Dando continuidade ao processo de evolução do Sistema Cartão Nacional de Saúde, solicitamos a TODOS os operadores do CADSUS WEB que renovem o seu cadastro no CADSUS WEB – ADMINISTRADOR, seguindo as prerrogativas e premissas abaixo para atualização:
Todo operador do sistema deverá possuir o número do Cartão Nacional de Saúde – CNS:
O cadastro para operadores do novo CADSUS WEB - CADASTRO deverá ser completo contendo o endereço, CPF, e-mail válido e pessoal, telefone contato, etc. e foto se possível.
O número do CNS informado no CADSUS WEB – ADMINISTRADOR será validado em tempo real no momento do preenchimento do campo. Caso as informações no CADSUS Web – CADASTRO não atendam as premissas acima, o sistema não permitirá a conclusão do cadastro;
Os cadastros feitos fora do padrão e com informações inverídicas serão rastreados. O GESTOR MUNICIPAL será informado do uso indevido* do sistema para alocação de informações inverídicas.
Os cadastros de operadores não atualizados dentro das premissas até 30 de abril de 2013, serão excluídos e só será possível acesso ao CADSUS WEB – CADASTRO com novo registro de operador realizado no CADSUS WEB - ADMINISTRADOR.
* Uso indevido – os operadores dos sistemas de informação do Ministério da Saúde tem responsabilidade quanto ao acesso, veracidade e guarda de qualquer informação neles contida e a divulgação dessas informações não esta autorizada, sem prévia aprovação do Ministério da Saúde ou seus órgãos gestores.
Em caso de dúvidas clique aqui para acessar o manual de operação do novo CADSUS WEB
Como fazer seu cartão do SUS
O Cartão do SUS pode ser adquirido gratuitamente por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer o seu, basta se dirigir até uma unidade de saúda mais próxima de sua residência, portando os seguinte documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).
O cartão SUS é feito pelo funcionário da unidade de saúde em poucos minutos através do Cadweb. O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.
Depois de feito o cadastro, o cidadão recebe seu cartão que terá impresso o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. É possível também realizar um pré-cadastro do cartão do SUS online. Saiba mais.
Consulte seu cartão do SUS
Se você cidadão por algum motivo não tem certeza se já está cadastrado no Sistema Único de Saúde, pode utilizar a Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome ou pelo número do cartão.É um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conter dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.
Qual sua importância?
Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde; fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País; e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.
Onde pedir?
É possível imprimi-lo em todos os municípios do Brasil. O ideal é que o cidadão tenha o seu Cartão Nacional de Saúde entregue no seu atendimento pelo SUS.
Quanto custa?
Quanto custa?
O cartão é fornecido gratuitamente.
Quem pode tirar?
O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde, mediante a apresentação de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário