Uma apólice é um documento emitido por uma seguradora, que formaliza a aceitação do risco objeto do contrato de seguro. Nela estão discriminadas uma série de condições, como o bem ou a pessoa segurado/a, as coberturas e garantias contratadas, o valor do prémio, assim como o prazo do contrato, entre outras.
A emissão da apólice não condiciona o início da cobertura do bem. O bem estará coberto assim que o risco tiver sido aceito pelo Corretor de Seguros, caso tenha poderes para o fazer, ou mais vulgarmente pela própria seguradora. Esta operação poderá resultar na emissão de um bilhete de seguro ou certificado de cobertura. A apólice será enviada posteriormente.
Os elementos que fazem parte das apólices de seguros são: Condições Gerais, Particulares e Especiais, se as houver.Quando você compra um carro, uma casa ou um apartamento e resolve fazer um seguro para proteger seu bem terá que se acostumar com os termos utilizados pelos corretores de seguros e seguradoras. Um dos termos que você escutará com frequência será apólice. Mas o que é, para que serve e como funciona? Esclarecemos todas as suas dúvidas neste guia sobre apólice de seguro!
O que é a apólice de seguro?
A apólice nada mais é que o contrato de seguro. É o documento pelo qual o segurado a responsabilidade sobre os riscos, estabelecidos na mesma, ou seja, quando o segurado assina a apólice segurado e seguradora estabelecem as regras do seguro de carro. Na apólice estão estabelecidas as cláusulas e condições do seguro. Nela aparecem as coberturas, assistências, serviços, benefícios e todos os direitos e deveres do segurado e da seguradora e qual a validade do seguro.
Para que serve a apólice de seguro?
A apólice é o que garante, tanto ao segurado como à seguradora, o comprimento de um acordo estabelecido. Em caso de sinistro, o segurado terá direito a todas indenizações que constam na apólice e a seguradora saberá o que deve pagar e o que não entra no seguro.
No documento, ou seja, na apólice estarão as condições gerais (aspectos básicos do contrato do seguro), as condições especiais (cláusulas que serve de complemento às condições gerais) e as condições particulares do seguro.
Quando se deve recorrer à apólice de seguro?
Em qualquer sinistro ou dano. Sempre que seja necessário recorrer à seguradora para acionar o seguro, vale verificar as cláusulas da apólice. Todas as dúvidas sobre o seguro podem ser solucionadas com as informações da apólice. Tenha uma cópia sempre em mãos.
Se o seu carro ainda não conta com um seguro auto, não corra mais riscos! Solicite uma cotação online com a TaCerto.com e receba as melhores cotações para fazer ou renovar seu seguro auto.Há inúmeros factores associados a um seguro automóvel. Quando contrata um seguro, é importante que saiba quais os procedimentos e documentos associados. A celebração de um contrato de seguro requer a validação de uma apólice de seguro.
- Margarida Ferreira
- Lisboa
- 01-04-2014
- Seguro Automóvel
A apólice de seguro é um documento existente entre seguradora e segurado que formaliza o contrato. Este documento é preenchido pelo tomador do seguro e é um formulário já existente para o respectivo efeito.
O QUE DEVE CONSTAR NUMA APÓLICE DE SEGURO?
Para além dos campos já definidos no formulário, uma apólice de seguro tem de incluir as condições do contrato de seguro acordadas entre as partes, tem de ser datada e assinada devidamente por ambas as partes.
QUAIS AS CONDIÇÕES DA APÓLICE DE SEGURO?
Existem três condições de uma apólice de seguro que devem ser definidas: as condições gerais, especiais e particulares.
CONDIÇÕES GERAIS:
Representam as várias cláusulas contratuais apresentadas pela seguradora. Nestas condições podemos ter acesso a aspectos básicos do contrato do seguro, como por exemplo as exclusões gerais, os direitos e obrigações das partes.
CONDIÇÕES ESPECIAIS:
Representam o conjunto de cláusulas que serve de complemento às condições gerais. São também muitas vezes reconhecidas como coberturas adicionais.
CONDIÇÕES PARTICULARES:
Representam o conjunto de cláusulas que adaptam o contrato à situação concreta de um tomador do seguro. Normalmente são condições que asseguram os seguintes pontos:
- As coberturas das condições especiais que foram escolhidas;
- Os valores do capital seguro acordados;
- As franquias associadas;
- Os beneficiários;
- As características relevantes das pessoas ou dos bens seguros;
- A data de início do contrato
Veja também: 4 dicas para encontrar o melhor seguro automóvel
QUANDO É QUE É CELEBRADO O CONTRATO DO SEGURO?
O contrato do seguro e respectiva apresentação da apólice do seguro são feitos quando a seguradora aceita a proposta do cliente. Quando se dá esta confirmação, a seguradora emite a apólice de seguida.
Também lhe pode interessar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário