Eclosão é um substantivo feminino que consiste em um galicismo, ou seja, é proveniente de um termo em francês (eclósion), que significa ação de sair à luz, desurgir, aparecimento, brotação, desabrochamento.
A versão em latim da palavra eclosão é exclaudere, que remete para o ato de chocar ou sair do ovo. Por esse motivo, no âmbito da biologia, a eclosão está relacionada com a saída de um determinado animal do ovo ou do invólucro que o envolve.
No sentido figurado, a palavra eclosão pode significar surgimento ou desenvolvimento. Assim, neste caso, a eclosão de uma ideia indica o processo que deu origem à ideia, podendo também apontar ações de desenvolvimento da ideia.
No que diz respeito à História, a eclosão da Primeira e Segunda Guerras Mundiais ou da Revolução Francesa, por exemplo, revela o contexto histórico, econômico e social que propiciaram o surgimento desses eventos.Em biologia chama-se eclosão à abertura natural de um ovo incubado fora do corpo da mãe, uma vez completado o desenvolvimento embrionário.
Nas aves e em alguns répteis, o ovo tem uma casca dura e o feto desenvolve um "dente" na extremidade da cabeça para a partir e sair do ovo.
Na maior parte dos animais, no entanto, o ovo é apenas protegido por uma membrana celular, que se rompe quando o feto cresce mais que a elasticidade da membrana permite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário