domingo, 2 de agosto de 2015

MULUNGU

Mulungu é uma planta medicinal também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando o indivíduo mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias.
O seu nome científico é Erythrina mulungu e pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.

Para que serve o Mulungu

O mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria,insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.

Propriedades do Mulungu

As propriedades do mulungu incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.

Modo de uso do Mulungu

As partes usadas do mulungu são os frutos, flores, cascas e sementes.
  • Infusão de mulungu: adicionar 4g das cascas de mulungu a uma xícara de água fervente. Deixar ferver por 15 minutos e tomar o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.

Efeitos colaterais do Mulungu

Os efeitos colaterais do mulungu incluem sedação, sonolência e paralisias musculares.

Contraindicações do Mulungu

O mulungu está contraindicado para indivíduos que usam medicamentos anti-hipertensivos.Mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira. É comum na região central do Brasil, cresce espontaneamente e possui flores de cor coral alaranjadas e a sua casca possui diversas propriedades, sendo bastante utilizada na preparação de chás e em diversos tratamentos.
O mulungu pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.
 
Mulungu
Foto: Reprodução

Propriedades

As propriedades da planta incluem a sua ação calmante, analgésica, diurética, hipotensiva, tranquilizante, antidepressiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória. É muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, sendo conhecida por estabilizar o sistema nervoso central.

Indicações

O chá de mulungu é muito utilizado para tratar tosses, asma e coqueluche, além de casos de dores reumáticas e nevralgias crônicas. Auxilia no tratamento de estados emocionais como histeria, insônia, neurose, ansiedade, agitação, ataque de pânico, depressão, compulsão, distúrbio de sono; além de doenças como esclerose, pressão alta, epilepsia, bronquite asmática, hepatite e insuficiência urinária.
A planta possui poder antioxidante que consegue equilibrar, tonificar e fortalecer o fígado, sendo eficiente no tratamento de casos de afecções hepáticas. Em casos de problemas cardíacos, o mulungu pode auxiliar no tratamento, ao regular o ritmo cardíaco e abaixar a pressão arterial.
Além dos benefícios já citados, estudos revelam que a casca do mulungu apresenta grandes quantidades de flavonoides, alcaloides e triterpenos. A erisodina, um dos alcaloides presentes na casca da planta, bloqueia os receptores de nicotina, e consequentemente, o chá da planta passou a ser utilizado como um remédio natural na luta contra o tabagismo.

Preparo do chá de mulungu

Para preparar o chá de mulungu, adicione 4g das cascas da planta a uma xícara de água fervente. Deixe ferver por 15 minutos e tome o chá ainda morno, de preferência três vezes ao dia. Evite tomar por mais de três dias seguidos.
É recomendado atentar-se à quantidade de ingestão do chá, pois este causa sonolência. Os cuidados estendem-se a gestantes e pessoas que já tenham pressão arterial baixa ou usem remédios para hipertensão, já que o chá diminui a pressão.Árvore de mulungu (Foto: Reprodução)
Já ouviu falar do mulungu? Essa árvore com um nome bem peculiar aparece no Brasil, Bolívia e Peru e aqui ela recebe outros nomes também: amansa-senhor, bico-de-papagaio, canivete, corticeira, etc. Dentre seus benefícios, podemos citar:
  • Atua como analgésica, ou seja, ajuda no combate a dores
  • Diurético
  • Hipotensivo (abaixa a pressão)
  • Antitussígeno (auxilia no combate à tosse)
  • Expectorante (ajuda a eliminar excesso de muco no pulmão)
  • Antiasmático (ajuda no combate à asma)
  • Narcótico (ajuda a adormecer e diminuir a sensibilidade, ou seja, anestesiar)
  • Tranquilizante
  • Sedativo (induz o sono)
  • Anti-inflamatório
  • Bactericida
Por conta dessas propriedades, seus principais usos são:
  • Inquietação
  • Asma
  • Bronquite asmática
  • Neurose
  • Insônia
  • Palpitação
  • Tosse
  • Dor reumática
  • Dores musculares
  • Depressão (em que os sintomas são inquietação, irritabilidade)
  • Excessos e contraindicações: mulheres grávidas ou em período de amamentação não devem tomar esse chá. Pessoas com problema de pressão baixa ou que tomam remédio para pressão devem ter cuidado, é importante consultar um médico antes de tomar. A ingestão diária não deve ultrapassar 3 xícaras de chá. O uso excessivo do mulungu pode causar depressão, paralisia muscular. Quem opera máquinas ou vai dirigir não deve tomar mulungu, pois a sonolência e sedação pode provocar acidentes.
Conheci o mulungú através da minha irmã e quis usá-lo justamente por ter muitas dificuldades para dormir e por ser uma pessoa com a mente extremamente inquieta. No entanto, por eu ter pressão baixa, eu consigo tomar no máximo uma xícara de chá (mais que isso passo mal), e a quantidade usada é pouca, um pequeno punhado (pego com o dedo indicador e polegar). O modo de fazer é muito fácil, como qualquer chá: aqueça a água até quase ferver (quando está “dando de querer” sair bolhas), desligue o fogo, coloque a erva, tampe e deixe lá por 2 – 5 minutos. Coe e beba, sem adoçar.
O efeito do mulungú varia de pessoa para pessoa. Em alguns pode induzir o sono de maneira bastante eficaz, em outros de maneira menos eficaz, mas o mais importante é que ele facilita que peguemos no sono. O gosto não é forte, caso queiram saber, eu acho diferente, mas nada intragável.
Vale lembrar que ele não deve ser tomado por mais que três dias seguidos (eu não sei exatamente o motivo, mas eu li isso em algum lugar), então é bacana você alterná-lo com o chá de camomila. Se você tem dificuldades para dormir, acho que não custa nada tentar!

SOBRE NYLE FERRARI

Jornalista em formação, vegana e natureba.

»

  1. simone araujo 
    Eu fiz o chá e adocei tem problema eu tomar ele adoçado?
    Responder
  2. Maria Luiza 
    Realmente o função do mulungu é eficaz, tanto para sono como para: tosse, fica tranquila, sem ansiedade e entre outros…muito bom!
    Responder
  3. I’d must check with you here. Which isn’t one thing I normally do! I enjoy reading a put up that can make individuals think. Additionally, thanks for permitting me to comment!
    Responder
  4. Ana Maria Silveira 
    Nyle querida,
    Há muitos anos fiz um curso de fitoterapia na USP com o Professor Sylvio Panniza.
    Lembro-me que na época ele comentou que o mulungu era muito tóxico, assim como o chá de folha de abacateiro( tóxico para os rins) e o de folhas de maracujá.
    Para tirar dúvidas, tem um laboratório com o nome dele que sempre entro em contato. Eles são gentis e nos informam. Vale conferir.
    abraço, Ana.
    Responder
    • Nyle Ferrari 
      Nossa, é mesmo? Vou pesquisar mais sobre isso!
      Responder
      • Véra Regina Custódio Rebustti 
        Tenho 64 anos e sofro de insônia, somente 10 minutos durmo e já acordo.Tomo remédio para pressão alta, o médico receitou Zadisten, eu durmo, mas tenho medo pois se não tomo não durmo. Sofro de bruxismo, sou nervosa e preocupada, quero saber se uma xícara do chá de mulungu antes de dormir para mim tem alguma contra indicação e qual a quantidade correta para 1 xícara de água.
      • Nyle Ferrari 
        Eu não saberia te informar a contra indicação, mas eu creio que não tenha, mas mesmo assim é preciso que você converse com seu médico. Então, pra uma xícara de água eu uso um punhado bem pequeno, uma “sujeirinha” só. Pego com a pontinha do dedo indicador e o dedão, só que é só um pouco, bem pouco, se não fica bem forte. beijos
  5. ROSANA MACHADO DA SILVA 
    TENHO UMA FILHA DE 3 ANOS QUE NAO DORME DIREITO A NOITE, SERA QUE POSSO DAR O CHÁ P ELA
    Responder
    • Nyle Ferrari 
      Rosana, o chá de camomila, se não for muito concentrado, é adequado pra crianças, mas pergunte isso ao seu pediatra. beijos
      Responder
  6. Legal!vou procurar!Td q fala de ajudar a dormir eu quero experimentar!rsrs
    Qual o horário mais indicado pra se tomar?
    Responder
  7. Nossa, eu descobri que eu tenho essa árvore em casa e não sabia rsrsrs. Mas ela é nova, está crescendo. Eu faço chá da raiz, de que parte será? vou consultar… pode dar pra cachorro? eu tenho um que precisa muuuito ahahaha
    Responder
    • Nyle Ferrari 
      deise, eu tenho quase certeza que não deve ser dado pra cachorro. eu acho que a parte usada é o tronco, mas creio que tenha um processo pra fazer tudo certinho pra evita contaminação, é bom dar uma pesquisada antes
      Responder

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: https://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário