sábado, 26 de setembro de 2015

MELANCIA

Melancia (Citrullus lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva trepadeira rastejante originária da África.

Origem[editar | editar código-fonte]

Originária das regiões secas tem um centro de diversificação secundário no sul da Ásia. A domesticação ocorreu na África central, onde a melancia é cultivada há mais de 5000 anos. No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos. Na China a cultura foi introduzida por volta do século X, na Europa por volta do século XIII e naAmérica no século XVI [1] . Foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão..[2]
A produção brasileira foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas de frutos em 1991, concentrada principalmente nos estados de Goiás (onde se situa a capital nacional da melancia, Uruana, com a festa nacional da melancia - sempre no mês de setembroBahiaRio Grande do Sul e São Paulo.
O termo arcaico do português para se referir à fruta é «balancia» ou «belancia».[3]

Características[editar | editar código-fonte]

A planta é rasteira e anual com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (cerca de 92%) e diâmetro variável entre 25 e 140 cm. A casca é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras.
Sua composição, além do alto teor de água, inclui carboidratosvitaminas do complexo B e sais minerais, como cálciofósforo e ferro.

Valor nutricional[editar | editar código-fonte]

Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água). Além disso, possui também açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Alergia[editar | editar código-fonte]

Devido ao fato de conter o aminoácido citrulina, deve ser evitado por pessoas que apresentam alergia a esse aminoácido.Também podem ocorrer uma série de problemas gástricos e diuréticos causando a hipertensão aguda, chamada fase de feijão.A melancia é um fruto rasteiro e de tamanho grande. 

Aproximadamente, 90% do seu corpo é composto por água.

Tem um formato arredondado (oval) com casca lisa na cor ver escura e clara (listras).

A polpa é vermelha e suculenta. Apresenta várias sementes pretas e pequenas na parte interna.

Uma melancia pesa, em média, de 5 a 10 quilos. Porém, dependendo das condições do solo, as melancias podem ultrapassar este peso.

É uma fruta rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C).

Em função de sua grande quantidade de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Possui também propriedades digestivas.

É um fruto de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias.

O período de safra da melancia ocorre entre os meses de novembro a junho.

É muito utilizada na fabricação de sucos naturais.

Os estados brasileiros que mais produzem este fruto são: São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.A melancia é uma fruta rasteira, originária da África. Pertence a mesma família do pepino, da abóbora e do melão.
O fruto é arredondado ou alongado, de polpa vermelha, doce, com alto de teor de água. A casca é verde e lustrosa, com estrias verde-escuro no sentido do comprimento. Além do alto teor de água, a fruta contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

É cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil. Seu plantio é feito o ano todo nas regiões quentes e de agosto a novembro em regiões onde o clima é mais frio.

Geralmente a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. A polpa pode ser utilizada no preparo de suco e compota.

Quando de boa qualidade, a fruta apresenta casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. Conserva-se bem durante uma semana, em lugar fresco e arejado. Depois de cortada, conserve-a em geladeira, envolvida em plástico ou papel alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário