segunda-feira, 10 de agosto de 2015

OBSTINADO

Obstinado é um adjetivo masculino da língua portuguesa que significa teimosorenitente,pertinazinflexívelque não cedepersistente,constantefirme.
Obstinação é um substantivo e corresponde à característica de um indivíduo obstinado, enquanto que obstinar é o verbo transitivo que classifica o ato de tornar alguém obstinado.
Uma pessoa obstinada é uma pessoa que insiste, que tem objetivos claros e que não desiste de alcançar esses objetivos. Ser obstinado é se agarrar firmemente a uma ideia, mesmo que ela esteja errada.
Eu tentei fazer com que ele esquecesse esse desejo de vingança, mas ele é muito obstinado.
O termo obstinado tem a sua origem no latim obstinatu, e descreve alguém que não se corrompe e não pode ser persuadido ou convencido. Este adjetivo foi usado para descrever o amor de Deus no livro da autoria de Brennan Manning, intitulado "O obstinado amor de Deus", que aborda o amor irredutível e incomparável de Deus pelo ser humano.A palavra obstinado possui uma classificação gramatical como sendo um adjetivo, mas também pode ser considerado como um substantivo masculino. Ademais, referida palavra possui 09 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: o i a, já as consoantes são: b s t n d. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: odanitsbo. Além disso, dita palavra é classificada como sendo aquela pessoa teimosa, que insiste em tudo e que todas as coisas tem que ser feitas à sua maneira, não aceitando opiniões de terceiros.

Significado de obstinado

Referida palavra é proveniente do latim obstinatus.a.um, é uma decorrência ta palavra teimoso empregada na língua portuguesa quando queremos indicar que alguém está caracterizado e é conhecido por sua teimosia e esse desejo não muda no momento em que ocorra uma atitude ou pensando sobre algo ou alguém, insiste sempre na mesma coisa. Embora existam provas ou argumentos muito específicos em contrário, o oposto do que se pensa sobre alguém obstinado é de que ele se recusa a fazer sua escolha ou deixar esta ou aquela ideia ou razão de uma motivação diferente daquela que ele imagina.
Embora a palavra obstinado apresente um uso popular e amplamente estendido, existem outros termos que são usados ​​como sinônimos, no qual se usa muito para se referir ao exposto, incluindo: opinativo e teimoso, como dito antes. No entanto, observa-se que, por vezes, a palavra pode ser usada não apenas de modo negativo, crítico, a fim de indicar quem é obstinado em seus pensamentos e ideias, mas pelo contrário que se aplica quando se expressa a tenacidade e a resistência a complicações que mostra alguém na condução de uma atividade, uma tarefa ou a realização de um objetivo ou meta, por exemplo: Marcos é obstinado em medicina para poder ajudar as pessoas.
A palavra obstinado a este respeito faz menção ao verbo insistir e insistir com paixão e determinação no que alguém anseia ou quer muito e geralmente vai conseguir obtê-lo: Laura é tão obstinado que todos nós sabíamos que estava indo finalmente realizar o sonho de abrir seu próprio negócio de roupas. Neste caso, ser obstinado se reportará a benefícios positivos, enquanto no sentido mencionado no início do texto não, porque é atribuído referência a uma carga negativa, uma vez que implica que a pessoa não muda sua mente, mesmo quando você mostra que existe realmente alguma coisa errada.
Além disso, quando a palavra é aplicada em relação a um animal ou uma coisa pode expressar que são difíceis de lidar em relação aos seus semelhantes. O termo referido é oposto ao termo comprometer, que permite que apenas se refira aquilo que é tolerante e aceito.

Sinônimos de obstinado

São sinônimas de obstinado as seguintes palavras: pirrónico, abarroado, caprichoso, contumaz, casmurro, pertinaz,  marroaz, turrão, teimoso e

Antônimos de obstinado

São antônimos de obstinado as seguintes palavra: desinteressado, ausente, flexível, tolerante, faltoso, compreensivo, instável, avesso, indiferente.

Exemplos de usos e frases

Eu tinha um cachorrinho que ele era obstinado a sair todos os dias para a rua às 17 horas para passear.
Meu esposo é obstinado em ser médico, porque tem paixão e amor em cuidar do outro, ajudar o próximo e poder fazer diferença nesse mundo tão frio.
Os seres humanos vivem obstinados em ganhar dinheiro e se esquecem das coisas que realmente são importantes, tais como: amor, paz, família e descanso.Você não vai encontrá-lo no manual nacional das espécies raras. Mas ele é raro. Assim como o mico leão dourado, a arara azul e o tamanduá bandeira, os obstinados raramente são vistos em nossa paisagem. Aparições ocasionais, contudo, têm sido reportadas em campus de faculdades, escritórios e fábricas, olhando com cuidado você encontrará até mesmo dentro de sua casa. Na verdade, apesar de suas aparições serem esporádicas, os obstinados formam a coluna vertebral de qualquer coisa que façam parte. Uma das razões de ser tão difícil localizá-los é que nunca andam em bandos. São solitários.
O obstinado é alguém que aspira se sobressair, ser diferente. Um obstinado está comprometido com a essência - completa e inequivocadamente. Suas raízes de dedicação resultam em ricos frutos de determinação, excelência e conquistas. Estabelecendo altos ideais, os obstinados se dirigem diretamente para o alvo, absortos na paixão pela qualidade - conseguida a quase qualquer preço.
É preciso ter coragem para suportar, persistir, não abandonar o que foi começado. A obstinação é uma das mais raras formas de coragem. Quando fazemos um plano e o levamos à frente com persistência, mesmo diante de desapontamentos e dificuldades inesperadas, estamos desenvolvendo a qualidade de coragem. O sucesso não acontece da noite para o dia. É o resultado de anos de trabalho árduo, de altos e baixos, de terríveis momentos de incerteza.
Vemos pessoas cujo sucesso parece fruto da boa sorte, mas raramente isso é verdade. Por exemplo, Fred Smith, fundador da Federal Express, é uma dessas pessoas. Ele teve a idéia de fundar uma empresa que entregasse encomendas em vinte e quatro horas, em todo o mundo, quando ainda estudava em uma das melhores escolas dos Estados Unidos. Seus professores, alguns dos maiores talentos nessa área, deram uma nota baixa ao trabalho que ele escreveu sobre isso, dizendo-lhe que era uma idéia ridícula, porque já havia o correio, que prestava esse serviço.
Imperturbável, Fred gastou todo o dinheiro que tinha para montar seu negócio. Estabelecendo como meta entregar cento e sessenta e sete pacotes no primeiro dia, mas entregou apenas dois. Não viu isso como fracasso. Sabia que, se pudera mandar dois pacotes sem nenhum problema, poderia mandar muito mais. Estava certo. Hoje a FedEx é um negócio de um bilhão de dólares, e a renda pessoal de Fred é de cinqüenta milhões de dólares por ano.
A escritora Joanna Rowling, criadora de Harry Potter, também perseverou, vencendo as dificuldades. Quando escreveu o primeiro livro, criava a filha pequena sozinha e sua única fonte de renda era uma pensão do governo. Escreveu o livro à mão, sentada à mesa de um café, com a filhinha dormindo no carrinho ao seu lado. Depois de muitos meses, quando terminou de escrever a história, enviou o manuscrito a um agente que a rejeitou, alegando que era muito comprida para crianças. Joanna não mudou a história, apenas mandou-a para outro agente, que a adorou.
O livro tornou-se um fenômeno, amado por crianças do mundo todo e mudou o conceito a respeito de histórias infantis. Os direitos autorais do filme foram vendidos para Hollywood por um milhão de libras. A escritora Joanna está entre as mulheres mais ricas da Grã-Bretanha.
Nelson Mandela passou trinta anos na prisão por lutar pelos direitos dos negros sul-africanos. Durante muitos desses anos mantiveram-no em horríveis condições e diziam-lhe que não havia esperança de libertação para ele. No entanto ele conservou a coragem, a sabedoria e o otimismo. Quando finalmente foi posto em liberdade, saiu da prisão com notável dignidade. Tornou-se presidente da África do Sul e é uma figura amada e respeitada em todo o mundo.
Um dos princípios básicos da obstinação é saber quando deixar de perseverar. Não exagere. Talvez você não deseje renunciar a uma idéia ou a um projeto quando as circunstâncias assinalam que deve fazê-lo. Uma pessoa pode ser inteiramente firme e sincera nas suas convicções e, ao mesmo tempo, estar completamente equivocada.
O tempo lhe dará a resposta, já que ele é o único fator que pode lhe indicar se deve ou não renunciar. Se já acabou o tempo que você impôs para conseguir alguns resultados importantes e tangíveis e não teve nenhuma recompensa por seus esforços, terá que reavaliar a situação. Esteja disposto a abandonar um projeto inútil; mas antes verifique o que é que está mal.
Determine se o seu projeto vale ou não a pena. Não existe maior perda de tempo do que percorrer um caminho que não leva a lugar nenhum. O tempo é seu bem mais precioso. Você pode recuperar um dinheiro perdido, encontrar um velho amigo, levantar um negócio que faliu, saber como fazer voltar a saúde perdida, mas o tempo que se desperdiça foi perdido para sempre.
Preserve quando valha a pena e esqueça-se do seu projeto quando se tornar inútil seguí-lo. Só os fatos, sua experiência, seus instintos e seu próprio juízo podem decidir se você pode continuar. Se o seu barco está afundando sem nada que você possa fazer, abandone-o. Algum dia terá outro.
Eu não posso lhe dizer quando deve continuar ou quando deve modificar os seus planos, nem quando deve abandonar o seu projeto para sempre. Só você pode determinar através de análise periódica. Se suas metas são as que realmente busca, se seus planos e ações obtêm recompensas, persevere até atingir o que tanto procura. Obstinação sim, teimosia nunca!
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário