Na natureza, o látex é encontrado como secreção esbranquiçada, raramente amarelada, produzida por algumas plantas como a papoula, a seringueira, o mamoeiro e o Caucho (castilloa). Quando feridas no caule, as plantas reagem produzindo o látex, que tem a função de, consolidado por oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado.
Largamente utilizado pela indústria para a confecção de preservativos, luvas e drenos cirúrgicos, é um material que pode causar processos alérgicos (dermatite de contato) de intensidade variável.
Na composição dele ocorre, em média, 35% de hidrocarbonetos, destacando-se o 2-metil-1,3-butadieno 1,3 (C5H8) comercialmente conhecido como isopreno, o monômero da borracha. O látex é uma dispersão coloidal estável de uma substância polimérica em um meio aquoso. O látex é praticamente neutro, com pH 7,0 a 7,2, mas quando exposto ao ar por um período de 12 a 24 horas, o pH cai para 5,0 e sofre coagulação espontânea, formando o polímero que é a borracha , representada por (C5H8)n , onde n é da ordem de 10 000 e apresenta massa molecular média de 600 000 a 950 000 g/mol.
Observação importante: Como o látex tem muitas substâncias tóxicas, plantas que o contem representam risco tóxico sério para a saúde, portanto 'não' devem ser consumidas, especialmente quando cruas. Um exemplo é a mandioca-brava, que contém ácido cianídrico, precursor do cianureto, paralisante do sistema respiratório.
Além da borracha em si, o látex serve para a confecção de diversos artefatos produzidos por comunidades tradicionais, tais como sacos encauchados e encauchados de vegetais da Amazônia. Aqueles precisam ser defumados e são aplicações do látex sobre tecidos industrializados. Estes são uma evolução; trata-se apenas de látex com fibras vegetais, originando massa que pode ser moldada na forma de mantas e outros artefatos.
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
É utilizado amplamente pela comunidade científica e matemática mundial devido à sua grande qualidade tipográfica, entre outros. O LaTeX (lê-se latec) fornece um conjunto de macros alto-nível que torna mais fácil e rápida a produção de documentos em TeX e é utilizado para produzir todo o tipo de documentos como por exemplo livros, relatórios e artigos.
O objectivo do LaTeX é que o autor se possa distanciar da apresentação visual do trabalho e assim concentrar-se no seu conteúdo. Possui formas de lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referências e tudo mais que não seja relacionado com conteúdo do documento em si.
O autor depara-se com um paradigma em que em vez de lidar com conceitos visuais lida com conceitos lógicos, e consequentemente mais independentes da apresentação, como por exemplo Capítulos, Secções,Resumos, Partes e tabelas, permitindo no entanto que haja liberdade para que o utilizador, se assim o desejar, possa declarar o seu próprio esquema de formatação.
Ao contrário dos sistemas WYSIWYG, o conceito do LaTeX é visualizar a apresentação do resultado final do texto apenas após a preparação do mesmo, evitando assim distracções quanto à forma durante a preparação do conteúdo.
Como foi dito, o LaTeX não é algo imutável, e como tal suporta formas de estilizar e formatar os documentos como bem entendermos. Para isso serve-se de classes e pacotes que determinam o estilo e a formatação do documento bem como outras funcionalidades especificas. Os muitos pacotes criados para o LaTeX são essenciais para que os utilizadores do sistema tenham maior liberdade na criação dos documentos. Muitos pacotes nem sempre adicionam novas funcionalidades, mas modificam o tratamento padrão dado a certas funções, criando mais diversidade de apresentação visual para o universo dos documentos produzidos em LaTeX. Os pacotes podem ser obtidos através da CTAN.
Depois de produzido o documento é possível obtê-lo em diversos formatos entre eles os formatos PDF,PS e HTML.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Quando se trata de enumerar as vantagens de desvantagens desta tecnologia a primeira coisa que nos vem à cabeça é: o que tenho eu a ganhar e perder com a utilização do LaTeX em vez de utilizar um software WYSIWYG como o Microsoft Office ou o OpenOffice? Bem, na verdade estamos perante objectivos, requisitos e bases de utilizadores diferentes. Vejamos então o que podemos esperar do LateX:
Vantagens
- A principal vantagem é o algoritmo avançado do TeX, que permite criar documentos de aparência verdadeiramente profissional.
- O LaTeX encoraja as pessoas a concentrar suas atenções no conteúdo e na distribuição lógica das ideias, e não na aparência, resultando em textos bem estruturados.
- É possível utilizar o LaTeX sem efectivamente aprender muitos comandos.
- A edição de fórmulas matemáticas é robusta e sua apresentação, visualmente agradável.
- Estruturas tipográficas complexas como bibliografia, tabela de conteúdo e citações estão abstraídas, podendo ser geradas facilmente e de forma consistente ao longo do documento.
