Fecundação é a união entre os gametas masculino (espermatozóide) e feminino (ovo ou óvulo), que resulta na formação da célula-ovo ou zigoto - a primeira célula de um novo ser.
Tipos de Fecundação
- Fecundação Interna: Ocorre no corpo do indívuo que produz os óvulos;
- Fecundação Externa: Ocorre fora do corpo, no meio ambiente.
Fecundação Cruzada
Na fecundação cruzada os gametas são originários de dois indivíduos distintos, que podem ter sexos diferentes ou não. A fecundação cruzada é a única forma possível de fecundação em espécies de sexos separados.
Fecundação Humana
Os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) penetram a vagina, seguem para o útero e dele para as trompas uterinas, tentando alcançar o óvulo (gameta feminino).
Chegam ao óvulo cerca de 300 milhões de espermatozóides, mas apenas um consegue penetrar e trocar o seu material genético com o gameta feminino, dando origem ao zigoto. Esta nova célula terá 46 cromossomos: 23 vindos do pai e 23 da mãe.
O sexo do indivíduo é definido na fecundação pelos cromossomos X ou Y. As mulheres possuem dois cromossomos X (XX) e os homens, um X e um Y (XY).
Se o espermatozóide que contém o cromossomo X fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo feminino (XX). Se o espermatozóide com o cromossomo Y fecundar o óvulo (X), o embrião será do sexo masculino (XY).
A fecundação estimula a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG), uma glicoproteína liberada pelo corpo-lúteo (estrutura formada a partir do folículo ovariano) que impede que a mulher tenha novas ovulações e mestruações.
Através das análises de HCG no sangue ou na urina é possível detectar a gravidez com praticamente 100% de precisão.A fecundação é a fusão dos materiais dos núcleos de dois gametas que dá lugar a formação de um zigoto, o embrião.
A conjugação é um tipo de fecundação que pode ocorrer nas bactérias, algas e outros organismos inferiores, que se reproduzem pela transferência ou troca de material genético entre duas células, ou por sua fusão em uma.
A união dos gametas
Na maioria das formas superiores, a reprodução é o resultado da união de dois gametas distintos, sendo um masculino e outro feminino.
O gameta feminino, chamado ovo ou óvulo, é relativamente grande e contém uma reserva de nutrientes. Os gametas masculinos, denominados espermatozóides, apresentam uma reserva bastante pequena de nutrientes.
Os gametas são haplóides, ou seja, possuem apenas metade do número de cromossomos de uma célula diplóide, que, ao contrário das haplóides, apresentam cromossomos pareados. O zigoto é o resultado da união de duas células haplóides (gameta feminino + gameta masculino) que, depois de unidas, tornam-se diplóide.A fecundação corresponde ao encontro de um gameta feminino (óvulo) com um masculino (espermatozoide), produzindo uma célula-ovo ou zigoto. Se ela ocorrer no interior do corpo da fêmea, é chamada de fecundação interna, como ocorre nos humanos. A fecundação externa é aquela que ocorre no ambiente, como acontece no caso dos peixes, por exemplo. Podemos ainda falar em autofecundação, que ocorre pela união de gametas produzidos por um mesmo organismo (hermafrodita), e em fecundação cruzada, quando os gametas são produzidos por organismos diferentes (uma fêmea e um macho ou até dois seres hermafroditas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário