altamente inflamável e muito utilizada como combustível para automóveis e motocicletas. É utilizada na forma comum ou aditivada (com aditivos que facilitam a limpeza do sistema de combustível).

Desvantagens do uso 

Por se tratar de um combustível fóssil, a queima da gasolina provoca a emissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. A gasolina é um combustível constituído basicamente por carbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos decarbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa dedestilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.

Composição[editar | editar código-fonte]

A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de coqueamento, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir deiso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.
ConstituintesProcesso de ObtençãoFaixa de
ebulição
(°C)
Índice de Octano
Motor (Clear)
Butanodestilação e processos de transformação-101
Isopentanodestilação, processos de transformação, isomerização2775
Alcoiladaalcoilação40 - 15090 - 100
Nafta leve de destilaçãodestilação30 - 12050 - 65
Nafta pesada de destilaçãodestilação90 - 22040 - 50
Hidrocraqueadahidrocraqueamento40 - 22080 - 85
Craqueada cataliticamentecraqueamento catalítico40 - 22078 - 80
Polímerapolimerização de olefinas60 - 22080 - 100
Craqueada termicamentecoqueamento retardo30 - 15070 - 76
Reformadareforma catalítica40 - 22080 - 85

A tabela acima mostra os principais constituintes da gasolina, como de suas propriedades e processos de obtenção.

Produção[editar | editar código-fonte]

Petrobras, empresa petrolífera brasileira, produz diversos tipos de gasolina utilizando tecnologia própria, fabricando as diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e misturando-as entre si e com osaditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
Galp, empresa petrolífera portuguesa detentora de toda a capacidade refinadora do país, produz gasolinas com indice de octanas 95 e 98, e a BP comercializa uma gasolina que atinge as 100 octanas.3
Estas gasolinas possuem aditivos que visam a melhorar a performance do combustível, nomeadamente:
  1. detergente: visa a reduzir os depósitos no sistema de injecção e no motor de forma a melhorar a combustão;
  2. inibidor de corrosão: agente que visa a proteger as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;
  3. desemulsificante: promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante;
  4. agente veículo (solvente sintéctico): por ser estável a altas temperaturas, provoca resíduos diminutos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor.
O grande crescimento da produção de gasolina, motivado pelo desenvolvimento da indústria automobilística, foi possível não só através do refino, mas também de processos de transformação de frações pesadas, que fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo.

Gasolina aditivada[editar | editar código-fonte]

A gasolina aditivada, disponível em alguns postos, é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrário do que se pensa, a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível. As gasolinas de alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas premium”.

Gasolina adulterada[editar | editar código-fonte]

Gasolina adulterada é caracterizada pela adição irregular de qualquer material, sem recolhimento de impostos, com o objetivo de obter lucro. Ela recebe elementos que a diferenciam da gasolina comum, como odióxido de enxofre e solventes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima Registo de Ottokraftstoff na Base de Dados de Substâncias GESTIS do IFA, accessado em 14 de Abril de 2008
  2. Ir para cima Spezifikationen div. Ottokraftstoffe
  3. Ir para cima Gasolinas Ultimate da BP

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Gasolina
  • Mais Gasolina Postos e preços dos combustíveis em Portugal
  • Petrobras a distribuidora brasileira
  • Galp-componentes aditivados à gasolina
  • Inovacao Tecnológica - Biomassa vira biogasolina, biodiesel, bioquerosene e outros bios.
  • ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (do Brasil)
  • ANP - Gasolina brasileira terá teor de enxofre reduzido (de S800 para S50) a partir de 2014A gasolina é o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros. Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono).

    A gasolina pode conter (em menor quantidade) substâncias cuja fórmula química contém átomos de nitrogênio, enxofre, metais, oxigênio, etc. Esse combustível é um líquido volátil e inflamável, a faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220 °C.
    Essas gasolinas possuem aditivos que visam melhorar a performance do combustível, como:

    1. Inibidor de corrosão: agente que protege as zonas de circulação de combustível de forma a reduzir a corrosão provocada;

    2. Detergente: reduz os depósitos no sistema de injeção e no motor de forma a melhorar a combustão;

    3. Agente veículo (solvente sintético): é muito estável a altas temperaturas, por isso provoca resíduos minúsculos durante a combustão que se realiza na câmara de combustão do motor;

    4. Desmulsificante: esse aditivo promove a separação da água no sistema de distribuição e armazenagem do combustível, de forma a diminuir a corrosão daí resultante.

    O grande crescimento da produção de gasolina é produto do desenvolvimento da indústria automobilística. Este crescente aumento é possível através do refino e também de processos de transformação de frações pesadas. Esses processos fazem aumentar o rendimento total do produto em relação ao petróleo no estado puro.

    As empresas petrolíferas são as responsáveis pela fabricação das diversas frações de petróleo constituintes da gasolina e pela mistura dos aditivos, mas é válido ressaltar que este trabalho é feito através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.
 A gasolina é o derivado de petróleo mais popular em nosso país, onde o seu consumo tem aumentado significativamente nos últimos anos: em 1995 foram consumidos 13,8 bilhões de litros enquanto entre 2007 e 2010 a demanda é de mais de17 bilhões de litros/ano. Mas agora vem diminuindo, devido ao sucesso do etanol.

O que É?

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos líquidos voláteis, inflamáveis,(compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio), normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono, e, e m menor quantidade, por produtos oxigenados. A gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos egasolina-verdeles em baixas concentrações. (Lembrando: a gasolina é incolor, igual a querosene que se usa em casa; as cores são obtidas através de corantes ou  aditivos,  apenas para ajudar o consumidor a diferenciar, não alteram nada na qualidade do produto.)

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Como é obtida?

A gasolina é obtida do petróleo bruto bombeado do solo. Este líquido contém hidrocarbonetos que ligam-se em cadeias de diferentes comprimentos. Os diferentes comprimentos das cadeias têmdiferentes pontos de ebulição e podem ser separadas por destilação fracionada.
destilacao
As cadeias de C7H16 até C11H24 são misturadas e usadas para fazer gasolina. Todas elas evaporama temperaturas abaixo do ponto de ebulição da água. É por isso que a gasolina evapora tão rápido quando é derramada no chão.
Como em média somente 10% do petróleo é gasolina, ela passou a ser obtida por novos processos, criados para aumentar o rendimento da produção: o craqueamento.
O processo de craqueamento quebra as moléculas de hidrocarbonetos pesados (cadeias grandes) convertendo-as em gasolina (cadeias menores) e uma série de outros destilados com maior valor comercial.
oil-refining-cracking-unit
Os dois tipos principais de craqueamento são o térmico (usa calor e altas pressões para efetuar a conversão de grandes moléculas em outras menores) e o catalítico, que faz uso de uma substância que realiza a conversão em condições de pressão mais reduzidas (altas temperaturas ainda são necessárias). O catalisador facilita o quebramento das moléculas.
Catalisadores mais usados: platina, alumina, bentanina ou sílica.
 
   

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