- Ambos TeX e LaTeX são programas livres e de código aberto, permitindo assim que existam versões para praticamente todos os sistemas operativos disponíveis.
- Utilização modesta dos recursos do sistema. É possível editar e imprimir mesmo em um computador remoto, através de uma sessão SSH ou telnet. O processador também não precisa trabalhar durante o tempo todo para criar a formatação do documento.
- Ideal para documentos com grande número de páginas devido à maior leveza dos documentos de edição ( documento de texto) e à maior confiança proporcionada ao nível da formatação.
- Modelos de documentos (templates) mais consistentes e seguros.
- Possibilidade de incorporação de objectos multimédia como por exemplo vídeos, áudio e animações (em formato PDF).
- Custo zero.
Desvantagens:
- A principal desvantagem é que, embora a utilização de estilos prontos de documento seja fácil, a criação de novos modelos leva muito tempo, sendo que nem sempre é possível encontrar modelos de documento que estejam em conformidade com o requerido por muitas instituições.
- A aprendizagem é mais difícil que em programas WYSIWYG, pois embora a estrutura lógica do documento seja intuitiva, os comandos do LaTeX não o são.
DISTRIBUIÇÕES
Os documentos escritos para o LaTeX estão em texto simples, sem qualquer formatação. Nesse sentido, é possível escrever documentos para o LaTeX em qualquer editor de texto, mesmo nos mais simples graficamente, como o Vi ou o Bloco de notas. No entanto recomenda-se a utilização de programas específicos, muitos deles software livre, como o Kile, Texmaker ou TeXnicCenter. Além disso, o LaTeX funciona em diversas plataformas, existindo distribuições para muitos sistemas operativos, como por exemplo o MiKTeX para Windows, o MacTeX para Mac OS X e TeX Live (multiplataforma, incluindo Linux).
O PRIMEIRO DOCUMENTO EM LATEX
Pré-requisitos:
- Uma distribuição LaTeX;
- Editor LaTeX (Texmaker);
- Ghostscript (para visualizar ficheiros .ps e .eps)
O texto apresentado abaixo trata-se do código mínimo necessário para produzir um documento em LaTex (em língua portuguesa). Sendo que este blog é destinado a falantes de língua portuguesa torna-se necessário adicionar algumas linhas para que seja possível escrever com acentuação directamente, ou seja, sem a utilização de marcações para a acentuação. Deste modo é apenas necessário digitar texto como se faz com qualquer aplicação WYSIWYG.O látex, ou borracha natural, é obtido a partir de seringueiras onde a principal representante é aHevea brasiliensis. O nome químico oficial desse polímero é cis-poliisopreno. O prefixo CIS significa que todas as ramificações estão voltadas para o mesmo lado. É importante ressaltar que essa conformação ainda não foi imitada com perfeição pelo homem. O máximo que se consegue é a borracha natural sintética com um alto teor de unidades 1,4-cis. A síntese dessa borracha é feita com catalisadores Ziegler – Natta em hexano a 50°C. A classificação da borracha natural como polímero é de elastômero. Essa classe tem características bem marcantes, como alta deformação e a capacidade de retornar a sua forma após a deformação.
O látex natural é obtido fazendo talhos no tronco da seringueira e recolhendo aseiva. Sua aparência é branca leitosa e pegajosa e precisa ser vulcanizada antes da confecção de produtos com ela. A vulcanização consiste no aquecimento do polímero com enxofre. Acontece a quebra das duplas ligações e a formação de pontes de enxofre no lugar delas. Essas pontes formam o que chamamos de ligações cruzadas. Elas aumentam a resistência do material e permite que ele volte à forma normal após ser esticado.
A vulcanização muda as propriedades mecânicas do Látex. Antes dela, o material é termoplástico, ou seja, ele pode ser moldado com o aumento da temperatura. Depois, ele deve ser processado diretamente na fôrma, pois não pode mais ser derretido com o aumento da temperatura. Essa característica é típica dos Termorrígidos. Sua Temperatura de transição vítrea é de -72°C. Isso significa que, acima dessa temperatura suas cadeias adquirem mobilidade e o material pode absorver mais impactos por não ser quebradiço.
A borracha natural pode ser aplicada em diversos materiais como preservativos, luvas cirúrgicas e pneumáticos. Para isso, ela pode precisar também que sejam adicionados materiais de baixo custo que melhorem sua resistência mecânica, à esse material damos o nome de carga. Para a produção de produtos escuros, como pneus para carros ou equipamentos pesados, usa-se o negro de fumo. Um pó preto bem fino, com a aparência de pó de carvão, que se combina com as cadeias. Se o produto desejado precisa ser claro, pode-se usar o ácido silícico.
O látex é um material muito importante tendo em vista que, mesmo com o aperfeiçoamento e pesquisas de diversos polímeros, esse polímero simples de origem natural ainda é largamente utilizado em diversos objetos de usos cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário